FILÓSOFO JOSÉ ALCIMAR*: EN MANOS DE DIOS

1

Por José Alcimar. 

01. O texto Maradona, o político!, do meu amigo e filósofo da itinerância Marcos José, recupera o campo no qual Dieguito soube com alegre maestria fazer grandes jogadas filosóficas. Maradona é o Garrincha da Argentina. Se Garrincha fez no campo miséria pela direita, foi pela esquerda e pela alegria que ele jogou o jogo da vida. Maradona o acompanhou.

02. O gigante das pernas tortas, tinha a perna direita mais curta do que a esquerda, e ambas as pernas flexionavam-se para esquerda, no campo e na vida. Garrincha, alegria do povo, nos deixou em 1983, com 49 anos. Em sua curta existência, mesmo sugado pelos vampiros da cartolagem, subtraiu peso ao jogo pesado e triste dos que vivem do jogo sujo no futebol.

03. Maradona, aos 60, morreu no mesmo dia do seu grande amigo, Fidel Castro, em 25 de novembro. Castro em 2016. Dieguito em 2020. No enquadramento das quatro linhas não tenho critérios para comparar Maradona e Pelé. Fora dessas linhas, sim. Maradona deu banhos de alegria pela esquerda.

04. Hoje mesmo, nesse 25 de novembro de 2020, imagino uma mesa-redonda, sob a direcão de Fidel, mediada por Che, com a presença de Garrincha, Sócrates e Maradona. E outros mais. Um verdadeiro gol de placa esse encontro redondo e filosófico.

05. Por motivos óbvios, a Globo e nenhuma das redes mediáticas corporativas que mercantilizam o futebol e administram o tempo livre do povo irão cobrir a alegria desse belo encontro. Menos mal.

06. É pela esquerda que o jogo liberta. A inclinação de Garrincha à direita limitava-se ao desempenho nas quatro linhas. E mesmo essa involuntária inclinação era compensada, no campo, pelo genial e pendular movimento à esquerda das duas pernas. Dieguito, con las manos de Dios, sempre teceu a existência pelo devir torto e alegre dos que compõem com a esquerda.

07. A alegria maior, além da alegria do campo, é que todos avançaram pela esquerda. E antes que me cobrem, quero dizer que Eduardo Galeano não foi esquecido. Foi dele a sugestão de organizar o encontro de hoje à noite. E mais: bem mais gente foi convidada. Tudo às pressas e fora da ordem.

*José Alcimar além de filósofo é escritor, teólogo-não-ortodoxo, analista-político, doutor e professor do Departamento de Filosofia da. UFAM

1 thought on “FILÓSOFO JOSÉ ALCIMAR*: EN MANOS DE DIOS

  1. Como sempre, suas reflexões são perfeitas e nos inspiram força e esperança por uma sociedade mais justa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.