O senador Renan Calheiros (MDB-AL) usou o Twitter para pedir a “prisão de toda a quadrilha”, que, segundo ele, “montou uma arapuca para fraudar a história brasileira”. Ele se referiu ao ex-juiz Sérgio Moro, ao ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba, Deltan Dallagnol, e a outros procuradores da operação.
Conversas entre os envolvidos foram divulgadas pela defesa do ex-presidente Lula.
Calheiros reivindicou, ainda, que o Supremo Tribunal Federal (STF) anule o processo que resultou na condenação de Lula no âmbito da Lava Jato.
“As novas aberrações da Lava Jato vão além da mera promiscuidade entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol. O bando, chefiado por Moro, montou uma arapuca para fraudar a história brasileira. Mais do que declarar a parcialidade do Torquemadas, a democracia impõe a prisão de toda quadrilha. #AnulaSTF”, postou o senado.
Ilegalidades
Advogados do ex-presidente Lula divulgaram trechos de mensagens trocadas entre Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato, entre eles Dallagnol.
Os diálogos, que fazem parte da Operação Spoofing, comprovam que Moro orientou a acusação, o que é proibido por lei, e que a equipe de Dallagnol manteve conversas clandestinas com autoridades dos Estados Unidos e da Suíça, o que também é ilegal.
A revista Veja publicou trechos das conversas na noite desta quinta-feira (28).