No 1° Seminário de Acessibilidade nos Transportes Coletivos Rodoviários e Aquaviário realizado hoje, dia 23, em Brasília o Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) juntamente com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), anunciaram as novas propostas regulamentadoras dos setores de transportes rodoviário e aquaviário.

MEDIDAS DO DECRETO

As medidas propostas no decreto determinam as normas gerais e os critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas deficientes, ou com mobilidade reduzida, quando do uso destes meios de transportes coletivos. As medidas determinam que estes veículos adaptem suas estruturas físicas para conferir segurança e conforto à estes usuários. Todas as adaptações devem acontecer até 2013.

Esta nova regulamentação dos transportes coletivos obriga os veículos novos a terem assentos preferenciais para estes passageiros:

Portador de deficiência física.

Idosos.

Obesos.

De baixa estatura.

Mais ainda: devem haver rampas e elevadores para cadeirantes. Devem possuir, junto aos assentos para deficientes visuais, espaços liberados para os cães-guia.

DATAS PARA ADAPTAÇÕES

– Ônibus fabricado em 1996 devem ser adaptados até julho de 2009.

– Ônibus interestaduais devem ser adaptados até 2010.

– Embarcações até janeiro de 2013.

– Para os novos até 2011.

PALAVRAS DO DIRETO DO INMETRO, ALFREDO LOBO

O Brasil tem propiciado condições de mobilidade para um número de cidadãos com dificuldade de mobilidade”.

Coisa do governo Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.