GOVERNO TRUMP MATA 14 PESSOAS EM NOVOS ATAQUES A BARCOS NA COSTA DA COLÔMBIA
afinsophia 28/10/2025 0
Secretário de Guerra dos EUA afirmou que as embarcações eram operadas por traficantes de drogas, embora não tenha apresentado provas

Por Camila Bezerra
De acordo com Hegseth, três ataques foram conduzidos contra quatro barcos por determinação direta de Trump. O secretário afirmou que as embarcações eram operadas por traficantes de drogas, embora não tenha apresentado provas. Ele alegou apenas que os veículos foram rastreados antes das ofensivas. Uma pessoa sobreviveu e foi resgatada em uma operação conjunta entre militares dos EUA e autoridades mexicanas.
“Ontem, por determinação do presidente Trump, o Departamento de Guerra realizou três ataques cinéticos letais contra quatro embarcações operadas por Organizações Terroristas Designadas (OTD) que traficavam narcóticos no Pacífico Oriental”, declarou Hegseth em comunicado publicado na plataforma X.
“As embarcações eram conhecidas pelos nossos serviços de inteligência, navegavam por rotas de tráfico e transportavam narcóticos. Todos os ataques ocorreram em águas internacionais, sem ferimentos entre as forças norte-americanas.”
Os bombardeios integram a ofensiva do governo Trump contra cartéis latino-americanos, uma operação que o presidente descreve como uma “guerra ao narcotráfico”. As ações também coincidem com o aumento das tensões entre Washington e o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, alimentando temores sobre possíveis incursões terrestres ou ataques em território venezuelano.
A Colômbia, que recentemente criticou os bombardeios, também passou a figurar no centro da disputa diplomática.
Com os ataques anunciados nesta terça, o número total de embarcações atingidas pelas forças norte-americanas chega a 14, oito no Caribe e seis no Pacífico, resultando em mais de 50 mortes desde o início das operações.
Esta foi a primeira vez que o Departamento de Guerra anunciou os ataques de forma conjunta. Até então, cada ofensiva vinha sendo comunicada separadamente. Segundo Hegseth, esta também foi a ação com o maior número de barcos atingidos de uma só vez.
O secretário voltou a comparar os alvos das operações a terroristas da Al-Qaeda e afirmou que o Exército americano continuará “rastreando e eliminando” esses grupos.
Desde o início de outubro, navios e caças das Forças Armadas dos EUA deslocados para o Caribe têm atacado embarcações latino-americanas. Trump ordenou as ações ao Pentágono sob o argumento de impedir o tráfico de drogas rumo aos Estados Unidos. No entanto, parte da imprensa americana sugere que o verdadeiro objetivo seria enfraquecer ou derrubar o regime de Maduro.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) contradizem a justificativa oficial de Washington. O Relatório Mundial sobre Drogas de 2025, da agência da ONU para drogas e crimes, indica que a principal substância responsável por overdoses nos EUA — o fentanil — é produzida majoritariamente no México, e não em países da América do Sul.
*Com informações do G1.