SE MANAUS FOSSE SEDE DA COPA 2014

O que faz um homem ser autoridade é o uso de sua principal faculdade humana: a Razão. É o que pensa o filósofo Bertrand Russel. O que ele desdobra para o significado de autoridade de um governante. Governar de forma que as afecções estejam entrelaçadas com a cognição. O que impede que os impulsos sejam superiores às decisões racionais.

O ufanismo telúrico é um preconceito. Uma opinião concebida sem passar pela suspeita que leva à posição racional. Um impulso. É o que se tem visto nas posições do governo do Amazonas, parlamentares, empresários, e outros seguimentos. Um preconceito matizado de vaidade, produto da insegurança. Mater e Pater da má administração.

O gasto que se teria com os preparativos para que Manaus fosse sede da Copa seria tão exorbitante, diante da pobreza que mostra a realidade de Manaus, além do supérfluo que resultaria do ufanismo comprometedor, que o governo atual, e o posterior, seriam mais lembrado, de acordo com o pensamento do filósofo Russel, de um governo carente de autoridade do que um governo democrático. O lamentável que não seria apagado. O uso de uma quantidade exorbitante de dinheiro, que bem poderia ser aplicado na saúde e educação, instâncias sociais da cidade profundamente atingidas pela ausência de políticas reais que confirmam que a democracia ainda não se fez na Cidade.

Se Manaus fosse sede da Copa 2014, nenhuma taça pagaria a dor da população, já que ilusão não cura, e muito menos produz saberes coletivos.

8 thoughts on “SE MANAUS FOSSE SEDE DA COPA 2014

  1. Muito me admira falr que apenas manaus é uma cidade pobre. Será que a Sr ainda não viajou por outros estados: como Rio, Go etc.. Viaje e verá qui não é apenas manaus que tem pobreza.Em que pais vc mora pra não saber que nosso brasil enteiro é nessecitado independente de que cidade for sediado a copa 214. Infelizmente sua decisão de falar sobre manaus rtealmente não foi uma das melhores ou isso será pq achas mesmo qui manaus tem apenas indio.Deus tenha misericordi viu!

    1. meu deus! Manaus precisa de mais cursos de afabetizacao. Seu texto tem erros crassos de portugues.
      Manaus nao precisa tanto de Copa quanto de melhor qualidade de vida para sua populacao.

      1. Vc precisa conhecer Manaus, não fale coisas que vc nunca viu, para vc falar de alguém vc precisa primeiro conhecer para não falar besteira. Vc parece que nunca viajou na vida, meu amigo.
        Vá la, conheça e veja as maravilhas que só o amazonas tem e vc não conhece.

        OBS: Fico chateado, só em vc falar de Manaus, isto prova que vc não conhece nada. Não sou amazonense, mais morei lá muito e sei que existe muitas belezas naturais que vc nunca viu.

        Seje mais informado, para não falar asneiras.

  2. Concordo com vc viu . Manaus é uma cidade igual a todas do nosso Brasil, tem suas dificuldades sim mais isso não quer dizer que não tem condições de sediar a copa.

  3. Esta porcaria de blogue só fala merda! Manaus é sede da Copa e não adianta recalcado (a) falar besteira, porque não vai adiantar nada, nem fazer Belém melhor. Manaus é uma das melhores cidades do Brasil, não somente para trabalhar, mas para viver. Tá cheia de imigrantes que chegam aqui com uma rede debaixo do suvaco e quando ganham uns trocados e completam o ensino fundamental já acham que podem ouvir rádio no último volume e falar sobre filosofia, hahaha! O amazonense fica só olhando e já sabe que não é, nem nunca vai ser daqui… Coitados!

  4. Gente… eu nunca ouvi tanta babozeira na minha vida! Falar que Manaus é pobre…. Com o 4º maior PIB do Brasil, perdendo somente para São Paulo, Rio e Brasilia. Realmente esse ser que escreveu esse artigo está muito mau informada. Não sei se esse ser sabe, mais a saúde pública de Manaus não essas coisas todoas, mais com certeza Manaus pussui uma rede hospitalar pública muito melhor que Rio de Janeiro e São Paulo e até mesmo muito melhor que outros lugares do país. Sem falar nas infra-estruturas das escolas públicas que são muito superiores as escolas públicas do resto do Brasil. Estive no interior da Amazônia e vi escolas publicas com uma estrutura igual a escolas particulares, computadores, internet, DVD na sala de aula, ar condicionado… Realmente esse ser que escreveu esse artigo precisa conhecer mais o Brasil, fala muita bobagem!

  5. Como sócio de uma multinacional já tive oportunidade de conhecer muitas cidades no Brasil e na America do Sul, e posso afirmar com toda certeza que a cidade de Manaus é uma potência financeira e cultural para o nosso país e que não fica atras nem do Rio de Janeiro nem a Grande São Paulo, cidade a qual sou remanescente. Graças a Zona Franca Manaus é a 2ª maior economia do Brasil, perdendo somente pra São Paulo. Gostei da cidade ter sido escolhida!

  6. Villas Boas, inquietos antropólogos irmãos. Conheciam as fundações e afundações de povos. Conheciam movimentos étnicos de construções sociais que escapavam do modelo progressista urbano. Estavam além do capitalismo. Você tem toda razão capital, Ricardo. Manaus/Zona/Franca é um universo de ganho econômico, só que quase nada do que as multinacionais ganham aqui é aplicado em Manaus. Manaus é uma cidade ( se que se pode chamar de cidade) pobre. Todos os governos – inclusive o atual – só a colocaram como marco de lucro exterior. Como você deve entender de futebol FIFA, você sabe que todos os jogos serão fora da cidade, porque quem vier para cá, não vai ver Manaus, vai ver locais muito bem escolhidos para os olhos cujas imagens só podem se adaptar ao que já viu. A Europa e as Megalópolis norte-americanas.

    Você é entendido do assunto. Manaus é bom para estrangeiro ganhar dinheiro.

    Cordiais abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.