*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*

0

Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).

CHAGÃO PERGUNTA

O ‘Chagão!’ quer saber: Aproveitando o assunto de jogadores de outras nacionalidades que atuaram por seleções nacionais como naturalizados, queremos saber: no Mundial de 1962, uma das seleções formou um timaço de craques, formado por um argentino, um paraguaio, um húngaro e um uruguaio. Que selecionado era esse?

CONTA OUTRA, LEONOR!

Houve uma época em que o maior clássico da Europa, e talvez do mundo, era Milan e Napoli. Nas temporadas de 1987 a 1991, os dois times, recheados de bons jogadores e alguns craques, protagonizavam o gozo do futebol ofensivo. De um lado, Ruud Gullit, Van Basten, Frank Rijkaard, e do outro, Careca e Diego Maradona. Ao ver, neste final de semana, o duelo entre o Milan de Ronaldinho, Kaká e Pato, contra o Napoli de Lavezzi e Germán Denis, a Leonor pensou nos torcedores mais novos, aqueles aos quais acompanhar um campeonato europeu é mais banal do que acompanhar o campeonato nacional. O trio brasileiro não chega aos pés do holandês, e dificilmente chegará, mesmo que o rossonero leve o scudetto. Já o Napoli é rápido, um time de fraco a razoável, com um bom jogador (Lavezzi, que São Maradona o convoque!) e uma porção de medianos. Dos afetos produzidos pelo encontro criativo de Milan e Napoli – e o Milan já era berlusconiano, para piorar – restou somente a memória. Mas como a memória também pode ativar os afetos alegres, a Leonor traz para o leitor intempestivo uma curta compilação de vídeos, gols de confrontos entre Milan e Napoli, dos tempos de Van Basten versus Careca, Gullit versus Don Dieguito. Detalhe: no Milan daqueles tempos, já jogava o lateral Paolo Maldini, que ainda hoje se arrasta pela defesa rossonera.

MILAN X NAPOLI

Temporada 90/91: gol de penal de Maradona, empate numa jogada de Van Basten / Gullit (aqui).

Temporada 88/89: Napoli 4 – 1 Milan. Aqui um compacto com todos os gols.

Temporada 87/88: Napoli 2 – 3 Milan. Veja os lances.

LINHA DE PASSE

Renzo Cataldo é mais uma vítima do futebusiness, um operário da bola cujo corpo não suporta o ritmo alucinante do esporte de alto rendimento, inimigo do corpo e da alegria. Cataldo jogava nas categorias de base do Boca Juniors de Bermejo, e seu time disputava o segundo tempo de jogo contra o Municipal Godoy Cruz no sábado, quando aos 37 minutos, ele caiu em campo, para não mais retornar. O pai de Cataldo ficou desconsolado, mas não havia mais o que fazer para salvá-lo. Cataldo não tinha problemas de saúde conhecidos, e tinha 19 anos. Na última quarta-feira, foi o meio-campista Ruben de La Red, do Real Madrid, que desmaiou na partida contra o Real Unión, pela Copa Del Rey, mas recuperou-se. Ele teve uma queda brusca de pressão, e ficou inconsciente por mais de 3 minutos.

* * *

Não é de hoje que o lateral jogado na área como se fosse cruzamento é usado por alguns times, e existem laterais especialistas no arremesso à longa distância. Mas no campeonato inglês desta temporada surgiu uma modalidade um tanto diferente. O Stoke City, time recém promovido, e que foi vice-campeão da segundona da Inglaterra, tem o lateral-direito Rory Delap. O diferencial do arremesso lateral de Rory é que ele lança a uma distância de até 32 metros, com velocidade e com pouca hipérbole (ele não joga para cima, mas para a frente, o que aumenta a velocidade da bola). E não joga na direção do atacante, mas na do goleiro. Com tanta gente no meio para atrapalhar, no mínimo ele arruma um salseiro na pequena área. O time já fez vários gols desta forma, e os adversários temem colocar a bola para fora no seu campo de defesa. Vejam neste vídeo alguns lances compilados de gols e jogadas de perigo nascidas dos arremessos de Delap. Do jeito que o futebol anda carente de jogadores criativos, vale tudo, até explorar lateral para chegar ao gol.

