SOBRE IRRACIONALIDADE DE TRUMP, BOLSONARO É COERENTE: APOIA

PRODUÇÃO AFINSOPHIA.ORG

 

A questão é que ainda há no Brasil pessoas ditas esclarecidas, que se tomam movidas pela razão, que esperam de Bolsonaro atitudes democraticamente coerentes. 

No caso da invasão do Capitólio pelos fascistas de Trump, comandados pelos pelo próprio, essas pessoas ficaram surpresas com a posição de Bolsonaro defendendo o ato antidemocrata contra a eleição de Joe Biden. Surpresas poderiam ficar as pessoas em relação a essas pessoas que não viram que a forma como Bolsonaro foi eleito já prenunciava quem seria ele no cargo que o nomeou presidente. 

Não há qualquer elemento em Bolsonaro, referente à democracia, que possa causar surpresa. Não precisa ter sensibilidade transcendente, ser singularmente intelectual e eticamente engajado para saber que em Bolsonaro não há qualquer laivo de indicador democrático. Como reacionário, Bolsonaro reage por força do impulso do que lhe foi aguilhoado: contra o movimento da vida.

Bolsonaro foi coerente: ficou do lado de seu ídolo. Ficou do lado dos EUA que acredita representado por Trump. Defendeu a bandeira desse EUA. Por questão de coerência, realizou, o que se chama em psicanálise, deslocamento projetivo como transferência: defendeu a si mesmo. Defendeu suas certezas irrelevantes à democracia. Não poderia ser diferente.

  Ele muitas vezes já afirmou sua ligação com Trump. Como já afirmou que teve sua eleição fraudada. Embora o Brasil democrata não saiba que fraude foi essa. Se o conceito de fraude em democracia fosse realmente levado sobre seu princípio de realidade-política, sua campanha-eleitoral era quem mostraria que se houve fraude foi da sua parte.

 “Eu acompanhei tudo. Você sabe que eu sou ligado ao Trump. Você sabe da minha resposta. Agora, muita denúncia de fraude, muita denúncia de fraude. Eu falei isso um tempo atrás.

A minha eleição foi fraudada. Eu tenho indícios de fraude na minha eleição. Era para eu ter ganho no primeiro turno”, disse ele.

Bolsonaro jamais apresentou qualquer prova sobre essa fraude-fantasma. Trata-se de um recurso fantasioso-narcisista-paranoico: sou muito mais do que sou. Por isso, me perseguem.

Em síntese. já passou da hora para que essas pessoas ditas esclarecidas e racionais, percebam e concebam Bolsonaro, clara e distintamente, como ele é: reverso democrático.

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.