MÁSCARA BLOQUEIA 99% DAS GOTÍCULAS GRANDES QUE TRANSMITEM COVID – 19, DIZ PESQUISA

0

Movimentação nos terminais de embarque e desembarque de barcos em Belém.

Estudo reforça orientação da OMS, de que a máscara ainda é o meio mais eficaz de se proteger do coronavírus

 

facebook sharing button
twitter sharing button
whatsapp sharing button
email sharing button

Estudo publicado pela revista científica Royal Open Science, produzido de maneira colaborativa por vários pesquisadores de distintas universidades, revela que a máscara captura 99,9% das gotículas de saliva.

De acordo com o mesmo estudo, a saliva disparada pela fala ou pela tosse é a principal transmissora de coronavírus. O que ainda não foi possível identificar é quais gotículas são mais infecciosas: as maiores ou as menores.

“O aerossol (conjunto de gotículas microscópicas) é agora amplamente aceito como uma via contributiva de transmissão do vírus SARS-CoV-2 e, se mais tarde for determinado como o principal fator de infecção, nossos resultados podem superestimar a eficácia das coberturas faciais”, alerta o relatório.

Dessa maneira, a eficácia da máscara está relacionada a contenção da quase totalidade das partículas grandes, mas não de qualquer partícula que possa transmitir o coronavírus.

Desde o início da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado de que a máscara é importante para evitar a propagação do vírus.

Com informações da CNN Brasil.

Avatar de Marcelo Hailer

Marcelo Hailer

Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.