INDÍGENA PATAXÓ FOI ASSASSINADO EM MAIS UM CASO DE VIOLÊNCIA NO SUL DA BAHIA
 
                Marcado por conflitos, território é alvo de especulação imobiliária e de agentes do agronegócio
Em março, indígenas do sul da Bahia fizeram protesto em Brasília (DF) pela demarcação – Tiago Miotto/Cimi
Organizados na retomada da fazenda Jarapa Grande, propriedade sobreposta à área reivindicada como território indígena, os Pataxós foram atacados por homens armados, segundo informações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). João Celestino foi baleado no abdômen e chegou a ser levado para uma unidade de atendimento de saúde, mas não resistiu.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra alguns indígenas reunidos. “Sempre a gente vem perdendo guerreiros e essa guerra nunca parou contra os povos indígenas”, diz um deles, que pede auxílio às autoridades para concluir a demarcação do território.
“Só indígena morre e eles acusam que os índios estão atirando neles, mas não morre ninguém. É muito estranho, né?”, diz um indígena morador da área, que pede para não ser identificado.
A região sul da Bahia é marcada pela violência contra os povos indígenas. De acordo com informações do Cimi, o território é cobiçado por agentes do agronegócio e dos setores imobiliário e do turismo.
Em março deste ano, uma família Pataxó teve a casa incendiada no território Comexatibá. O crime aconteceu enquanto cerca de 300 indígenas dos povos Pataxó e Tupinambá participavam, em Brasília (DF), da audiência pública que discutia a demarcação de terras indígenas na Bahia

A violência na região, no entanto, é anterior a isso. “Entre 2022 e 2023, quatro policiais militares (PMs) foram presos, acusados destes dois assassinatos e do homicídio de Gustavo Pataxó, 14 anos, morto em um ataque em setembro de 2022 na TI Comexatibá”, informa um trecho do relatório Violência contra os povos indígenas no Brasil, de 2023, organizado pelo Cimi. Gustavo Silva da Conceição, o Gustavo Pataxó, foi assassinado em setembro de 2022, em um ataque organizado por cerca de 12 homens. Outro jovem que estava no local foi ferido com um tiro no braço.
 
                       
                       
                       
                      