CHICO ALENCAR: SEM BLINDAGEM E SEM ANISTIA

Por Chico Alencar
OPINIÃO – 30/3/2023 ·
A expectativa de uma volta triunfal de Bolsonaro ao Brasil acabou num tremendo fiasco. Os bolsonaristas falavam até em desfile em carro aberto. Acabou que o ex-presidente saiu do aeroporto pela porta dos fundos, em carro fechado, e escoltado pela Polícia Federal (PF).
Para não dizer que não reclamou de nada, ele chegou a pedir um carro blindado, mas ganhou dois veículos comuns, conforme está previsto para ex-presidentes.
Bolsonaro vai ter de explicar à PF, na próxima quarta-feira, dia 5 de abril, sobre o caso das joias trazidas da Arábia Saudita, não declaradas na Receita Federal e incorporadas ilegalmente ao seu patrimônio pessoal.
Nesse caso, pode ser que a PF até atenda o pedido de um carro blindado, mas para levar o capitão para o presídio da Papuda.
Haja “blindagem” para livrá-lo de tantas acusações (além do caso das joias, há processos em curso no STF e no TRE).
Após quase 90 dias no exterior, cabem algumas perguntas ao retornado:
1- Quais as razões para um “patriota” abandonar o país antes de terminar seu mandato de presidente e ficar no exterior 90 dias seguidos?
2- A escolha da Flórida (EUA), terra do Pateta, obedeceu a alguma escolha política ou afetiva?
3- Sua estadia nos EUA, por tanto tempo – bem dispendiosa – foi mantida por recursos próprios e/ou de amigos?
4- No seu autoexílio (ou fuga), teve ciência da tragédia dos Yanomamis, seus conterrâneos, aqueles que, nas suas palavras, não mereciam “um centímetro de terra demarcada”?
5- Na fuga (ou autoexílio), por que silenciou a respeito dos criminosos atos golpistas de 08 de janeiro?
6- Por que tentou se apropriar de joias e armas recebidas quando presidente, e o que já devolveu ao patrimônio público?
7- Esse tempo de distanciamento já o fez aceitar a derrota eleitoral, respeitando, enfim, o resultado das urnas?
8- 90 dias o fizeram refletir sobre o seu quadriênio de descalabro em todas as políticas públicas?
9- Após essas longas férias, admite, afinal, que boicotou a vacinação e a imunização, essenciais para conter a expansão da Covid, que esta semana chegou à triste marca de 700 mil mortes?
Além dessas, muitas outras indagações serão feitas pela Polícia Federal e pela Justiça. O ex-presidente está pianinho. Não é do seu feitio. Vamos ver até quando resiste.