*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*
“Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).
CHAGÃO PERGUNTA
O ‘Chagão!’ quer saber: somente duas seleções nacionais faturaram uma Copa do Mundo com dois irmãos jogando no mesmo time. Você sabe quais foram?
CONTA OUTRA, LEONOR!
Há quem ainda não tenha compreendido que o futebol já andava enamorado pelo mercado capitalista muito antes da FIFA sedimentar o futebusiness como o modelo hegemônico – mas não o único – mundial. Claro, o modelo FIFA carrega signos que naqueles tempos não tinham a recorrência que têm hoje, mas os elementos de referência ao mercado da bola, este já era presente. Nas décadas de 30 e 40, era comum que agentes italianos viessem ao Brasil em busca de algum craque de sobrenome italiano (ou pelo menos que se passasse por italiano) e o levasse para jogar no Milan, Fiorentina, Juventus, Lazio. Não por acaso, a Itália levou os mundiais de 34 e 38 com uma legião de estrangeiros, que incluía brasileiros e argentinos. O dinheiro já falava alto, mas existia algo que é raro atualmente: talento. Outra diferença: não se investia tanto em marcas e modelos de chuteiras, bolas, uniformes, que de tão leves e macios, dispensam até a habilidade. Não foi esse o mote da chuteira de marca famosa, com o autógrafo de Ronaldinho Gaúcho vendia? Compre a chuteira e ganhe o talento! Assim como os operários da indústria foram submetidos a uma intensificação da exploração de sua mão-de-obra, da mesma maneira, os jogadores foram submetidos a uma intensificação da exploração, uma valorização excessiva dos treinadores, e desapareceu a inventividade, a iniciativa, o talento, o craque. É essa mercadologização que vemos, no ano de 1959, no samba de breque do malandro Moreira da Silva, ou Kid Morengueira, que fazia dos seus sambas uma crônica do Rio de Janeiro da época. Na música Pé e Bola, ele fala já do sonho de enriquecer como jogador de futebol, ter o nome no jornal, da profissão de jogador ter o mesmo status social que um “doutor”, ir para a Europa (quando brinca com o meia Didi, campeão do mundo, o Rei Etíope, que recusou várias propostas para jogar no exterior antes de ir ao Real Madrid). E ainda é do tempo que zagueiro central era alfe beque (half-back). Então, não se assuste quando o jogador Marquinhos, meia do Vitória da Bahia, jogue as últimas partidas do Campeonato Brasileiro com uma chuteira verde, já sabidamente negociado com a empresa Traffic, que irá conduzi-lo ao Palmeiras. Também não se assuste quando seu futuro colega de clube, Kléber, afirma em entrevista que Marquinhos deve escolher se quer vencer o Palmeiras hoje e não jogar a Libertadores ano que vem. Até aí, embora isso nada tenha a ver com futebol, não é novidade, nem será isso que acabará com o futebol. O que acaba com o futebol, o que dói aos mendigos do futebol (como Eduardo Galeano), é a aridez intelectual, a falta de talento e de intimidade com a Leonor. Isso é que mata!
Ouça e baixe aqui: Pé e Bola – Moreira da Silva
Pé e Bola
(Waldemar Pujol e Moreira da Silva)
Eu nasci para ser
Um craque da pelota
[Não é mentira nem lorota!
Porém,
O meu amor minha carreira
Quer cortar p’ra medicina eu estudar
E me formar em doutor.
Bacharelado em coisas de anatomia,
Andar na aristocracia,
Discutindo o assunto
Com altos cientistas, especialistas.
[Meu meio é futebolista!
Eu hei de me formar
Um astro verdadeiro
[Um perigoso artilheiro!
E ser o terror de Pelé
E suplantar o ‘seu’ Mazolla
E no drible de corpo,
Botar no bolso Henrique, Dida e Sabará
Eu vou mostrar o meu valor!
O Diamante Negro já perdeu seu brilho,
A estrela se apagou!
[Eu quero ser futeboleiro e não doutor!
Quando eu pisar o gramado para disputar,
E a jaqueta nacional envergar.
Passar as minhas pintas de fininho
E o Alfe Beque bobear
De letra um gol eu vou marcar
E a torcida aplaudindo
Minha jogada espetacular
Pedro Luís, tendo a mão ao microfone
Para todo o universo vai anunciar:
[“Saiu o zero do placar!”
Escute aqui, minha gente
Para ter nome não precisa ser doutor (baticundum)
Basta saber
Controlar o caroço, balão de couro
Com inteligência
E sempre agindo com prudência
Tenho a certeza que dedicando
Não vou me dar mal
Pode sair um sururu em campo
E no dia seguinte o nome no jornal
[Para o cartaz do Morengueira é natural.
