CAROL PRONER: A PAUTA DO POVO ORGANIZADO: VACINA LÁ!- AUXÍLIO EMERGENCIAL JÁ- FORA BOLSONARO JÁ!

0

 

Neste dia 26 de janeiro de 2021, os mais expressivos movimentos sociais e populares do Brasil se reuniram na Plenária Nacional de Organização das Lutas Populares para afirmar, como consenso unitário, três pautas intransigentes: Vacina já! Auxilio emergencial já! Fora Bolsonaro já!

Conscientes de que não há saída a curto prazo e de que a crise que nos impõe os sucessivos golpes desde 2016 é generalizada (crise ambiental, crise econômica, colapso na saúde pública, derrocada dos empregos, crise de soberania) os movimentos se reorganizam para driblar a pandemia e defender os interesses nacionais.

O Brasil retrocede tão drasticamente que, para além do setor financeiro, que lucra sobre lucros em retroalimentação, todos estão perdendo. O comércio fecha as portas, as industrias abandonam o país e os setores minimamente nacionalistas veem seus sonhos destruídos por uma política de liquidação total.

Aliás, um importante estudo produzido pela Faculdade de Saúde Pública da USP recém publicado identificou a existência de uma estratégia institucional de propagação do vírus promovida pelo Governo brasileiro sob a liderança da Presidência da República. Ou seja, intencional, programático, algo que já foi denunciado em tribunais internacionais como crimes de lesa-humanidade.

Quanto ao desemprego, o quadro é insustentável: aproximadamente 60 milhões de brasileiros adultos estão fora do mercado  (estatísticas do IBGE) – 14 milhões de desempregados, 6 milhões de desalentados,  que sequer procuram por emprego, e 40 milhões de pessoas que vivem de bico, vendendo alguma coisa para sobreviver.

No embalo dos quase 70 pedidos de impeachment que abarrotam a gaveta de Rodrigo Maia, mobilizações de todos os matizes políticos pedem o Fora Bolsonaro, incluindo editorais da Folha de São Paulo, do Estadão e articulistas da grande mídia. E a expressão “Fora Bolsonaro” não é casualidade, já que não há efetivamente acordo sobre o impeachment, se seria viável com a composição de interesses oportunistas que domina o Poder Legislativo. Ou ainda, como vimos pelo bloqueio da grande mídia às carreatas de sábado – sabotando a vontade popular – se seria mesmo desejável. 

O que constatamos é que muitos querem um impeachment da boca pra fora, demonstrando que mais importante do que deter o genocida ou salvar vidas, são as pautas lesa-pátria a serem votadas com urgência após a eleição do novo presidente da Câmara. E um processo de impeachment paralisaria o Congresso. 

Mas os ventos sopram favoráveis. Plenárias como essa dos movimentos populares dão norte à luta pela recuperação política do país, ocupado por farsantes criminosos. E já é possível constatar que a saída de Jair Bolsonaro, de um jeito ou de outro, não é mais questão de se… e sim de quando… (parafraseando o número 03, Eduardo Bolsonaro, ao ameaçar com a certeza da ruptura institucional).

O clima está mudando e devemos nos deixar contaminar, não pelo vírus e sim pela energia das lutas legítimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.