SAÍDA DE JÉSSICA DE YEMANJÁ (AGBÊ MANJÁ) NO TERREIRO DE MÃE EMÍLIA
Samba Kolé, Missaê ori Yemanjá
Ô dilá Kolê Kolê,
Ô Missa ori Yemanjá!
“Eu estou muito, muito contente pela saída da minha obrigação, graças a minha mãezinha. Estou muito contente com a minha religião. Gosto da Mina, aqui me sinto realizada. A minha responsabilidade, eu tenho como olhar, observar o terreiro, porque às vezes o babalorixá tá virado e eu estou preparada pra isso, pra levar pro roncó, tirar, puxar reza, tomar conta do terreiro…” (Jéssica de Yemanjá)
Em pleno Dia de Reis, terça-feira passada (06), como as palavras de Jéssica acima, todos os que foram ao amplo, magnífico terreiro de Mãe Emília de Toy e Lissá estavam entusiasmados pela amizade e respeito que têm por Jéssica, e também pela importância religiosa dessa obrigação. A partir desse dia, ela, que já vinha muito auxiliando no trabalho do terreiro.
E todos admiravam e queriam compartilhar da companhia da bela Yemanjá, a santa de tantos nomes, rainha das águas, merecendo suas bênçãos, que lava todos os males do corpo e da alma, elevando os homens à vida preenchida de alegria e suavidade.
Acima, Jéssica com pai e sua mãe, Flor; abaixo, à esquerda, seu irmãozinho, que sonha em tocar tambor.
Como era Dia de Reis, foram feitos rituais correspondentes no terreiro. Quem explica é mãe Emília: “Era Dia de Reis e nós estávamos fazendo o ritual de queimar as palhinhas, as palhas que eram da lapinha. Estávamos então cantando pra reis. Ritual de Reis, queimar palhinhas.”
Então Jéssica, com toda sua beleza e simplicidade, veio dançar pra sua senhora, e com certeza Iemanjá estava ali pra ver e sentir toda energia que tomou conta de todos no filhos no terreiro.
E quem também baixou no terreiro foi Dom João Soleira, um caboco muito velho que, segundo Mãe Emília, estava na cabeça de uma “filha de uma mãe de santo muito antiga de Manaus, Benedita de João da Mata, ela tinha três filhas, e como ela já é falecida, as filhas vêm e recebem as mesmas entidade que a mãe recebia.”
Enquanto os rituais continuavam ao som do maravilhoso tambor-de-mina, conversamos com Mãe Emília, que nos falou com satisfação do trabalho que Jéssica realiza ao seu lado:
A Jéssica tá dando obrigação de dois anos. Ela é filha de Iemanjá e Doçu (Ogum). Ela já estava exercendo o cargo, faltava ela terminar as obrigações. Ela não é rodante, não incorpora. Hoje ela fez a obrigação que tava faltando, vestiu Iemanjá, Oxalá. Dentro da nossa Mina Jêjo Nagô, ela pertence à família gentil. Então Iemanjá exigiu e ela tinha que fazer isso pra poder caminhar dentro do terreiro. Diferente do Candomblé, o nosso ritual é um ritual mais simples, mas mais rigoroso dentro da camarinha. Também o nome do santo, no Candomblé ele dá fora, na Mina ele dá dentro do roncó.
Daqui pra frente vai depender de todo aquele juramento que faz, as normas, o fundamento dentro da religião, dentro do terreiro, aí ela vai desempenhar conforme o grau que ela recebeu, conforme a hierarquia do santo, mas ela já tá sabendo como é, o que pode, o que não pode. Tem que cumprir esse resguardo durante um mês, tem muitas coisas que ela não pode fazer, para não quebrar esse preceito; porque se quebrar o preceito tem que fazer tudo de novo para consertar. Durante esses anos todos que ela está comigo, ela sempre foi uma boa moça, uma boa sacerdotisa, e vai ser.
Mas quando o caboco Barão de Goré, que há tantas décadas baixa nas festas e nos trabalhos de Mãe Emília, vários outros cabocos desceram e encheram o terreiro com seus vigorosos movimentos.
Já ia, então, pela madrugada, e era hora de fechar os tambores, mas até o final do ritual da Mina realizado no terreiro de Mãe Emília em seu vigor e autenticidade parecia não querer chegar ao fim. E é como se fosse apenas um intervalo.
Ao final, todos se reuniram para parabenizar as aniversariantes do dia. Jéssica aniversariou ontem e, por isso, este bloguinho lhe oferece este trabalho. Que seus dias sejam sempre e continuamente de crença e amor aos santos das religiões afro e na vida Mina Jêjo Nagô!
As ondas já bateu na areia
A sereia vem nos salvar
Ai, quem manda no mar?
