DEZENAS DE INTELECTUAIS EUROPEUS APOIAM O CANDIDATO DA ESQUERDA GABRIEL BORIC DO CHILE CONTRA O CANDIDATO PINOCHETISTA KAST

0

Chilean presidential candidate Gabriel Boric, from the Apruebo Dignidad party, gestures during his closing campaing rally in Santiago, on December 16, 2021, ahead of the presidential run-off election. - Far-right fiscal conservative Jose Antonio Kast and left-wing former student activist Gabriel Boric will vie to become president of Chile next month in a run-off election, two years after anti-inequality protests that set the country on the path to constitutional change. (Photo by MARTIN BERNETTI / AFP)

Mais de 80 personalidades, como políticos e acadêmicos, divulgaram manifesto em apoio a Gabriel Boric

Redação DW
17 de Dezembro de 2021.
O texto destaca que tanto no Chile quanto na Europa, “a democracia, os direitos e as liberdades estão seriamente ameaçados pelo ressurgimento de líderes e movimentos de extrema direita com tentações autoritárias”. – Martin Bernetti /AFP

Mais de 80 políticos, acadêmicos e intelectuais europeus expressaram nesta quinta-feira (16), em um manifesto público, o apoio ao candidato chileno Gabriel Boric, um ex-líder estudantil de esquerda, às vésperas das eleições presidenciais do próximo domingo (19), quando ele enfrentará o candidato de extrema-direita José Antonio Kast no segundo turno.

O texto salienta que a vitória de Kast, ultraconservador anti-imigração e admirador do presidente Jair Bolsonaro, implicaria “um perigo real de involução no Chile”.

Apoiando Boric, a carta diz que “o que está em jogo na eleição presidencial no Chile é a possibilidade de caminhar para um verdadeiro estado social e democrático de direito”.

:Quem é Gabriel Boric, favorito nas pesquisas para vencer a presidência no Chile

O manifesto é assinado por prestigiosos acadêmicos, jornalistas, escritores e políticos como o ex-presidente do Governo da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero; a prefeita de Paris, Anne Hidalgo; o economista e professor Thomas Piketty; o ex-primeiro-ministro italiano Enrico Letta e o ex-vice-presidente da Comissão Europeia Joaquín Almunia, entre outros.

Direitos e liberdades ameaçados

O texto destaca que tanto no Chile quanto na Europa, “a democracia, os direitos e as liberdades estão seriamente ameaçados pelo ressurgimento de líderes e movimentos de extrema direita com tentações autoritárias”.

“Nos Estados Unidos, o movimento liderado por Donald Trump produziu a mais grave crise democrática e institucional de sua história. No Brasil, Jair Bolsonaro ataca as instituições democráticas e promove o discurso de ódio. No Peru, Fujimori deixou graves consequências que ainda persistem na sociedade”, diz o texto.

A carta reforça que nestes e em muitos outros países da América Latina em que surgiram correntes ultradireitas, se normalizaram “desigualdades econômicas, sociais e territoriais, o abuso de poder e de força, a violência contra a mulher e diversidade sexual, a impunidade contra a violação de direitos e a criminalização de imigrantes”.

:”Bolsonaro chileno”, José Kast reúne apoios da direita para 2º turno das eleições presidenciais

Os signatários destacam que, nessas nações, há, ainda, posições negativas em relação ao combate às mudanças climáticas e rejeição à vacinação para combater a pandemia.

“Não podemos ser, nem somos, indiferentes ou neutros. Dizemos NÃO à normalização das políticas de extrema-direita (…) apelamos à comunidade democrática internacional para que apoie a candidatura de Gabriel Boric”, afirmam.

Esperança e entusiasmo

O grupo acrescenta que a comunidade internacional observa “com entusiasmo e esperança” o processo social e político que vem ocorrendo no Chile desde as mobilizações em massa pela igualdade em 2019, “exigindo maior justiça e inclusão e uma superação definitiva do legado da ditadura de Pinochet”.

Também afirmaram que apoiam o processo constituinte que foi iniciado para amenizar esta crise social e destacaram a composição igualitária do órgão que redigiu o texto, bem como a presença de representantes dos povos indígenas e cidadãos independentes.

Segundo a carta, com Boric, o Chile poderá caminhar para um futuro com “paz e democracia, igualdade e pluralidade”.

Segundo turno acirrado

A disputa para presidente no Chile será decidida em segundo turno, no domingo, entre o advogado de extrema-direita José Antonio Kast e o deputado de esquerda Gabriel Boric. Eles receberam 27,9% e 25,8% dos votos, respectivamente.

Cerca de 15 milhões de cidadãos, de uma população de 19 milhões, estão aptos a votar. O pleito ocorre num contexto de crise social e política e de um processo constituinte que pretende enterrar os últimos resquícios da ditadura militar de Augusto Pinochet.

A eleição também ocorre num cenário de inflação galopante, um sistema previdenciário descapitalizado e desigualdade acentuada pela pandemia de covid-19. O país ainda está há dois anos mergulhado na mais grave crise das últimas três décadas, desde que, em outubro de 2019, eclodiram os maiores protestos populares desde a ditadura.

Quem é Kast

Kast, do Partido Republicano, assumiu a liderança da disputa apostando num forte discurso nacionalista anti-imigração, numa repetição de processos que ocorreram no Brasil e Estados Unidos, que também viram candidatos de extrema direita ascenderem em momentos de desgaste da política tradicional.

A família de Kast, um católico romano fervoroso e pai de nove filhos, tem laços profundos com a ditadura militar de Pinochet, que assumiu o poder no Chile após um golpe em 1973. Miguel Kast, irmão de José Antonio Kast, atuou como presidente do banco central durante a ditadura.

“Se ele estivesse vivo, votaria em mim”, afirmou Kast sobre Pinochet durante sua campanha à Presidência em 2017, quando somou apenas 8% dos votos. “Nós tomaríamos chá juntos [no palácio presidencial]”, acrescentou o candidato.

O pai alemão de Kast era membro do partido nazista de Adolf Hitler. 

Quem é Boric

Boric tem 35 anos e é o candidato da coalizão de esquerda “Apruebo Dignidad”. Se vencer, será o presidente mais jovem da história do Chile. Ele começou a carreira política como líder estudantil e dirigente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECh). 

Filho de uma família de classe média alta em Punta Arenas, no extremo sul do país, o candidato está em seu segundo mandato como deputado. Tornou-se conhecido nacionalmente em 2011, em protestos contra as mudanças no sistema educacional introduzidas durante o primeiro governo de Sebastián Piñera. 

Como propostas, pretende realizar profundas mudanças nos sistemas previdenciário, tributário, de saúde e educacional, questões que estiveram entre as principais demandas da população nos protestos de outubro de 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.