AMAZONINO ANUNCIA ASSISTENCIALISMO MESSIÂNICO. E AGORA, ASSISTÊNCIA SOCIAL?

2

Em seu discurso na melancólica posse, o prefeito provisório, Amazonino Mendes, afirmou que fará do assistencialismo uma das bandeiras de sua administração. Citou, para tal, o espírito de renúncia e a caridade cristã, convocando as igrejas de todas as denominações a fazer parte do seu governo.

Ao mesmo tempo, e na contramão do assistencialismo amazonínico, o governo federal, através do Bolsa-Família, comemora: os resultados do programa têm mostrado que o auxílio financeiro, acompanhado das condicionalidades (saúde e educação) e das políticas de criação de emprego e renda, tem diminuído a dependência histórica da população desassistida pelas políticas públicas em relação às benesses eleitoreiras de políticos locais. Ou nas palavras do ministro, Patrus Ananias: “Nós estamos superando o assistencialismo”.

Uma das evidências, sobretudo no nordeste, foi a predominância eleitoral que já ocorreu em 2006: a derrota sistemática de antigos políticos que fizeram carreirismo se aproveitando da miséria social.

No Amazonas, ao menos no plano macroeconômico, ainda predominam essas forças reacionárias que permitem a exploração da miséria em troca do voto. Será interessante, no entanto, do ponto de vista da correlação de forças entre um entendimento assistencialista e um assistencial, observar como a administração Amazonino, ainda que provisória, dará conta de gerenciar em nível local o benefício social federal. Sem, é claro, os 60 Reais prometidos em campanha. Alguém acreditou?

Interessante ainda será ver como as classes dos assistentes sociais e psicólogos, que comemoraram a ascensão de um viés mais “técnico” à assistência social na administração serafinesca, reagirão a este anunciado retorno ao obscurantismo Paulino da dupla fraternal Amazonino/Marise Mendes. Até agora, com silêncio.

2 thoughts on “AMAZONINO ANUNCIA ASSISTENCIALISMO MESSIÂNICO. E AGORA, ASSISTÊNCIA SOCIAL?

  1. AMAZONINO, PREFEITO PROVISÓRIO E INOVADOR.
    Segundo a coluna Claro & Escuro do Diário do Amazonas, ontem, Amazonino prometeu criar até o que já existe. Na Secretaria Municipal de Finanças disse que iria criar uma espécie de câmara de compensação para converter tributos arrecadados com nota fiscal eletrônica em descontos para outros tributos. O sistema de compensação já foi criado pelo ex-prefeito Serafim Correa, inclusive, a nota fiscal eletrônica.
    Aos poucos, muitas coisas que foram criadas por Serafim, e que o povo desconhece, vão aparecendo.

  2. Valeu, Moura!

    Parece que a única inovação que Amazonino conseguirá realizar em seu mandato será a de ser o primeiro prefeito cassado da cidade de Manaus no século XXI.

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.