ABIN E POLÍCIA CIVIL DESMANTELAM CÉLULA NEONAZISTA EM OPERAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL

0

NEONAZISMO

Operação Accelerare prendeu recrutadores de grupo extremista em três cidades gaúchas

Por Yuri Ferreira

BRASIL – 6/6/2023 · 

A Polícia Civil desmantelou e prendeu três homens em núcleos de uma célula neonazista localizadas no Rio Grande do Sul. As autoridades gaúchas apreenderam o material neonazista em Novo Hamburgo, Canoas, Santa Rita e Porto Alegre.

A Operação Accelerare ganhou apoio de agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que coletou informações sobre os neonazistas e colaborou com as investigações da PC.

NAZISMO
Tenista brasileiro acusado de violência doméstica: “Minha família por parte de mãe é nazista”
Segundo a PC, foi constatada que o grupo exibia mensagens de caráter neonazista, antisemita e supremacista branco nas redes sociais e em fóruns da internet.

Livros de negacionismo do holocausto, separatismo sulista, anticomunismo e antissemitismo foram encontrados nas residências dos homens, apontados como recrutadores de um grupo que a delegada definiu como “aceleracionista”.

ADRIANA DIAS
Morre Adriana Dias, uma das principais pesquisadoras de neonazismo do Brasil
“A ideologia utilizada pelo grupo tem como principal característica ser aceleracionista, ou seja, com finalidade de recrutamento de jovens nas redes sociais, atraídos por discursos nazistas e fascistas, direcionando jovens a praticar crimes graves e bárbaros”, relata a delegada de Polícia Tatiana Bastos.

O neonazismo tem crescido no Brasil. Em abril deste ano, outro grupo de neonazistas foi preso no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Em outubro de 2022, outro grupo de neonazistas passou a ser investigado pelas autoridades gaúchas, que tem se focado em combater crimes de ódio no estado.

TEMAS
neonazismo
Rio Grande do Sul
nazismo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.