MARY TRUMP, PSICÓLOGA SOBRINHA DE TRUMP: “TRUMP TEM GRAVES DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS. SEU MAIOR MEDO É SER VISTO COMO PERDEDOR

0
AFP__20260122__93MA2KD__v2__MidRes__TopshotSwitzerlandUsPoliticsEconomyDiplomacy-768x432.jpg

PORTAL FÓRUM

“Donald Trump ameaça desmantelar as instituições e a governança americanas e, com sua retórica belicosa e ameaças aos nossos aliados, destruir a ordem pós-Segunda Guerra Mundial.”, avalia Mary L. Trump

Por: Glauco Faria: 24/01/2026 – 
O presidente dos EUA, Donald Trump – (Fabrice Coffrini/AFP)

03:09
Modo claro

A sobrinha afastada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma postagem ácida em seu Substack, na quinta-feira (22), falando sobre ele e a forma como ele tem conduzido o país e sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos.

“Diante da tempestade perfeita de sua incompetência, declínio crescente em diversas áreas (psicológica, cognitiva e física), e a sensação de estar perdendo o controle — de si mesmo e da narrativa — e o desespero que isso traz, era talvez inevitável que a humilhação o perseguisse a cada passo”, disse Mary L. Trump, psicóloga e empresária, sobre o tio. “Ele se humilha quase diariamente e, frequentemente, das maneiras mais públicas imagináveis. Parece uma espécie de justiça poética cósmica.”

Ela aborda aquilo que considera ser o maior temor do presidente dos EUA. “O que Donald sempre mais temeu foi ser visto como um perdedor e a humilhação que isso acarreta”, aponta.

Trump e a humilhação dos EUA

A psicóloga comentou sobre a postura afrontosa de Trump em Davos, analisando sua relação com os chefes de Estado que compõem a Otan. “Se os Estados Unidos se ausentarem da aliança liberal democrática do pós-Segunda Guerra Mundial, isso não significa necessariamente que a aliança fracassará (embora esse seja o resultado mais provável); mas significa que chegamos ao fim da liderança americana. Já somos um país muito enfraquecido; nos tornaremos, talvez permanentemente, um país desprezado, um pária”, afirma.

“Deixando de lado a humilhação dos Estados Unidos, o que vimos em Davos foi o crescente reconhecimento, entre os líderes da UE e outros aliados, de que uma linha vermelha foi cruzada. Como disse sucintamente o primeiro-ministro belga, Bart De Wever: ‘Um país da OTAN está ameaçando outro país da OTAN com uma invasão militar’”, aponta.

Mary segue em sua análise. “Não precisamos de mais provas de que Donald é um homem com graves distúrbios psiquiátricos, mas, se precisássemos, mais evidências poderiam ser encontradas diariamente em seus acessos de raiva, sua hipersonia, sua alarmante falta de controle dos impulsos e sua crescente e evidente perversidade e corrupção”, pontua.

“Mais importante ainda, a resposta do Partido Republicano e de outras forças obscuras na América é que se mostra mais relevante e diagnóstica. Donald Trump ameaça desmantelar as instituições e a governança americanas e, com sua retórica belicosa e ameaças aos nossos aliados, destruir a ordem pós-Segunda Guerra Mundial. O silêncio dos cúmplices de Donald Trump equivale à cumplicidade. Sua dedicação inabalável a um lunático e a uma agenda que ameaça desestabilizar os Estados Unidos, tanto interna quanto internacionalmente, revela tudo o que precisamos saber sobre o que estamos combatendo e contra quem precisamos travar essa luta.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.