(Não sei se fico na Espanha ou vou p’ra Portugal
Depende do valor do passe
É, o melhor é ficar no Brasil
Eu e o Didi vamos ficar ricos!).
Do disco Moreira da Silva – O Último Malandro, 1959, Odeon.
CAMPEONATOS NACIONAIS
É, não acabou. O São Paulo ainda tem grandíssimas chances de levar, mas nesta rodada, os papéis se inverteram. O tricolor paulista foi dominado por um Fluminense melhor o jogo inteiro, mas prejudicado pela falta de sorte nas finalizações, pela imprecisão de Washington (que perdeu a chance de fechar o ano como carrasco sãopaulino) e pelo árbitro, que no segundo tempo só não fez gol para o time tricolor, marcando até espirro do Flu como sendo falta e não dando o penal cometido em Washington no final da partida – este até compreensível, e não determinante no placar, já que nem todo pênalti é automaticamente gol, e o Flu poderia ter sido mais incisivo, principalmente na etapa complementar. De qualquer sorte, um placar favorável ao São Paulo, diante das circunstâncias. O time perderia, não fosse o frangasso do goleiro com nome de sociólogo neoliberal, que fez golpe de vista em um chute esdrúxulo de Borges e tomou o gol. Enquanto isso, o Grêmio dava um susto na sua torcida e animava a equipe televisiva da Band, que já entregava a taça para o São Paulo aos 5 minutos de jogo. Antes do intervalo as coisas voltavam ao normal e o tricolor gaúcho goleava. Agora a luta pelo título e pelas vagas na Libertadores ficou assim:
-
São Paulo: Goiás – não ganhou, não levou. Ainda há chance, mas se amarelar contra o Goiás, dança. Lembre-se, torcedor tricolor, que foi o Goiás quem empurrou o Timão para a segundona ano passado.
-
Grêmio: Atlético/MG – conseguiu o primeiro milagre: o apagão do São Paulo. Resta agora o outro: que o time paulista perca para o Goiás, e que ele vença o Galo Mineiro, em casa. Oxalá, nosso Pai Xangô, que a terra do time sulista tem torcedor racista, mas também tem a colônia candomblecista/umbandista que mais cresce no país, segundo o IBGE.
-
Cruzeiro: Portuguesa – a depender do resultado do jogo do Flamengo, que não costuma se dar bem na Arena Kioceram, no Paraná, já está com a mão na vaga. Basta-lhe o mesmo resultado que os rubro-negros, e ainda enfrenta a já rebaixada Portuguesa.
-
Palmeiras: Botafogo – também só perde a vaga se perder o jogo e Cruzeiro e Flamengo vencerem. Precisa do mesmo resultado do Urubu para comemorar, e ainda encara o Botafogo.
-
Flamengo: Atlético/PR – tem a dificílima missão de vencer o Furacão fora de casa, e ainda torcer por tropeços de Cruzeiro ou Palmeiras. Mas em se tratando de missão impossível o Flamengo mostrou nesta rodada que é bom. Conseguiu deixar o Goiás empatar em 3 a 3, depois de estar vencendo por 3 a 0.
Na briga pelas vagas na Série B, Portuguesa e Ipatinga já estão lá. Do restante, Vasco, Figueirense, Atlético Paranaense e até o Náutico ainda podem desabar. Veja o que cada clube precisa fazer para escapar da degola:
-
Vasco da Gama: Vitória – um dos passos foi dado, com a vitória sobre o Coritiba, mas o Vasco ainda precisa vencer o Vitória em casa, e torcer por derrotas de pelo menos dois dos rivais.
-
Figueirense: Internacional – pelejará contra um Inter possivelmente embriagado pelo título da Sudamericana, ou de ressaca pela derrota. Tem a seu favor o fato de ter vencido seus últimos confrontos. Uma vitória só não basta; é preciso que Náutico ou Furacão percam seu jogo.
-
Náutico: Santos – o Timbu venceu o jogo de seis pontos com o Atlético Paranaense e respirou, mas ainda precisa pontuar para não depender de resultados outrem. Se vencer, escapa sem nenhum arranhão. Mas joga contra o Santos fora de casa, e disputa diretamente a posição. Um empate salva o pernambucano.
-
Atlético/PR: Flamengo – o pau vai torar na decisão rubro-negra. O Flamengo depende do resultado, e o Atlético, idem. Só uma vitória garante o Furacão na primeirona 2009, ou isso ou derrotas de Figueirense e Vasco.
