POIS É, COMPANHEIRO-EDUCADOR ERIVONALDO NUNES OLIVEIRA… VOCÊ TEM RAZÃO: VIVER É AGIR

0

PRODUÇÃO AFINSOPHIA.ORG

 

O filósofo Karl Marx, diz que o homem é ele, a sociedade, o Estado e o mundo. Companheiro-educador, Erivonaldo Nunes Oliveira, você sabe desta verdade-universal e sempre prática como vocação ontológica do Existir que o faz o engajado companheiro-educador na verdade inquestionável de que não há vida sem ação.

Viver é agir. Agir onde houver homens e mulheres dispostos, ou não, a produzirem a História como política-coletiva. A aula é um ato político, você entende muito bem. Mas, você não reduz o ato político apenas a atuação na escola. Pratica o ato político em sua família, com os vizinhos, os colegas, os desconhecidos, os vilipendiados pela força da psicopatologia-capitalística, os adormecidos, os que não agem, mas só reagem, os reacionários, os miserabilizados pela força opressiva do sistema que anemiza e destrói o querer viver. Você leva vida onde prevalece a pulsão de morte que se apavora com você ilustre filho de Eros. O amor como Ética. O amor como vida. 

Você, como o filósofo Nietzsche, toma para si o aforisma que a Vida Ativa o Pensamento e o Pensamento Afirma a Vida. A sua certeza de Educador: não há Educação sem Vida Ativa. A Educação não é para os que não se responsabilizam pelo Educando. A Educação é para os que levam o Educando como você faz. Quando você é observado, o observador sempre percebe o Educando ao seu redor. Não existem resíduos nem corpos desativados em suas práxis e poieses educacionais. Sua Lógica-Ética: Estar-No-Mundo é para viver em movimento criativo.

É verdade, que com esse compromisso singular, você desperta inveja. Mas, para que serve a inveja para quem é um Educador como você? Irmão, pai, filho, companheiros, tio, primo, padrinho, todas as forças de relações comprometidas em você impedem o triunfo da inveja. O invejoso é um sujeito-sujeitado pelos mais baixos graus de afetos que impedem um mínimo de alegria. Você só compõe com pessoas livres cujos afetos aumentam a Potência de Agir, como nos fala o filósofo Spinoza. A Potência de Agir corpus-fundamental da Educação como vocação Ontológica do Existir Engajado na Vida.

Tratando especificamente de sua atuação nas lutas pelos direitos dos profissionais da Educação, você sempre mostra que essa luta não é uma luta que nasce pela força da opressão do sistema sobre estes profissionais. Ela é apenas uma clara demonstração de que muito antes você já era alguém comprometido com os direitos de todos os profissionais de todas as classes. As greves que você participa, são apenas as concretizações de suas lutas pelos direitos dos trabalhadores, pela vida concretamente digna de todos os trabalhadores. Você sabe muito bem, junto com Marx, que um profissional é ele mesmo e todos os profissionais. Um simples sapateiro reflete, com sua força de produção, todas as outras forças de produção de todos profissionais. 

Para nós da Associação Filosofia Itinerante (AFIN), você é imprescindível. Sua vida agitante, implica nos corpus e ondulações dela como fluxos mutantes e quantas desterritorializantes, como afirmam os filósofo Guattari e Deleuze. Nossos encontros são sempre encadeamentos de componentes afetivos e cognitivos movidos pelo humor que o super-ego-social não consegue castrar e nem estancar com sua força antivida. Um só comentário seu aqui no site Afinsophia. Org, já proporciona um encadeamento de partículas filosóficas-educacionais. Um singelo exemplo, tiramos quando você comentou a nossa penúltima marchinha com o tema da vacinação e sua antipolítica. Você escreveu: “Essa é a verdadeira música brasileira, fala da defesa da vida”. O que você sempre faz.

Pois é, Companheiro-Educador, Erivonaldo Nunes Oliveira. Você tem razão: Viver é Agir. Como você é homem, sociedade, Estado e Mundo, e nós também, não há como nós não nos encontrarmos sempre, como neste breve texto como agenciamento coletivo de produção de novos Territórios Existenciais.

Como somos Devir-Acontecimento, vamos compor novos encontros. Sempre com sua alegria-inquieta. 

Abraços e beijos de todos os componentes da AFIN.

Manaus, 14 de fevereiro de 2021.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.