* * *

A mais nova e controversa contratação do Vitória vem diretamente do seu arqui-rival, o Bahia. Mas não se trata de nenhum craque de intimidades com a Leonor. Bastou o Bahia EC demitir a cozinheira Fernanda Santana, que o rubro-negro da boa terra foi lá e contratou a habilidosa quituteira. Bom para ela, funcionária engajada, e que foi demitida por organizar um greve em protesto pela falta de pagamento por parte da diretoria tricolor. Bom para o Vitória, se, é claro, manter o pagamento em dia e tratar seus funcionários com respeito. Afinal, com a dona Fernanda, vale a máxima brechtiana: primeiro a barriga, depois a bola!

CAMPEONATOS NACIONAIS

Demorou, demorou, mas no dia dos mortos, cá estamos nós com o tricolor paulista na liderança do campeonato. Teremos novamente o São Paulo levando a taça para o Morumbi? Neste dia, tomado pela superstição catolicista como fúnebre, a rodada enterrou algumas pretensões. Primeira, a do Flamengo, de chegar ao título. Não dá mais, já se vêem os urubus sobrevoando a Gávea, e não são os mascotes do clube. Na zona sul, o Inter entregou os pontos, e se contenta com a Sulamericana 2009, de olho no título da edição 2008. Fluminense e Vasco fizeram o clássico do cemitério, e nesta briga necrófila, deu São Januário, morrem os dois abraçados, ao menos até a próxima rodada. Ferido de morte, mas ainda respirando, está o Grêmio, que no primeiro turno humilhou o Figueirense, abrindo caminho para a liderança, mas que agora, é derrubado na volta da Jurema pelo mesmo time. Kléber Pereira, do Santos, fez um, e tem 21, mas não impediu a derrota do seu time. Resultados:

33ª Rodada Série A – 01 e 02/11

Ipatinga 2 – 0 Coritiba

Flamengo 2 – 2 Portuguesa

Náutico 1 – 0 Vitória

Santos 1 – 2 Palmeiras

Atlético/MG 2 – 1 Botafogo

Goiás 3 – 0 Cruzeiro

Atlético/PR 1 – 0 Sport Recife

Grêmio 1 – 1 Figueirense

Fluminense 0 – 1 Vasco

São Paulo 3 – 0 Internacional

Classificação*

São Paulo  –  62

Palmeiras  –  61

Grêmio  –  60

Cruzeiro  –  58

Flamengo  –  57

Botafogo  –  49

Coritiba  – 49

Goiás  –  48

Internacional  –  48

Vitória  –  45

Sport Recife  –  42

Atlético/MG  –  41

Santos  –  40

Náutico  –  36

Portuguesa  –  36

Atlético/PR  –  35

Figueirense  –  35

Vasco  –  34

Fluminense  –  34

Ipatinga  –  31

* Em azul, os classificados para a Libertadores ’09; em verde, os classificados para a Sulamericana ’09, e em vermelho, os rebaixados para a série B.

* * *

Ainda não matematicamente, mas parece que o Avaí já garantiu a sua vaga na série A do ano que vem. Os azuis-e-brancos derrubaram um concorrente direto, a Ponte, e tem 07 pontos de vantagem sobre o terceiro colocado. As duas últimas vagas ficam para os desesperados. Dentre eles, o Juventude, que vem vencendo e se recuperando, ele que seria a segunda força do torneio, mas não confirmou a fama. O destaque negativo é para a Bahia de Todos os Santos. Perdeu com o Vitória na Série A, e com o Bahia, na B. Os cearenses desaprenderam o riscado da bola, e também seguem tabela abaixo. E o Corinthians, claro, venceu mais uma. Túlio continua com seus 23 gols e aguardando a diplomação pelo TRE. Confira os resultados:

33ª Rodada Série B – 28 e 31/10 e 01/11

Juventude 2 – 1 Santo André

Vila Nova 1 – 1 Gama

Fortaleza 0 – 1 Marília

Avaí 2 – 1 Ponte Preta

Brasiliense 1 – 0 ABC

Barueri 1 – 0 Criciúma

São Caetano 2 – 2 Ceará

Bragantino 4 – 0 Bahia

Corinthians 2 – 1 Paraná Clube

América 0 – 0 CRB

Classificação*

Corinthians  –  73

Avaí  –  62

Vila Nova  –  55

Santo André  –  55

Barueri  –  54

Bragantino  –  52

Juventude  –  52

Ponte Preta  –  48

São Caetano  –  47

Ceará  –  45

Brasiliense  –  43

Bahia  –  42

Paraná Clube  –  40

ABC/RN  –  40

América/RN  –  38

Marília  –  37

Criciúma  –  36

Fortaleza  –  36

Gama  –  33

CRB  –  20

* Em roxo, os classificados para a Série A do Brasileirão ‘09; em cinza, os rebaixados para a série C.