Kléber Pereira ainda é o artilheiro, com 21 gols. Confira os resultados e vote na enquete:
37ª Rodada Série A – 30/11
Botafogo 1 – 3 Figueirense
São Paulo 1 – 1 Fluminense
Atlético/MG 0 – 0 Santos
Ipatinga 1 – 4 Grêmio
Flamengo 3 – 3 Goiás
Náutico 2 – 1 Atlético/PR
Coritiba 0 – 2 Vasco
Portuguesa 2 – 2 Sport Recife
Vitória 0 – 0 Palmeiras
Internacional 1 – 0 Cruzeiro
Classificação*
São Paulo – 72
Grêmio – 69
Palmeiras – 65
Cruzeiro – 64
Flamengo – 64
Internacional – 54
Goiás – 53
Coritiba – 53
Botafogo – 50
Vitória – 49
Sport Recife – 49
Atlético/MG – 48
Fluminense – 44
Santos – 44
Náutico – 43
Atlético/PR – 42
Figueirense – 41
Vasco – 40
Portuguesa – 38
Ipatinga – 34
* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B.
* * *
Derradeira rodada da Série B, donde o campeão, Corinthians, despediu-se com uma carimbada na faixa por parte do América de Natal, que se aproveitou do clima natalino no time paulista e empurrou dois, safando-se do alçapão. E para a alegria dupla do torcedor alvi-negro, o Santo André, time que conta com o ex-corintiano e proprietário de Deus, Marcelinho Carioca, sagrou-se vice, graças ao empate do Avaí em casa. Ao final, mais três paulistas e um catarinense na série A. Já na ponta de baixo, quem correu, correu, quem não conseguiu, vai disputar a terceirona ano que vem. A dupla Fortaleza e Ceará foi rival até o final: enquanto os tricolores venciam o Brasiliense na terra do sol, o Vovô perdia para o Marília, mas os tricolores se garantiram pelo critério de vitórias. A artilharia acabou ficando com o edil Túlio Maravilha, com 24 gols. Salvo um hecatombe de gols dos candidatos a artilheiros na Série A, Túlio leva a artilharia das três séries do Brasileirão. Confira os resultados finais do torneio:
38ª Rodada Série B – 28 e 29/11
Gama 0 – 0 Bahia
Santo André 3 – 1 Paraná
América/RN 2 – 0 Corinthians
Fortaleza 3 – 0 Brasiliense
CRB 1 – 3 ABC
Marília 2 – 1 Ceará
Ponte Preta 3 – 1 Criciúma
Avaí 2 – 2 São Caetano
Juventude 3 – 2 Barueri
Vila Nova 2 – 0 Bragantino
Classificação Final do Brasileiro Série B 2008*
Corinthians – 85
Santo André – 68
Avaí – 67
Barueri – 63
Ponte Preta – 58
Vila Nova – 58
Bragantino – 57
Juventude – 56
São Caetano – 54
Bahia – 52
Paraná Clube – 49
Ceará – 49
ABC/RN – 48
Brasiliense – 47
América/RN – 46
Fortaleza – 45
Marília – 45
Criciúma – 41
Gama – 35
CRB – 24
* Em roxo, os classificados para a Série A do Brasileirão ‘09; em cinza, os rebaixados para a série C.
CAMPEONATOS AMÉRICA DO SUL
Apertura Argentino’ 08: Segue o enterro do River no certame, que foi devorado por um valente Tigre, que não permite o distanciamento do Boca Junios. Os xeneizes venceram o clássico com La Academia. O jogo do Estudiantes, para não prejudicá-los na partida da próxima quarta-feira, contra o Inter de Porto Alegre, só ocorrerá no dia 10. Já o Huracán vencia até os 16 minutos de jogo o San Lorenzo quando um festival de água, raios e trovões interromperam a partida, que será terminada nesta terça-feira. Faltando duas rodadas, só depende dos auri-azuis comemorar mais um título. Mas o fantasma do Lanús voltou, e o Apertura anterior faz sombra em Bombonera. Na artilharia, José Sand, do Lanús, continua com 14 tentos. Resultados:
17ª Fecha Apertura’08 – 28, 29 e 30/11
Independiente 0 – 1 Banfield
Gimnasia La Plata 1 – 0 Colón
Gimnasia Jujuy 1 – 0 San Martín (T)
Lanús 2 – 1 Arsenal
Tigre 3 – 1 River Plate
Argentinos Jrs 0 – 0 Rosario Central
Boca Jrs 2 – 1 Racing Club
Newell’s 1 – 0 Vélez
Huracán – San Lorenzo (03/12)
Godoy Cruz – Estudiantes (10/12)
Classificação
Boca Juniors – 35
Tigre – 33
Lanús – 31
San Lorenzo – 30
Newell’s Old Boys – 28
Vélez Sarsfield – 26
Gimnasia La Plata – 25
Estudiantes La Plata – 24
Colón – 23
Argentinos Juniors – 22
Banfield – 22
Arsenal – 22
Racing Club – 21
Gimnasia Jujuy – 19
Independiente – 18
San Martín (T) – 17
Huracán – 17
Rosario Central – 15
Godoy Cruz – 14
River Plate – 13
* * *
Apertura Uruguaio’ 08: enquanto não houver acordo com a polícia sobre como será a cobertura das rodadas restantes do Uruguaio, não haverá rodada. Assim ficou decidido na última quarta-feira, em reunião na AUF, com todos os clubes. Como informado nesta coluna, o campeonato uruguaio foi interrompido na décima-primeira rodada, graças aos confrontos entre a torcida do Nacional e do Danubio, nos Jardines, quando as torcidas invadiram o gramado e fizeram praça de guerra. Um torcedor do Danubio e um do Nacional já foram presos e condenados, e após cumprir pena, ainda ficarão um ano proibidos de frequentar jogos dos seus times. Mas além disso, uma outra crise se avizinha, e pode complicar ainda mais o certame. É que o Peñarol ameaça deixar a AUF, caso se confirme a decisão do Tribunal de Contiendas da AUF, que acatou, por 3 a 2, recurso do Nacional para que se jogue a partida contra o Villa Española. Na segunda rodada do torneio, o árbitro Líber Prudente, baseando-se nas regras do torneio, declarou vitória por 2 a 0 para o Villa Española, devido ao atraso de 5 minutos do Nacional em se apresentar para o início da partida. O tribunal deu ganho de causa ao tricolor, o que deixou o arqui-rival revoltado. Na partida entre Peñarol e Villa Española, no dia 09 de novembro, quando o recurso do Nacional ainda seria julgado, mas já era certa a vitória, o time do Villa entrou em campo com uma faixa onde se lia: “E se o Villa tivesse entrado tarde?”. Os carboneros apresentaram uma carta ao presidente da AUF onde pedem que o Tribunal de Contiendas se retrate e volte atrás em sua decisão, ou ameaça deixar de fazer parte da AUF. Para completar, o tribunal, ao decidir pela realização da partida, designou o mesmo árbitro, Líber Prudente, para apita-la, o que deixou os dirigentes do Nacional em polvorosa. Enquanto isso, o Uruguai, como potência futebolística, vai sendo varrido da face da América do Sul, e nem São ‘Negro Jefe’ poderá salvá-los.
CAMPEONATOS EUROPEUS
Ligue 1 Temporada 2008-2009: Rodada 16, os cinco primeiros são: Lyon (34), Rennes (29), Marseille e Nice* (28), Bordeaux (26). Resultados: Lyon 0 – 0 Valenciennes, Rennes 1 – 0 Paris Saint-German, Toulouse 0 – 0 Marseille. * – Nice com um jogo ainda por realizar, devidos às chuvas na região.
* * *
Bundesliga 2008-2009: Rodada 15, os cinco primeiros são: TSG Hoffenheim (34), Bayern Munique (31), Hertha Berlin (30), Bayer Leverkusen (28), Hamburg (27). Resultados: Hoffenheim 3 – 0 Arminia Bielefeld, Leverkusen 0 – 2 Bayern Munique, Hertha Berlin 2 – 1 FC Köln.
* * *
Premier League 2008-2009: Rodada 15, os cinco primeiros são: Chelsea e Liverpool* (33), Manchester United (28), Arsenal (26), Aston Villa (25). Resultados: Chelsea 1 – 2 Arsenal, Manchester City 0 – 1 Manchester United, Aston Villa 0 – 0 Fulham. * – Liverpool joga contra West Ham hoje.
* * *
Liga Sagres 08/09: Rodada 10, os cinco primeiros são: Leixões (23), Benfica* (21), Sporting Lisboa (19), Marítimo (18), Nacional (17). Resultados: Leixões 1 – 1 Naval, Sporting 2 – 0 Vitória de Guimarães, Belenenses 0 – 2 Marítimo. * – Joga hoje, contra o Vitória de Setúbal.
* * *
La Liga BBVA Espanha 2008/2009: Rodada 13, os cinco primeiros são: Barcelona (32), Villareal (28), Valência (27), Real Madrid (26), Sevilla (24). Resultados: Sevilla 0 – 3 Barcelona, Recreativo Huelva 1 – 2 Villareal, Valência 3 – 2 Real Betis.
* * *
Série A Itália Calcio 2008/2009: Rodada 14, os cinco primeiros são: Internazionale (33), Milan e Juventus (27), Napoli (24), Lazio (23). Resultados: Inter 2 – 1 Napoli, Palermo 3 – 1 Milan, Juventus 4 – 0 Reggina.
* * *
Eredivisie Holanda 2008/2009: Rodada 13, os cinco primeiros são: AZ Alkmaar (29), Ajax e NAC Breda (26), FC Twente (24), FC Groningen (23). Resultados: FC Groningen 0 – 2 AZ Alkmaar, Ajax 1 – 1 FC Utrecht, Sparta Roterdã 4 – 0 NAC Breda.