ANIELLE FRANCO ENTREGA LISTA DE MULHERES PRETAS A TEBET APÓS FALA PRECONCEITUOSA DA MINISTRA DO PLANEJAMENTO

0

A ministra da Igualdade Racial também fez parte da mesa de posse de Tebet e discursou na cerimônia

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, durante cerimônia de posse da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, no Palácio do Planalto. | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (PT), afirmou nesta quinta-feira (5) que entregou à ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-MS), uma lista formulada pelo movimento “Elas no Orçamento” com nomes de mulheres pretas com “capacidade, habilidades e competências técnicas” em finanças públicas.

A ação ocorreu após a repercussão negativa de uma declaração preconceituosa de Tebet nesta quarta-feira (4). Segundo ela, seria “muito difícil” trazer mulheres pretas para trabalhar no Ministério porque elas “normalmente são arrimo de família”.

“Acho que a gente tem que prezar acima de tudo pela diversidade. Estou indo para uma pasta que hoje ainda é extremamente masculina. Quero não só ter mulheres, mas mulheres pretas. E a gente sabe, lamentavelmente, que mulheres pretas normalmente são arrimo de família. Trazer de fora de Brasília é muito difícil“, disse Tebet.

Anielle, então, entregou uma lista de nomes de mulheres pretas antes mesmo da posse de Tebet, que aconteceu nesta manhã de quinta-feira (5). A ministra da Igualdade Racial também fez parte da mesa de posse de Tebet e discursou na cerimônia. 

   

Em sua fala, Anielle destacou diversas mulheres negras que estiveram “na linha de frente da construção desse país“, como a sua irmã, a vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018.

“Nós, mulheres negras, sempre estivemos na linha de frente da construção desse país. Sempre. Entregando dedicação e cuidado em todas as atividades que exercemos. Quando estamos no serviço público, isso também não vai ser diferente“, disse Anielle. “Cito aqui Luiza Bairros, Lélia Gonçalves, Benedita da Silva, Marielle Franco e tantas outras que atuaram e atuam no serviço público“, emendou.

Anielle ainda lembrou uma frase da ativista Angela Davis. “Quando uma mulher negra se move, toda a estrutura da sociedade se move junto. Estamos trabalhando muito para garantir que nossa ocupação legítima seja uma realidade nesse governo. Vamos juntos por justiça e reparação em todos os lugares“, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.