CHINA RESGATA VÍDEO DE REAGAN PARA DAR AULA DE ECONOMIA PARA TRUMP

0
REAGAN

Em entrevista de 1987, ex-presidente explica os efeitos de longo prazo do protecionismo e das tarifas sobre as importações

Crédito: Reprodução

No vídeo publicado nas redes sociais, Reagan, que assim como Trump era do Partido Republicano, afirma que a taxação pode parecer algo patriótico, para proteger produtos e empregos americanos. A medida, porém, funciona apenas no curto prazo. 

“O que acaba acontecendo é o seguinte: primeiro, as indústrias locais começam a depender da proteção do governo por meio de tarifas elevadas. Elas deixam de competir e param de fazer as mudanças gerenciais e tecnológicas necessárias para ter sucesso nos mercados globais. E, quando tudo isso ocorre, algo ainda pior acontece”, afirma Reagan. 

“Tarifas altas inevitavelmente levam à retaliação de outros países e ao desencadeamento de intensas guerras comerciais. O resultado são tarifas cada vez maiores, barreiras comerciais mais altas e menos concorrência.  Assim, em pouco tempo, devido aos preços artificialmente elevados por tarifas, que subsidiam a ineficiência e a má gestão, as pessoas param de comprar”, emenda o ex-presidente. 

Assim, Reagan afirmou que a memória desta política praticada nos anos 1930 fez com que ele fosse determinado a poupar o povo americano da legislação protecionista “que destroi a prosperidade”. 

Na última semana, Trump anunciou tarifas sobre produtos importados, em especial à China, cujo imposto sobre produtos importados agora é de 34%. O tigre asiático foi recíproco, fato que desagradou o presidente norte-americano. Nesta segunda-feira (7), o chefe de Estado prometeu tarifas adicionais de 50%, caso o governo chinês não retroceda. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.