DEPOIS DE AFIRMAR QUE GANHARIA NO 1° TURNO COM 60% DOS VOTOS VÁLIDOS, BOLSONARO CULPA OS INSTITUTOS DE PESQUISAS POR VITÓRIA DE LULA
PRODUÇÃO AFINSOPHIA.ORG
Como já era de se esperar, Bolsonaro culpou os institutos de pesquisas eleitorais por sua derrota, onde Lula abiscoitou 48, 33% e ele apenas 43, 28%. Uma diferença de mais de 5 pontos. Para o começo do segundo turno é uma grande e implicante diferença. Dai seu apavoramento. Ou seja, a certeza que vai perder.
Ora, quem berrou aos quatro cantos, no sábado, que ia ganhar no primeiro turno com 60% dos votos válidos, e que só bastava olhar para quantidade de motos e carros apoiando ele, não podia ser outro o resultado. Só que a maioria do povo brasileiro sabe muito bem quando ele incorpora os gêmeos Alucinaldo e Deliriowisky. Não deu outra: Lula ganhou o primeiro turno mesmo com situações assombragéticas que até elegeram Damares, Pazzuelo, Magno Malta e outros membros de sua família geminiana.
Pelas perspectivas dos Democratas, a diferença do resultado do dia 30 de outubro vai ser muito maior. Lula vai contar com apoio da senadora Simone Tebet, e, acreditem se puderem, com apoio de Ciro. Não é muita coisa o apoio de Ciro, mas serve, pelo menos, para lhe conceder novas ilusões-políticas.
Mas o que vai contar mesmo, é a militância da maioria da população brasileira para quem Bolsonaro não tem qualquer postulado Democrático. Principalmente a alteridade: a condição singular do eu criar empatia com outro e formar a subjetividade da solidariedade. O Princípio Ético de toda Potência-Política.
Faltam apenas 27 dias, mas até lá, Bolsonaro vai sofrer muito. Como diria Zagalo, vai ter que engolir muito Olê, Olê, Olá, Lu-lá, Lu-lá!
Mas como diz o escritor alemão, Hermann Hesse: “Não quisestes a embriagues? Agora suporta a resseca!