ROMÁRIO PERDE PÊNALTI AO AFIRMAR QUE TEVE AULA DE FILOSOFIA PARA SE TORNAR MELHOR POLÍTICO. FILOSOFIA NÃO SE APRENDE. É PRÁXIS E POIESES!

0
download (1)

PRODUÇÃO AFINSOPHIA.ORG

 

Pontapé inicial e final!

 

NEGACEIO NA PEQUENA ÁREA 

O filósofo, Nietzsche afirma que a Filosofia é uma Flecha que a Natureza lança sem mirar ninguém, mas quem ela pega é o Filósofo. Ou, o Filósofo é uma Flecha que é deixada em um Topos para outro Filósofo pegá-la e  lançá-la para outro Filósofo pegá-la. Logo, a Filosofia é Vontade de Potência. Devir. Desejo.

 

TECENDO O GOL

Afirmar-se, erradamente, que o significado de Filosofia encontra-se em sua estrutura etimológica grega: Filos=Amor e Sofia=Sabedoria. Amor à Sabedoria. Leseira.

 

Por quê leseira? Porque, como mostram os filósofos Deleuze e Guattari, os saberes não são Filosofia. Por exemplo: um médico ama seu saber médico, e não é Filósofo. Pode até existir médico filósofo, como é o caso de Che Guevara. Ou outros profissionais têm saberes, mas nem por isso são filósofos.

 

É preciso compreender que ninguém se torna filósofo porque frequentou um curso dito de filosofia. Um claro exemplo: os estudantes do Curso de Filosofia da Universidade do Amazonas. A maioria não é filósofa e nem filósofo, de quebra, ainda é bolçonarista. Confunde-se Filosofia com sistemas e doutrinas que os cursos ensinam. Que não faz ninguém filósofa e nem filósofo. 

 

DEBAIXO DO TRAVESSÃO

A Filosofia é Vivência. Por isso o Filósofo é um Filosofante. Só assim se compreende que para ser Filósofo é preciso entender que a Filosofia é para entristecer, perturbar, criar trepidações, declinação do ângulo, mostrar que o caos é “o ruído do fundo, o absurdo caosmótico”.

 

Como diz, Deleuze: Entristecer o sistema dominante capitalista-capitalístico com sua força reativa, niilista cultuadora da tanatocracia. Ou, como afirma o Cineasta-Filósofo, Luiz Buñuel: Perturbar o otimismo do mundo burguês.

 

Assim, Filosofia é Matéria de Variação Contínua que pelos Devires Práxis e Poieses Produz o Novo como Acontecimento Mutante. Filosofia é Mutação, Desvio, Declinação do ângulo, Potência do Clinâmen. Tudo que a Subjetividade capitalista-capitalística não suporta. Por isso mantém a semiótica do mesmo: a repetição compulsiva-obsessiva das mercadorias como necessárias aos escravos com seus valores mendicantes.

 

A DENDECA NO FUNDO DA REDE-

  Romário não estudou Filosofia. Não faz parte de sua subjetividade-burguesa. Estudou sistemas e doutrinas: Sócrates, Platão, Aristóteles, e outros como ele escreveu em seu livro ’11 Anos de Senado’. Resultado de suas eleições promovidas por partes dos torcedores do Flamengo e Vasco.

 

E como se sabe, o torcedor existe por sua cota-sintoma psico-histérico. Que significa: ritual do mais baixo grau de conhecimento-inteligência: A Superstição. Como nos mostra o Filósofo holandês, Spinoza.  Não existe torcida sem Superstição. Esta a fundamentação do mandato de Romário. Daí, que não adianta saber escrever os nomes Sócrates, Platão…

 

Além de não ter estudado Filosofia, porque Filosofia não se estuda, se apreende (apreende, mesmo) conceitos que não mudam ninguém, o protegido de Roberto Marinho, dono das Organizações Globo, jamais comporia com a Filosófica-Potência-Política. O que lhe impede de ser Filosoficamente Democrata. Assim, como a maioria do Congresso Nacional. 

 

Como entende a Educadora, Dequinha de Beauvoir: ” Como afirmou o Filósofo, Sartre, basta ser alfabetizado para ser escritor, então, o tal livro do Romário é só para torcedor do Mengão, do Vascão e antidemocratão como os bolçonaristão! Certo, manas e manos!?”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.