CONGRESSISTAS DOS EUA COBRAM DE NOVO, INFORMAÇÕES SOBRE COOPERAÇÃO COM A LAVA JATO

Departamento de Justiça, agora na gestão Biden, recebe mais uma carta pedindo respostas sobre o papel dos EUA nas ações Lula e empresas brasileiras. Sob Trump, DOJ silenciou alegando sigilo processual
Jornal GGN – Congressistas americanos enviaram mais uma carta ao Departamento de Justiça (DOJ, em inglês) dos Estados Unidos, em busca de informações a respeito da suspeita de cooperação internacional irregular com a Lava Jato, especialmente com a força-tarefa de Curitiba. Segundo informações da BBC Brasil, que teve acesso exclusivo à carta, os políticos esperam obter uma resposta até 31 de julho de 2021.
Ainda na gestão do ex-presidente Donald Trump, o DOJ já havia recebido uma carta de congressistas dos EUA que queriam saber detalhes sobre as comunicações trocadas com procuradores da Lava Jato em ações envolvendo o ex-presidente Lula e empresas brasileiras como Odebrecht, Braskem e Petrobras.
Em meados de 2020, o DOJ silenciou alegando sigilo processual. Em entrevista exclusiva ao GGN, o economista Mark Weinsbrot comentou, à época, que os sinais de intervenção dos EUA no Judiciário brasileiro, com o objetivo político de derrubar o governo Dilma, eram claros. Leia mais aqui.
Desta vez, a carta foi remetida a Merrick Garland, secretário de Justiça escolhido pelo sucessor de Trump, Joe Biden. A BBC diz que os parlamentares manifestaram preocupação com o envolvimento de agentes americanos nos processos da Lava Jato e que a aproximação da eleição presidencial em 2022 torna “crucial” que os Estados Unidos deixem claro o nível de influência que teve sobre a Lava Jato.
Os congressistas também admitem na carta que a Lava Jato parece ter sido um esforço para prender Lula e impedí-lo de concorrer à Presidência da República em 2018. Se o DOJ desempenhou algum papel na “erosão da democracia brasileira”, o Congresso americano deve fazer algo para responsabilizar os envolvidos, disse a democrata Susan Wild, deputada pela Pensilvânia, à BBC.
Em 2020, antes da série Vaza Jato ser divulgada pelo site The Intercept Brasil e veículos consorciados, o GGN publicou 5 vídeos que explicam a parceria dos Estados Unidos na Lava Jato. Assista ao primeiro episódio abaixo:
Leia mais: