JOVEM APRENDIZ: CORREIOS ABREM PROCESSO SELETIVO NO BRASIL INTEIRO

0

Brasília - Funcionários dos Corrreios entram em greve em todo o país (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

PRIMEIRO EMPREGO

Ao todo, estão abertas 4.382 vagas que serão distribuídas pelo país inteiro; inscrições vão até o dia 21 de abril

Mariana Lemos
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

 

Ouça o áudio:

01:01
02:11

Download

É importante destacar que 20% das vagas são destinadas às pessoas autodeclaradas pretas e pardas e 10% para pessoas que possuem algum tipo de deficiência – Marcelo Camargo / Agência Brasil

Os Correios deram início ao processo de inscrição do programa Jovem Aprendiz a partir desta semana. As vagas são destinadas às áreas de aprendizagem de assistente administrativo, logística e também visam a formação de cadastro reserva.

As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até o dia 21 de abril através deste site dos Correios. O jovem poderá acompanhar o processo de inscrição pelo mesmo portal. 

Ao todo, estão abertas 4.382 vagas que serão distribuídas dentre as cinco regiões do país. Para acessar o edital do programa, acesse este link

No momento da contratação, os jovens devem ter entre 14 e 21 anos completos. Além disso, devem estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental.

O regime de trabalho é de 20 horas semanais divididas entre atividades teóricas e práticas. Ou seja, o jovem aprendiz selecionado pelos Correios irá trabalhar quatro horas por dia durante os cinco dias da semana. 

A jornada de trabalho deve ser realizada no turno da manhã ou da tarde, no turno inverso ao da escola. 

Quanto ao salário, os jovens receberão por hora o valor correspondente ao salário mínimo regional somado de vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação e uniforme.  

Em relação às ações afirmativas, é importante destacar que 20% das vagas são destinadas às pessoas autodeclaradas pretas e pardas e 10% para pessoas que possuem algum tipo de deficiência. 

Segundo o edital da seleção, o sistema de pontuação do programa Jovem Aprendiz leva em consideração a renda familiar, idade, tipo de instituição de ensino onde estuda, como também a participação do jovem em projetos sociais.

Caso passe da primeira fase, o jovem deverá comprovar as informações prestadas no momento da inscrição. Se aprovado, na sequência, o jovem deve realizar o exame admissional e por fim, ser contratado. Vale ressaltar que todas as etapas do processo seletivo são eliminatórias. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.