POLÍCIA FEDERAL E JUSTIÇA ELEITORAL APREENDE INDÍCIOS DE COMPRA DE VOTO EM MANAUS
Foi noticiado pela imprensa televisiva e internética na tarde de hoje uma operação da Polícia Federal em conjunto com a Fiscalização da Propaganda Eleitoral. Três candidatos à eleição para vereador foram envolvidos: Francisco Gomes, o Dr. Gomes (PMN), Irailton Sena (PT do B) e Joaquim Lucena (PSB). A acusação é de tentativa de compra de votos.
A P(R)F cumpriu mandados de busca e apreensão em comitês e clínicas médicas dos candidatos Irailton Sena e Dr. Gomes. O esquema seria feito nos comitês, onde eleitores seriam encaminhados à clínicas para receber tratamento médico ou odontológico em troca do voto.
O candidato Dr. Gomes tem uma fundação, conhecida como Provida, onde atende. Segundo informações noticiadas, a fundação recebeu cerca de 1,7 milhões de Reais do governo estadual. Gomes é atualmente vereador, que disputa a reeleição.
O caso do ex-secretário municipal de assistência social e cidadania, Joaquim Lucena (PSB), foi de flagrante, segundo o coordenador da fiscalização da propaganda eleitoral, Fued Cavalcante. Seguindo uma denúncia anônima, a fiscalização chegou até uma kombi adesivada com propaganda do candidato, na Cidade Nova II, onde estaria ocorrendo distribuição de kits-madeira e enxovais para grávidas. O material foi encontrado ainda dentro do veículo.
Segundo a juíza do pleito, Maria Eunice Torres, se ficarem comprovadas as irregularidades, os registros de candidatura serão cassados, e mesmo eleitos, eles não poderão assumir. Em entrevista à um jornal televisivo, o delegado responsável pela investigação afirmou que outros candidatos, incluindo majoritários, estão na mira da P(R)F nos próximos dias.