CARTAS MARCADAS NO PROCESSO SELETIVO FUNDAÇÃO DE MEDICINA TROPICAL DO AMAZONAS?
Em quase todos os concursos e processos seletivos ocorridos em Manaus, às vezes a boataria é geral de que as cartas já estão marcadas; ou seja, são falsos concursos e processos seletivos preparados para oficializar a contratação de pessoas previamente selecionadas. Em praticamente todos os anúncios de concursos e processos seletivos que esse bloguinho noticiou, existem comentários de pessoas que relatam suas suspeições.
Quanto a isso, não houve exceção em relação ao Processo Seletivo da Fundação Medicina Tropical. Uma leitora, que assina como Adelina Menezes, que esteve envolvida neste processo seletivo, vê com suspeitas a forma como ele foi organizado, e coloca alguns argumentos do que viu e vivenciou na tentativa de se inscrever.
Este processo “seletivo” sugere muito que as cartas já estejam marcadas. Pelo número de vagas, o período de inscrição de apenas 1 dia e meio não seria suficiente para a entrega dos documentos e currículos. Para quem foi, como eu, nos 2 dias tentar a entrega da inscrição verificou filas quilométricas, chuva, falta de informação, poucos funcionários para receber inscrições, sol e frustração pelo insucesso. O chamado caráter “emergencial” me gera dúvidas, emergencial para quem??? Manaus já é uma cidade grande, metrópole populosa, há tempos deixou de ser provinciana. A FUNDAÇÃO DE MEDICINA TROPICAL DO AMAZONAS é hoje uma das principais instituições hospitalares e de pesquisa em sua área no país, por isso, não entendo a atitude “provinciana” na organização de um processo seletivo que, como deveria ser previsto, geraria tamanha expectativa e interesse dos profissionais de saúde da cidade e, inclusive do país. Por isso, acredito que o processo não será prorrogado, acredito que quem deve ser selecionado já fez a inscrição nos primeiros minutos do processo de inscrição.
As observações de Adelina já lhe dariam o direito de procurar um órgão competente para oficializar suas suspeitas ou aquilo que ela vê como sendo irregularidades na organização do processo seletivo.
Não apenas nesse caso, mas em todo e qualquer concurso que for verificada alguma irregularidade pela qual não esteja garantida a livre concorrência, principalmente se houverem provas claras e confirmáveis, deve-se procurar o Ministério Público do Estado do Amazonas. Aí haverá juízes designados para atender e orientar os cidadãos, que, inclusive, poderá contar a possibilidades de escolher entre denúncia pública ou anônima.
E não se deve esperar nenhum pouco mais, pois existem prazos curtos para impugnações em concursos e processos seletivos falseados. É uma forma de defender seus direitos democráticos e diminuir as possíveis fraudes, pois se é verdade que o concurso ou seleção ocorreu apenas para oficializar nomes previamente selecionados, ainda há o lucro com os pagamentos de inscrição.
Afinal, que jogador jogaria um jogo apenas para assistir o outro ganhar de si? E mais, há de se lembrar que serviço público não é, ou não deveria ser, um trapaceiro carteado.
Agradeço a orientação e irei tentar buscar orientações no MP. Nós brasileiros não sabemos lutar por nossos direitos e documentar nossas reclamações, uma atitude cultural acredito, mas que vem mudando com a informação e espaços de sites como este. A burocracia da justiça nos desestimula, mas isso não pode ser desculpa.
Obrigado e um abraço a todos.
Adelina Menezes.
É UMA FALTA DE RESPEITO COM A POPULAÇAO, POR QUE SE EXISTE VAGAS QUE NAO FORAM PREENCHIDAS, E SE À CARÊNCIA NO ATENDIMENTO DE SAÚDE, POR QUE NÃO FAZER UM CONCURSO PUBLICO TRANSPARENTE PARA QUE TODOS OS CIDADÕES TENHAM OPORTUNIDADE DE CONCORRER, E NÃO ESSE ESQUEMA DE NEPOTISMO E CARTAS MARCADAS ENGANADO A POPULAÇAO.
Mesmo para um processo seletivo, o ideal seria que os candidatos selecionádo realizarssem uma prova de conhecimentos específicos para mostrar quem é quem, ou seja, que fique o mais capacitado.
Mesmo para um processo seletivo, o ideal seria que os candidatos selecionados realizassem uma prova de conhecimentos específicos para mostrar quem é quem, ou seja, que fique o mais capacitado.
(só para corregir alguns erros de digitãção).
Sistemas viciados en diferentes,orgaos publicos diariamente.Haja Promotor juizes, advogados,Politicos e gente de boa fe,para coibir tantos vicios.
A PERGUNTA que nao quer calar. O PORQUER NAO fazem um aproveitamento das pessoas que prestaram concurso em 2005? Todos farao parte da folha da susam . Ei de concordar com a maioria ixiste sim um modo de apadriamento discarado que poucos sao beneficiados, o mas triste e’ que no’s somos culpados em eleger pulitcos safados que colocam secretario seja ele de saude , obras , turismo,assim por diante mas safados ainda
esse “processo seletivo são cartas marcadas” mesmo, isso é uma tremenda sacanagem, falta de respeito com os profissionais da area da saude tecnico em enfermagem. me sinto completamente envergonhada , estudamos nos qualificamos, resulta em que? Q.I (QUE INDIQUE).SINCERAMENTE ME RESPONDAM CAROS LEITORES E ORGANIZADORES DESSE PROCESSO SELETIVO FMT, SE FORAM INUMERAS PESSOAS QUE LEVARAM O SEU CURRICULO COMO PODERAM ANALIZAR TODOS ESTES CURRILOS? SE ISSO NÃO FOSSE DRAMATICO SERIA CÔMICO. FICA AQUI MINHA REVOLTA. REFLITÃO BEM!!!!!
gostarida de saber para quem for so classificado nao aprovado tem outa finalidade
desde ja agradeco
Tambem gostaria de saber, se tem outra finalidadepara os CLASSIFICADOS , mas não fui entre eles infelizmente
Jogar baralho,con baralho velho.Domino con pedra raspada,Sentar en cadeira con perna trincada.Ops!Levanta sacode a poeira ainda passa por cima.