TSE: 07 CIDADES VÃO ÀS URNAS HOJE. MANAUARA, PREPARE SEU TÍTULO DE ELEITOR
Pouco mais de 70 mil eleitores retornam às urnas neste domingo para eleger prefeitos em 07 cidades brasileiras. Nelas, por razões diversas, porém todas antidemocráticas, os candidatos eleitos em outubro passado foram cassados, e somente hoje os cidadãos escolherão quem efetivamente irá sentar na cadeira do prefeito. As cidades e os respectivos crimes eleitorais foram divulgados no site do TSE:
Amarante do Maranhão
Em Amarante do Maranhão (21.492 eleitores), o novo pleito ocorre em função do indeferimento do registro do primeiro colocado nas eleições de 2008 para prefeito, Gildásio Chaves Ribeiro, pela desaprovação das suas contas quando prefeito de Fortaleza dos Nogueiras.
Os candidatos nesse novo pleito em Amarante são Miguel Marconi Duailibe Gomes (PHS) e Adriana Luriko Kamada Ribeiro (PV).
Bacabeira
Na cidade de Bacabeira (9.182 eleitores), houve o indeferimento do registro do candidato a vice-prefeito Martinho Castro Ducarmo Ferreira tendo em vista a desaprovação das suas contas quando presidente da Câmara de Vereadores do mesmo município. Esta decisão alcançou, também, o candidato a prefeito José Venâncio Correa Filho, já que a chapa é una e indivisível.
Disputam a eleição em Bacabeira José Venâncio Corrêa Filho (DEM) e Olga Maria dos Santos Pereira Calvet (PV).
Centro Novo do Maranhão
O candidato a prefeito de Centro Novo do Maranhão (8.099 eleitores), Domício Gonçalves da Silva, teve seu registro indeferido pelo TSE por inelegibilidade, tendo em vista que ele assumiu a prefeitura daquele município, na condição de vice-prefeito, por 60 dias nos seis meses que antecederam a eleição de 2004, o que representaria um terceiro mandato como prefeito se ele assumisse em 2009.
Disputam o cargo de prefeito em Centro Novo Arnóbio Rodrigues dos Santos (PDT) e Pedro Teixeira Vieira (PMDB).
Vila Nova dos Martírios
O TSE indeferiu o registro de candidatura de João Moreira Pinto, candidato em Vila Nova dos Martírios (5.641 eleitores), dada a desaprovação de suas contas pelo TCE, nos exercícios financeiros de 1999 a 2004, quando exercia o cargo de prefeito municipal.
Em Vila Nova dos Martírios, estão na disputa ao cargo de prefeito municipal Wellington de Sousa Pinto (PR) e Edival Batista da Cruz (PSDB).
Braço do Norte
No município catarinense de Braço do Norte (20.149 eleitores), a Justiça Eleitoral decidiu não diplomar os candidatos eleitos em 2008, após a confirmação pelo TSE da decisão de indeferimento da candidatura de Ademir da Silva Matos, que obteve 62,60% dos votos válidos. O candidato tinha contra si uma sentença criminal condenatória transitada em julgado na Justiça Comum de Santa Catarina em virtude da prática de crime contra a administração pública.
Os candidatos para o cargo de prefeito de Braço do Norte são Evanisio Uliano (PP) e Zalene Niehues Matos (PMDB).
Amajari e Patu
Em Amajarí (4.121 eleitores), o candidato mais votado para o cargo de prefeito, Hugo Cabral de Macedo Filho (PDT), foi presidente da Câmara de Vereadores do município e teve as contas relativas a esse período rejeitadas pelo Tribunal de Contas do estado.
Os candidatos são Paulo Rodrigues Wanderley (PSDB) e Rodrigo Mota de Macedo (PPS).
No município de Patu (7.875 eleitores), o candidato Ednardo Moura (PSB), que obteve mais de 53% dos votos válidos em outubro de 2008, teve seu pedido de registro de candidatura indeferido após o pleito, já que as prestações de contas de verbas federais foram reprovadas pelo TCU.
Concorrem à prefeitura do município potiguar Alexandrino Suassuna Barreto Filho (PMDB) e Evilásia Gildenia de Oliveria (PSB).
Ainda existem outras cidades onde estão confirmadas novas eleições. São elas: Londrina (PR), Itapé (BA), Lupércio (SP), Guarani D`Oeste (SP), Igaraçú do Tietê (SP), Corguinho (MS), Fronteira dos Vales (MG), Francisco Sá e Ponto Chique (MG), São José da Lage (AL), Porto de Pedras (AL), Porto Real do Colégio (AL), Estrela de Alagoas (AL), Avelinópolis (GO) e Santarém (PA).
Com a notícia, no final da semana passada, de que um dos quatro processos de cassação que enfrenta o candidato Amazonino Mendes chegou ao TSE, e será julgado em breve, os manauaras devem se preparar. Daqui a alguns domingos, serão eles os que irão às urnas para finalmente eleger um prefeito para ocupar a atual cadeira vazia do executivo municipal.