DIÁLOGOS CONSTRUTORES DA REIVINDICAÇÃO ESTUDANTIL

0

Há diálogos que servem tão somente para manter as representações estabelecidas como imobilidade de não ir e não vir. Há pretensos diálogos que se querem tomados como transfiguradores, mas não passam de ficções que encobrem seu suporte comum: a definição conceitual da identidade fixa. Há diálogos potências criadoras aptos a estremecer a ordem do princípio de equilíbrio das representações imóveis emergindo como voz singular do falante. Nada da infelicidade da fala que fala pelos outros e pela representação das coisas. Estes os diálogos que se têm ouvido de estudantes que reivindicam um direito legal que lhes pretende subtrair. Um caso que mesmo que não fosse lei 120 passes-estudantis , historicamente, como classe estudantil, é um direito Republicano/Democrático dos estudantes deste Brasil varonil (no sentido épico).

DOS DIÁLOGOS

Conversa Política da Filha com a Mãe

Filha, apressada:

Mãe, já vou.

Mãe, contente:

Vai comprar meu presente do dia das mães?

Filha, convicta:

Não! Vou para reivindicação estudantil.

Mãe, preocupada:

Como? Este ano tu não vais me dar presente?

Filha, didática:

Mãe, pensa bem. Quem me dá dinheiro para as passagens és tu. Os caras reduziram os passes de 120 para 44, significa que tu vais gastar mais comigo. Se eu não lutar por nossa classe, tudo vai ficar como está. Mas se a gente reivindica, que é um direito nosso, nós podemos ganhar a batalha. Aí tu vais gastar menos, me dar mais dinheiro, e vou poder te dar presente o ano todo. Sacou, coroa. Não é um dia sem presente que faz um mãe ser menos mãe. Tô indo! Beijos!

* * *

Dois Clichês Necessários

A jovem estudante fala ao colega:

Não sei como tem gente que vota nestes caras reacionários.

O colega responde com o primeiro clichê:

E o pior, não é que eu sou um destes”.

A jovem adverte com o segundo clichê:

Nunca é tarde para se arrepender”.

* * *

A Parcialidade da Mídia

Viu que a informação que a mídia está passando para população é toda tendenciosa?

Claro que é tendenciosa. Ela tende para seu lado de empresa. Não há governos que transformam o bem público em privado? Estas mídias tendem a estes governos por identificação.

* * *

A Lógica do Andar e dos Sapatos

Estas caminhadas estão acabando com meus sapatos.

Não lamento. Lembra do provérbio: “Uma grande caminhada começa com um passo”. A nossa grande caminhada vai além dos sapatos. Ela é nossa auto-estima, o que nos conduz à cidadania.

* * *

Coisas do Amor

Puxa, como tu estás alegre hoje. Ontem tu estavas na luta, mas com uma cara triste.

É que ontem eu estava muito preocupada. Com a redução dos passes para 44, eu só ia te ver uma vez por dia lá no colégio. Agora, como eu acredito que nós vamos levar esta batalha, eu vou poder te ver mais. Nas pesquisas na biblioteca, nas entrevistas para as matérias, no cinema, teatro… Vamos poder nos beijar mais vezes.

Este que é o barato da vida: lutar para ser feliz.

* * *

Os Afetos Construtores

Olha, motora, desculpa pela paralisação do trânsito, mas é que nós estamos lutando por um direito nosso que estão querendo nos tomar.

Fica frio, garotão. Eu tô entendendo. Também tô com vocês. Tenho três filhos que pagam ônibus, sem falar nos filhos de meus amigos. Em tempo de crise esse ato dos vereadores e prefeito é uma violência que atingem todos nós. Só ficam contra vocês os que estão numa boa curtindo seus privilégios.

* * *

Quando a Conversa Chega nos Bolsos

Eu não sei o que vou fazer. Com o salário que eu ganho não vou puder dar mais dinheiro para tu e teu irmão fazer as tarefas da escola fora do horário das aulas. Assim não tem trabalhador que aguente. É melhor se suicidar.

Não precisa chegar ao extremo, pai. É só na próxima eleição não votar em nenhum desses caras, em hipótese alguma. Pai, o voto é um ato de razão e não de emoção. Olha aí, tu votaste pela emoção, agora tá colhendo o fruto da ilusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.