*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*
“Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).
NUNCA ANTES NESTA PÁTRIA DE CHUTEIRAS…
CHAGÃO PERGUNTA
O ‘Chagão!’ quer saber: somente duas seleções nacionais faturaram uma Copa do Mundo com dois irmãos jogando no mesmo time. Você sabe quais foram? Resposta: em 1954, os irmãos Fritz e Ottmar Walter venciam com a Alemanha o mundial. Em 1966, foi a vez dos irmãos Charlton, Bobby e Jacky, pela Inglaterra, faturarem o torneio.
LINHA DE PASSE
E Cristiano Ronaldo levou a Bola de Ouro da revista France Football. É o terceiro português a levar o prêmio, depois de Eusébio e Figo. Ronaldo tornou-se favorito graças à temporada passada, quando foi artilheiro do Manchester United e faturou, além da Premier League, a Liga dos Campeões. Ronaldo sucede a Kaká, e deve também levar o prêmio da FIFA de melhor do ano. Ronaldo, diferente de Eusébio, não costuma se dar bem em decisões. Não brilhou na final da Champions League, e nunca correspondeu às expectativas na seleção portuguesa. Depois da temporada que fez, tentou jogar tudo para o alto, forçando uma transferência para o Real Madrid, que acabou não dando certo, mas abriu uma ferida entre o time inglês e o espanhol. Ronaldo, enfim, não é jogador decisivo, e fez uma temporada acima da média, a qual provavelmente não deve repetir. Mas na falta de outro melhor…
CAMPEONATOS AMÉRICA DO SUL
COPA SUDAMERICANA: tal como o São Paulo, talvez sem a mesma soberba, o Inter preparou a festa do título. Só esqueceu de combinar com os argentinos. Os Pinchas vieram mordidos pela pífia apresentação em La Plata, e dispostos a mostrar que não chegaram à final por convite. No primeiro tempo, com um time ainda médio-ofensivo, e com Alex e D’Alessandro tentando alguma coisa com o solitário Nilmar, o time equilibrava as ações com um Estudiantes desta vez conduzidos por La Brujita Verón bem mais inspirado que o último confronto. Mas no segundo tempo, a situação mudou. Talvez crendo que o time do Inter não sairia dos zeros com o albi-rubro, talvez não tendo ciência do forte time que tem na mão, talvez achando que o que deu certo lá seria certeiro cá, ou talvez por medo de um Estudiantes mais arrumado, o técnico Tite encastelou seu plantel na defesa, e tomou o castigo: aos 20 minutos, Alayes, o cabeludo, escorou cruzamento e fez o gol que os argentinos precisavam. E não fizeram mais pela retranca colorada. Não deu outra, prorrogação, o que era, a bem dizer, justo para um time superior mas que recusou o jogo no segundo tempo. Não tendo mais reservas físicas para aguentar o tranco, o Inter foi para cima com o sopro do grito da torcida, e aos 113 minutos, num bate-rebate na pequena área, Nilmar empurrou para as redes e sacramentou o título colorado. Restou aos argentinos o consolo de apagar a fraquíssima atuação em casa, e um Verón que lutou muito em campo. Mais uma vez, a América é colorada!
SPORT CLUBE INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE
CAMPEÃO INVICTO DA SULAMERICANA 2008
ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO
Sou torcedor do Internacional mais esse jornalista que escreve o chagão é muito mais. Pra quê dois símbolos do time? Pra quê a tiração de sarro? Será flamenguista? Vascaista? Não vai levar o título desde ano e ai esnoba. O único nacional. Até parece o Bueno que tem raiva de Buenos Ayres.
A América sempre será colorada companheiro. Que viva Lula, Chaves, Cristina, Corrêa, o Boliviano, o Paraguaio tchê!
Valeu pelo toque, colorado/colorido Anônimo!
Mas não tem sarro nenhum, apenas a constatação: diante do fraco apelo que a Sulamericana tem junto aos times brasileiros, o título do Inter merece destaque: o consolo da amada desprezada pelo amado, e que afoga as mágoas com um belo rapaz, bem ao estilo “arma de vingança”.
Aliás, quem tirou sarro foste tu, que comparou o Colorado-Gauche aos gêmeos siameses Fla-Vas. De resto, o multicolorido da América do Sul combina com o vermelhusco do Saci! Só não valeram os golpes baixos: de “Galvão” e “jornalista” não se alcunha nem ao inimigo!
Abraços!