* * *

Série C do Brasileirão: duas rodadas, uma na quarta e outra ontem, da terceirona. O Águia empatou em um gol com a Campinense em casa na quarta-feira, pela 8a rodada, e perdeu para o Duque Cai-Cai, em casa, por 2 a 1, pela 9a jornada. Já o Rio Branco goleou por 4 a 1 o Confiança, na quarta-feira, e tomou de 5 a 0 do Atlético Goianiense. Os paraenses estão em quarto, com 12 pontos, três a menos que a segunda colocada, a Campinense. Já os acreanos são lanternas, com 7 pontos. O líder é o Atlético, com 21 pontos, faltando 5 rodadas para o fim.

COPA DO BRASIL DE FUTEBOL FEMININO: começou neste final de semana o principal torneio oficial nacional de futebol feminino. Oficial porque, dentre zil torneios, até melhores tecnicamente alguns, país afora, é este que é organizado (???) pela CBF e considerado o oficial. Este ano, além de contar com a artilheira Cristiane, da seleção nacional, e com a ex-nadadora Rebeca Gusmão, o torneio deve ser mais curto. O formato é o mesmo da Copa do Brasil dos clubes machinho-machinhos. Dos times nortistas, dos quatro confrontos marcados para este domingo, somente dois aconteceram. Genus (RO) e Assemurb (AC) se enfrentaram no sábado, no estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, e quem foi assistir não se arrependeu: 4 a 1 para as donas da casa, fora o baile, de copa e cozinha, pra dar inveja a muito timão que se acha por aí. A outra partida foi entre Atenas/Flamengo (TO) e Boa Vontade (MA). A equipe da casa jogou bem e dominou a partida, mas foi o adversário que venceu, com gols de Simone e Deuzuíte, a goleira, de penal, e Jéssica, também da marca de cal, descontou no segundo tempo. São Raimundo (RR) e Nilton Lins (AM), que jogariam neste domingo, ao que parece, não entraram em campo, e até o fechamento desta coluna, nenhuma informação havia sido dada pela assessoria de imprensa da CBF. O mesmo se deu com o confronto entre Rio Norte (AP) e Sacramento (PA).

CAMPEONATOS AMÉRICA DO SUL

Apertura Argentino’ 08: este torneio já registra a pior campanha do River Plate em todos os tempos. O time do ex-meio campista Diego Simeone amarga a lanterna e dez partidas sem saber o que é uma vitória. Até quando, não sabemos. Do outro lado da rivalidade, o Boca venceu o líder, se aproximou, e homenageou o presidente, Pedro Pompillo, falecido esta semana. O leitor do ‘Chagão!’ encara duas rodadas seguidas do Apertura, devido à 12a jornada, que aconteceu na quinta-feira. Na artilharia, José Sand, do Lanús, continua com 12 tentos. Resultados:

12ª Fecha Apertura’08 – 29/10

Tigre 1 – 0 Independiente

Estudiantes 1 – 0 Lanús

Godoy Cruz 2 – 3 Huracán

Vélez 2 – 0 San Martín (T)

