PESQUISAS IBOPE/TVAMAZONAS/GLOBO & UNISOL/A CRÍTICA DISSIPAM ELEITOR
As duas semanas passadas foram pródigas em esconder pesquisas indesejáveis. Foi um tal de hoje sai uma, não sai: não saiu. Depois das primeiras que colocavam os dois relevantes representantes da direita tradicional e direita da direita, Amazonino e Omar, as tais pesquisas começaram a arrefecer suas ousadias eleitorais. Ocultações, dando a nota de quem comanda a opinião pública foi e sempre será a direita, apesar de alguns fatos contrariarem a palavra de ordem dos retrógrados.
Como soe acontecer em tempos de blefes eleitorais, empresas de sondagem (?) de opinião pública tentaram mostrar aos incautos que “comigo tudo é sério”. E, nesta sinceridade, a Perspectiva e a Unisol mostraram queda “estrondosa” do tradicional Amazonino e subida de Omar, seu derivado, assim como o atual governador Eduardo Braga, cabo eleitoral do próprio vice governador, Omar. E, lógico, correndo também por dentro, o Ibope/Globo/TVAmazonas, não podia fugir do intermezzo bufo e marcou sua presença, identificando-se com suas comparsas. Enquanto isso, os outros candidatos, em casos como estes, eram apenas os outros.
CORRA QUE SEU CANDIDATO DESAPARECEU!
Durante duas semanas nos lares, nas ruas e bares; nos cabarés, cemitérios e cafés; tacacás, escolas e bois-bumbás, a pergunta era uma só: “Cadê as pesquisas, meu?” Contam que havia muitas, mas os resultados não agradavam representantes da festiva direita. Contam até que a Unisol tinha uma, mas errou no método e não pôde publicar. E que o honesto Ibope haveria de publicar uma no meio da semana, mas como havia o “debate”, resolveu só publicar depois de realizado o “embate”.
E foi publicada, dia 3, pela TVAMazonas, com data de pesquisa nos dias 1 e 2, antes do tal “debate”. E o resultado:
Amazonino__________________47%
Omar_______________________19%
Serafim_____________________15%
Praciano_____________________11%
Até que enfim, agora se pode publicar, Omar está em segundo para disputar o segundo turno com Amazonino. Todavia, e que via, a TVAmazonas, no afã de se mostrar respeitada e “em tempo real”, junto com o Ibope/Globo, mostrou simulação do segundo turno, e nisso revelou o hábito de tempo de eleição: não atentou, na pressa em servir a o seu grupo direitista, que a soma dos percentuais dos outros candidatos não possibilita segundo turno. No universo dos candidatos que desapareceram na pesquisa, Amazonino é eleito no primeiro turno. Ficção que até Durando Kid, da Pespectiva, muito próximo de Amazonino e Omar, não acredita.
Daí a gargalhada geral que tomou conta de Manaus com a enunciação da pesquisa que harmoniza as direitas.
NA SEQÜÊNCIA DAS PESQUISAS COMPRADAS
Do mesmo lado dos números de pesquisa equivalentes com as cifras acertadas, a Unisol, órgão terceirizado da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, traz a sua encomenda expressa impressa no jornal A Crítica. Aí que houve uma aparente modificação entre os três primeiros.
Amazonino___________________40%
Serafim______________________17%
Omar________________________17%
Praciano______________________11%
Se continuar nesses lances de dados viciados, provavelmente ocorrerá o que aconteceu há quatro anos atrás, quando os institutos de pesquisa manoniquins viraram motivo de chacota em todo o Brasil, mesmo entre os iguais em outros estados.
To be or no to be democrata! Eis a questão! Mas a questão da direita é que nunca chega a conceber a questão, razão porque manipular resultados não lhe causa nenhum pejo. Razão porque é sempre surpreendida com resultados adversos, como aconteceu na última eleição para prefeito: Amazonino estava eleito, acordou: “Cadê minha prefeitura?”.
Questão porque os outros candidatos dormem angelicais.
tendencioso
Companheiro Leal,
sua tendência é a fidelidade e por uma única palavra você enuncia muito mais do que acredita transparecer e é aí que José se deslealiza enquanto ser democrático ao ser leal a maus encontros eleitorais.
Continue por aí…
Valeu!