QUEIMADAS DESTRUÍRAM ÁREA EQUIVALENTE AO ACRE EM 2022, SOB A AUSÊNCIA DE POLÍTICA AMBIENTAL DE BOLSONARO. O AUMENTO EM FLORESTAS FOI DE 93%

0
CRIMES AMBIENTAIS

Dados do Monitor do Fogo do MapBiomas contabilizam 16,3 milhões de hectares queimados entre janeiro e dezembro de 2022

Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

 

Ouça o áudio:

00:50
02:17

Download

Queimadas e destruição da Amazônia alcançaram recordes nos últimos anos – Foto: Greenpeace

A área queimada no Brasil no ano passado ultrapassou o índice registrado em 2021. Dados do Monitor do Fogo do MapBiomas contabilizam 16,3 milhões de hectares queimados entre janeiro e dezembro de 2022, uma área que equivale ao estado do Acre. O número representa um aumento de 14% em relação a 2021.

Somente em florestas, houve um crescimento de 93% em relação ao ano anterior. A maior parte, aproximadamente 85%, foi registrada na floresta amazônica, ultrapassando o registrado no Cerrado, onde 7,4 milhões de hectares foram queimados.

 

Os estados que mais registraram queimadas em 2022 foram Mato Grosso, Pará e Tocantins. Já as Unidades de Conservação que mais contabilizaram as queimadas foram Parque Nacional do Araguaia, Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba. Apenas no mês de dezembro do ano passado há uma mudança, com Estação Ecológica do Taim, Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense e APA Serra da Ibiapaba ocupando os três primeiros lugares.

Em relação às Terras Indígenas, as que mais sofreram foram Parque Indígena do Araguaia, TI Raposa Serra do Sol e Parque Indígena do Xingu. Se o recorte for feito somente para dezembro, as lideranças são TI Raposa Serra do Sol, São Marcos e Parque do Tumucumaque.

Em dezembro, queimadas aumentaram 90% 

Apenas no último mês do ano passado, houve um aumento de 90% na área queimada em relação ao mesmo mês de 2021: 332 mil hectares, ou seja, 157 mil hectares a mais que no ano anterior. Do total, 71% queimadas foram registradas na Amazônia.

Os dados mostram que os três estados com mais áreas queimadas em dezembro de 2022 fazem parte da Amazônia Legal: Maranhão (126 mil hectares), Pará (98 mil hectares) e Roraima (22 mil hectares). Juntos, correspondem a 57% da área queimada no período.

Edição: Nicolau Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.