SUBMISSÃO: PRESIDENTA, DELCY RODRÍGUEZ ANUNCIOU ENVIO DO PRIMEIRO CARREGAMENTO DE PETRÓLEO DA VENEZUELA PARA OS ESTADOS UNIDOS

0
AFP__20260129__94HG8MB__v2__MidRes__VenezuelaUsConflictCrisisOil

APÓS ATAQUE

Sem citar diretamente os EUA, presidenta interina celebrou a saída da carga, que deve chegar dia 07 em Rhode Island

Delcy Rodríguez acena para seus apoiadores em frente ao Palácio Presidencial de Miraflores, em Caracas, em 29 de janeiro de 2026 | Crédito: Federico Parra/AFP

A presidenta interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, celebrou o envio do primeiro carregamento de petróleo para o exterior. Em publicação feita no seu perfil no Instagram, Rodríguez informa estar “orgulhosa de compartilhar este momento: partiu da Venezuela o navio Chrysopigi Lady, com o 1º carregamento de Gás Liquefeito de Petróleo”.

Na publicação, ela não fala sobre o destino da embarcação. No entanto, informações obtidas no site de rastreamento Marine Traffic mostram que o navio, que partiu da Venezuela no domingo (1), irá atracar no porto de Providence, no estado de Rhode Island, nos Estados Unidos.

Com bandeira de Sinagupra, o Chrysopigi Lady tem previsão de chegada no destino no dia 7 de fevereiro.

No Instagram, Delcy Rodríguez celebrou o envio do petróleo ao exterior - Reprodução/Instagram
No Instagram, Delcy Rodríguez celebrou o envio do petróleo ao exterior | Crédito: Reprodução/Instagram

“Junto com a classe trabalhadora, marcamos este momento histórico ao exportar a primeira molécula do país – uma conquista para o bem-estar do povo venezuelano”, escreveu a presidenta interina.

O anúncio da exportação acontece após os EUA controlarem a venda do petróleo venezuelano. No dia 3 de janeiro, tropas estadunidenses realizaram um ataque ao país latino, com o objetivo de sequestrar o presidente Nicolás Maduro e tomar o controle do petróleo na região.

Dois dias após o sequestro, o presidente Donald Trump (Republicanos) anuniciou um suposto acordo com Venezuela por 50 milhões de barris de petróleo.

Desde 2017, os EUA impunham bloqueios às empresas petrolíferas da Venezuela, impedindo o país de vender seu principal produto no mercado internacional.

Em janeiro deste ano, Rodríguez anunciou o aumento de 37% das receitas do país com exportação de petróleo para o ano de 2026. A estimativa foi apresentada durante sessão do Conselho Federal de Governo, no Palácio de Miraflores, com participação de governadores, prefeitos e ministros do gabinete.

Segundo ela, o resultado decorre de uma “administração responsável” e da “recuperação progressiva das capacidades produtivas” do país. O anúncio foi feito em meio às negociações entre Caracas e Washington para o incremento da venda de petróleo. A presidenta interina disse ainda que os recursos previstos terão impacto direto nos governos regionais.

 

Editado por: Luís Indriunas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.