RUMORES PREFEITURAIS: MINHA CASA, MINHA VIDA, SÓ EM OUTRA VIDA?
O programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, que oferece linhas de crédito em condições especiais para famílias de baixa e média renda, e incentiva os governos estaduais e municipais a construir casas populares, em Manaus, pode ficar a cargo somente da iniciativa privada e/ou do governo do estado.
Fontes intempestivas dão conta de que há rumores nos corredores da prefeitura, de que as articulações para a efetivação do programa, pela parte municipal, estariam paradas, e que pessoas próximas ao prefeito saberiam que não é interesse desta gestão a implantação do programa.
Apesar do site da prefeitura noticiar que já aconteceu a assinatura do termo de adesão, ainda não há nenhuma movimentação referente a licitações com empresas que iriam construir as casas, ou mesmo cadastro de famílias interessadas em ingressar no programa.
É bom lembrar que, embora a política habitacional seja de responsabilidade dos governos estaduais, a prefeitura conta com programas de apoio a famílias que perderam casas em chuvas e cheias, como já mostrado aqui neste bloguinho. Além disso, o programa federal incentiva as prefeituras municipais a realizar o convênio.
Porém, de nada adianta assinar, se a execução do programa segue o mesmo ritmo de outros programas administrados pelo município: a paralisia.
Caso este rumor encontre eco no plano dos acontecimentos, é bem provável que os beneficiários que dependam da prefeitura para realizar o sonho da casa própria pelo “Minha Casa, Minha Vida”, só consigam realizá-lo em outra vida: após a cassação.