É Yemanjá!
Ai, quem manda no mar?
É Yemanjá!
Que emoção Jessica, felicidades eternas em nome de Oxalá, fiquei emocionado,quando vim a materia do Mauricio, que satisfação está vendo o seu crescimento dentro do tambor de mina,parabéns Nochê Emilia de Toy Lissá, por ter uma filha tão dedicada e de tão valorosa responsabilidade que é a menina Jessica,não pude está lá mas de onde eu me encontrava estava com vibrações possitivas para a sua obrigação dentro do tambor de mina.Parabéns a todos que estiveram ao lado da menina Jessica nesse momento de tão importância. que as bençãos de Yemanja, senhora (Abê) e de Ogum (Doçu)cubra de maravilhas a sua vida….
Axè! Axè!Axè! JESSICA..!
Minha Nochê Emilia de Toy Lissá, fico feliz por ter uma irmã tão dedicada,fico feliz ainda em ver a jessica tomar uma responsbilidade e fazer o que ela mais gosta que é cuidar dos voduns, só fico triste em não poder estar participando desta festa, mas logo logo estaremos juntos, do seu filho e dedicado REDSON DE OSHALUFAN…..
Olá minha amiga de religiosidade.
Parabéns…
Pois eu também passarei agora em Março, pelo mesmo procedimento que vc.
Deitarei para minha linda mãe Oxum.
Estou no Rio de Janeiro, e muito feliz por passar por essa fase.
Estou fazendo dois anos de santo.
Fiquei feliz e por conhecer essa bela ma~e Emilia.
Uma treajetória muito linda de vida.
Quanto carinho ela tem com seus filhos.
Todos do barracão dessa santa mâe estão de parabéns.
Axé para todos, e que minha doce mãe Oxum lhes abençõe.
Beijos.
Regina Coeli.
Nossa e muito lindo,essa saida de santo!!
desejo a senhora emilia muitos anos de vida e paz e prosperidade e muita luz!
assim desejo a todos filhos de santo dela e a todos que freguenta a tenda dela!!
vc não sabe a felicidade que eu fico vendo essas fotos de saida de santo que tanto adoro e um dia vou da obrigação aos meus orixas e freguenta uma tenda dessa!!
oxalá abencoe a todos!!
eu sou filha de iemanja estou para entra de camarinha esto pedindo uma ajuda por quer nao tenho com disos de bacar a feista e aminha mae iemanja estar fazendo eu bola muita etamto quer meu apelido e bola 7 e mae meta e ela decer q
muito lindo sua saida adoreiii que ela continue abençoandooo vc
Olá! Sou filha de nossa Mãe Iemanja rainho do mar e adorei a sua saida ela esta muito linda e já que vctem o poder de tela pessa a ela que me ajude no que eu mais peço a ela , e que o meu marido pare de beber paa que ele voute para casa dureto do cerviço pois eu não sei mais a o que recorrer me desculpe por ta lhe pedindo isso se eu nem lhe conheço mais sei que pode me ajudar beijinhos e que nossa Mãe Iemanja de abençoe e te proteja sempre de tudo e de todos que te faz sofrer e quem te faz chorar beijinhos.
Obrigada querida..por sua atenção…
e pode ter certeza que pedirei a nossa Mãe para que ela ilumine seus caminhos e atenda seus pedidos..
Abraços e Beijos…
è que Tóy Lissá e Agbê Manjá..sempre lhe protejam sempre
Axé
oi como vc ta
Oi Jéssica, gostaria dos pontos CANTADOS do Seu Dom João Soleira!!!! Se der me envie o deixe no comentário… Obrigada voce me ajudará muito AXÉ
que emoçao !
amei de mais esta materia jessica vc e uma pesso escepcional viu tem uma energia positiva que nos faz se sentir muito bem vendo a materia fiquei alta-mente feliz em ve que ha muitas pessoas que amam as suas religioes e vc e um exemplo enorme .vou te pedir obrigado por ser assim .que oxala lhe abençoe e a mae emilia tambem.
lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa de +
as imagens estavam lindas q nem yemanja foi um prazer ver essas fotos lindas adoreiii
eu gostei da arrumação e da santa yemanja bjossss q vcs continuam assim
Parabens, Mãe Emilia, por mais uma vitoria dentro da nossa religiao, axe a Jessica pela bela Yemanja.
mukuiu
BOKULE DE GONGOBILA
o endereço
bao tarde festa linda gostaria de ir na proxima axe
LINDA SUA SAIDA., TB SOU FILHA DE MAMAE IEMANJA TENHO SETE ANOS DE FEITURA.,SOU DO RIO DE JANEIRO AXE MINHA IRMA.
oi jessica voce estava muito bonita
Mintiiiiira