Rosario Central 3 – 0 Gimnasia Jujuy

Banfield 0 – 1 Boca Jrs

River Plate 1 – 1 Newell’s

San Lorenzo 1 – 1 Gimnasia La Plata

Colón 5 – 2 Argentinos Jrs

Arsenal 2 – 2 Racing

13ª Fecha Apertura’08 – 31/10, 01 e 02/11

Argentinos Jrs 2 – 0 Tigre

Independiente 1 – 1 Godoy Cruz

Huracán 1 – 0 Estudiantes

Lanús 2 – 0 River Plate

Newell’s 1 – 0 Rosario Central

Gimnasia Jujuy 2 – 0 Banfield

Boca Jrs 1 – 0 San Lorenzo

Gimnasia La Plata 0 – 1 Arsenal

Racing 0 – 0 Vélez

San Martín (T) 1 – 1 Colón

Classificação

San Lorenzo  –  26

Tigre  –  26

Boca Juniors  –  23

Newell’s Old Boys  –  20

Vélez Sarsfield  –  19

Lanús  –  18

Estudiantes La Plata  –  18

Colón  –  17

Racing Club  –  16

San Martín (T)  –  16

Gimnasia La Plata  –  15

Arsenal  –  15

Banfield  –  14

Independiente  –  14

Gimnasia Jujuy  –  13

Huracán  –  12

Rosario Central  –  11

Godoy Cruz  –  11

Argentinos Juniors  –  11

River Plate  –  09

* * *

Apertura Uruguaio’ 08: O Nacional é derrotado e agora divide a liderança do certame com o Cerro. No entanto, os tricolores tem um jogo a menos. O assédio ao mais novo destaque do time, ‘Morro’ Garcia, pode atrapalhar o desempenho do time. Já os aurinegros do Peñarol suaram, mas venceram o Bella Vista, e não estão longe da ponta da tabela. Os artilheiros do Apertura, com seis tentos cada um, são William Ferreira (Defensor Sporting) e Sergio Leal (Danubio). Resultados:

09ª Fecha Apertura’08 – 01e 02/10

Nacional 1 – 2 Liverpool

Racing 3 – 2 Rampla Jrs

Defensor Sporting 3 – 1 Cerro Largo

River Plate 1 – 2 Central Español

Peñarol 3 – 1 Bella Vista

Cerro 0 – 0 Danubio

Juventud 1 – 3 Villa Española

Wanderers 0 – 1 Tacuarembó

Classificação

Cerro – 19

Nacional – 19

Defensor Sporting – 18

Danubio – 16

Racing – 16

Liverpool – 16

Peñarol – 15

Rampla Jrs – 10

River Plate – 10

Tacuarembó – 10

Central Español – 10

Bella Vista – 10

Villa Española – 06

Wanderers – 05

Cerro Largo FC – 04

Juventud – 04

CAMPEONATOS EUROPEUS

Ligue 1 Temporada 2008-2009: Rodada 12, os cinco primeiros são: Lyon (27), Marseille (23), Bordeaux e Toulouse (21) e Lille (20). Resultados: Lyon 2 – 0 Le Mans, Marseille 3 – 1 Saint-Étienne, Nancy 1 – 0 Bordeaux.

* * *

Bundesliga 2008-2009: Rodada 11, os cinco primeiros são: TSG Hoffenheim (25), Leverkusen (24), Bayern Munique (21), Schalke 04 e Hamburg (20). Resultados: Hoffenheim 4 – 1 Karsruher, Leverkusen 2 – 0 Wolfsburg, Bayern Munique 3 – 1 Arminia Bielefeld.

* * *

Premier League 2008-2009: Rodada 11, os cinco primeiros são: Liverpool e Chelsea (26), Manchester United (21), Hull City e Aston Villa (20). Resultados: Tottenham 2 – 1 Liverpool, Chelsea 5 – 0 Sunderland, Manchester United 4 – 3 Hull City.

* * *

Liga Sagres 08/09: Rodada 07, os cinco primeiros são: Leixões (16), Benfica (15), Nacional* e Sporting (13), Naval (11). Resultados: Leixões 2 – 1 Paços de Ferreira, Vitória de Guimarães 1 – 2 Benfica, Rio Ave 0 – 1 Sporting (* – Nacional joga hoje contra o Marítimo).

* * *

La Liga BBVA Espanha 2008/2009: Rodada 09, os cinco primeiros são: Barcelona (22), Villareal (21), Real Madrid e Valência (20), Sevilla (17). Resultados: Málaga 1 – 5 Barcelona, Athletic Bilbao 1 – 4 Villareal, Almería 1 – 1 Real Madrid.

* * *

Série A Itália Calcio 2008/2009: Rodada 10, os cinco primeiros são: Milan (22), Udinese e Internazionale (21), Napoli (20), Lazio (19). Resultados: Milan 1 – 0 Napoli, Udinese 2 – 2 Genoa, Reggina 2 – 3 Inter.

* * *

Eredivisie Holanda 2008/2009: Rodada 09, os cinco primeiros são: NAC Breda, Ajax e AZ Alkmaar (19), PSV Eindhoven (18), FC Groningen (17). Resultados: Breda 1 – 0 Groningen, Twente 0 – 2 Ajax, Heerenveen 3 – 3 Alkmaar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.