POLÍCIA FEDERAL QUER BOLSONARISTAS NA LISTA DA INTERPOL

SEM ANISTIA
Fora do país, comunicador deve ser o primeiro caso analisado pela nova direção
Créditos: Reprodução/PF
Por Raphael Sanz
POLÍTICA – 4/1/2023 ·
Com a nova diretoria da Polícia Federal (PF) empossada na última segunda-feira (2), com o delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues à cabeça, uma das principais prioridades será a inclusão do nome do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos na lista vermelha da Interpol. Caso a informação se concretize, o difusor de fake news entra para um roll de criminosos internacionais e pode ser extraditado para o Brasil caso seja localizado.
De acordo com a coluna de Daniel César, no Ig, a nova direção da PF deve fazer uma varredura a fim de encontrar ordens judiciais descumpridas nos últimos quatro anos, durante o governo Bolsonaro, e uma dessas ordens foi a de prender Allan dos Santos, emitida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do inquérito das fake news.
Acontece que na ocasião o bloqueio fugiu para os EUA, onde segue presente e hoje é residente. Após sua fuga, Allan continuou fazendo ataques ao STF e ao Estado democrático, o que fez com que Moraes determinasse o cancelamento do seu passaporte e a suspensão das suas redes sociais e do site Terça Livre, do qual é dono e editor.
Mas as tentativas do STF de enquadrar Allan dos Santos acabaram frustradas pelo governo Bolsonaro, que dificultou a colocação do seu nome na lista vermelha da Interpol, impedindo que houvesse condições para a extradição. Sua inclusão na lista de criminosos internacionais não garante uma prisão instantânea, mas sem dúvidas aumenta as chances de que aconteça.
TEMAS
Allan dos Santos
polícia federal
Interpol
inquérito das fake news