CONSELHO DO MP REABRE PROCESSO CONTRA DELTAN DALLAGNOL SOBRE CONVERSAS NA VAZA JATO

0

Após pedido de revisão, processo administrativo disciplinar (PAD) contra o procurador Deltan Dallagnol por causa das mensagens da Vaza Jato será desarquivado no CNMP

Deltan Dallagnol (Foto: Arquivo)

Após pedido de revisão feito por dois conselheiros nesta terça-feira (13), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) reabriu o processo administrativo disciplinar (PAD) contra o procurador Deltan Dallagnol em razão das mensagens da Vaza Jato.

A ação voltará a tramitar e será distribuída para um relator. O conselho é composto por 14 membros e o PAD havia sido arquivado por decisão monocrática do corregedor Orlando Rochadel.

A reabertura veio após pedido de revisão pelos conselheiros Erick Venâncio e Leonardo Aciolly, ambos indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os dois estão entre quatro conselheiros que levantaram o pedido de abertura de PAD contra Dallagnol e os outros procuradores da Lava Jato que aparecem nas reportagens da Vaza Jato.

Esse caso não estava inicialmente na pauta da sessão do CNMP desta terça-feira, mas voltou devido aos conselheiros. Além desse PAD outros dois processos contra Deltan aparecem no CNMP. Um deles é movido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Calheiros, inicialmente, entrou com uma queixa contra o coordenador da LAva Jato por conta de postagens nas redes sociais que teriam interferido na eleição para presidência do Senado, na qual o senador acabou derrotado por Davi Alcolumbre (DEM-AP). A votação foi adiada após Calheiros alterar o pedido e solicitar afastamento cautelar do procurador, motivado pela Vaza Jato.

Um terceiro PAD envolve uma entrevista de Deltan à rádio CBN. Nesta terça, foi votado um pedido de arquivamento movido pelo procurador, que foi rejeitado pelos conselheiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.