EM MANIFESTO, VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO SE SOLIDARIZAM COM ASSANGE: “ATAQUE AO JORNALISMO”

0

A supporter of WikiLeaks founder Julian Assange holds a placard calling for his freedom outside Woolwich Crown Court and HMP Belmarsh prison in southeast London on February 24, 2020, ahead of the opening of the trial to hear a US request for Assange's extradition. - A British court on February 24 starts hearing Washington's extradition request for WikiLeaks founder Julian Assange in a test case of media freedoms in the digital age and the global limits of US justice. (Photo by DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP)

LIBERDADE

Projetos de mídia independente de todo o mundo unem-se ao jornalista Julian Assange, perseguido pelos EUA

Redação
São Paulo (SP) |

 

Assange está preso em Londres desde abril de 2019 – Daniel Leal-Olivas/ AFP

Em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, um tribunal britânico proferiu um veredito que abre caminho para a extradição para os Estados Unidos do jornalista e editor Julian Assange. Se a extradição for aprovada, Assange enfrentará processo criminal nos Estados Unidos, inclusive sob a infame Lei de Espionagem. Se for condenado, o australiano poderá passar o resto de sua vida na prisão.

Julian Assange e sua organização, a WikiLeaks, publicaram informações valiosas recebidas de denunciantes como Chelsea Manning, que relatou crimes de guerra e atrocidades cometidas pelos EUA no Iraque e Afeganistão. Isso inclui “Collateral Murder”, vídeo horripilante que mostra militares dos EUA matando civis iraquianos, incluindo dois jornalistas. As revelações do WikiLeaks também expuseram corrupção e violações dos direitos humanos por governos em todo o mundo, e esses relatórios foram publicados e citados por organizações de mídia de diferentes países.

É pelo crime de jornalismo que Julian Assange é perseguido há mais de uma década. Ele é o primeiro editor a ser acusado pela a Lei de Espionagem. O governo dos Estados Unidos e seus aliados em todo o mundo recusaram-se a aceitar o fato de que Assange é um jornalista. A perseguição de Julian Assange é, portanto, um atentado fundamental ao jornalismo, à liberdade de imprensa e à liberdade de expressão.

Nós, os meios de comunicação abaixo assinados, rejeitamos e denunciamos este ataque a Julian Assange e ao jornalismo. A liberdade de imprensa permanecerá sendo uma frase vazia enquanto Julian Assange e o WikiLeaks continuarem a ser perseguidos.

ARG Medios

Brasil de Fato

BreakThrough News

Madaar

NewsClick

New Frame

Pan African TV

Peoples Dispatch

Edição: Thales Schmidt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.