*……….::::: CHAGÃO! :::::……….*
“Quien quiera entender como funciona el mundo deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).
CHAGÃO PERGUNTA
O ‘Chagão!’ quer saber: você sabe a que time pertence este escudo?
Resposta: O time é o sulafricano Kaiser Chiefs, pioneiro do futebol profissional daquele país, time da torcida do ex-presidente, Nelson Mandela. O clube foi fundado em 1970. Mais informações aqui.
CONTA OUTRA, LEONOR!
Para o torcedor palestrino, massacrado pelo futebol de Kléber e companhia, e que precisa se convencer de que Wanderley Luxemburgo é bom técnico para conseguir títulos, pode parecer estranho que se critique um time que joga mal, mas está em segundo lugar na tabela do Brasileirão. É que o futebol imprimido pelo verdão do Parque Antártica é menos futebol do que força. Como o futebol mundial carece de talentos, a tática se torna o diferencial. Aí Luxa, com seu estilo militarista, se sobressai. Menos como um time e mais como o regimento militar, os jogadores arrancam a vitória, se necessário à base de botinadas. Não por acaso, o promissor Valdívia se tornou apenas “um a mais” no time verde. Triste para uma agremiação que, em outros tempos, já foi chamada por duas vezes de “a academia de futebol”…
.“A ACADEMIA PALMEIRENSE DOS ANOS 60 E 70”
“NASCE A ACADEMIA”
Começa a década de 60 e Ademir da Guia torna-se titular do Palmeiras e, acima disso, imprime sua marca registrada de altíssima categoria na forma de jogar do time, fazendo a imprensa comparar o time a uma Academia. Este apelido acompanha o clube há mais de 40 anos.
Em 1960, o Palmeiras conquista seu primeiro título nacional, a Taça Brasil (o Campeonato Nacional da época), ao golear o Fortaleza por 8 a 2, no Pacaembú. Em 1963, o Palmeiras é novamente campeão paulista.
Ainda em 1963, o Palmeiras sagra-se campeão do Torneio de Firenze, na Itália. O ano de 1965 é histórico para o Palmeiras. No dia 7 de Setembro, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, o time inteiro do Palmeiras, inclusive reservas e comissão técnica, é o convocado para representar o Brasil diante da tradicional Seleção do Uruguai, e vence por 3 a 0, com gols de Julinho Botelho, Rinaldo e Tupãzinho.
O Palmeiras conquista também em 1965, o Torneio Rio – São Paulo, ficando de posse da “Taça Roberto Gomes Pedroza”. Em 1966, o Palmeiras conquista novamente o Campeonato Paulista.
O ano de 1967 é um dos melhores da década para o Palmeiras. O Verdão ganha pela segunda vez a Taça Brasil , ao vencer o Náutico na final por 2 a 0, em partida realizada no Estádio do Maracanã. Conquista também o recém-criado Torneio Roberto Gomes Pedrosa, fase nacional (Campeonato Brasileiro), que também ficou conhecido como Robertão.
Em 1969, o Palmeiras conquista mais um Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) e o tradicional Troféu Ramón de Carranza, na Espanha.
“A SEGUNDA ACADEMIA”
,Começa a década de 70 e o Palmeiras, comandado por Leão, Luís Pereira, Dudu, Ademir da Guia, Leivinha e o técnico Oswaldo Brandão, monta a equipe que dominaria o cenário nacional nos anos 70.
No ano de 1972, o Palmeiras conquista todos os títulos que disputa. De maneira invicta, conquista o Campeonato Paulista. Na seqüência vem a conquista da Taça Cidade de Zaragoza, na Espanha. Logo depois, o Torneio de Mar Del Plata, contra Peñarol, Boca Juniors e San Lorenzo. Este título foi conquistado com vitórias históricas, como os 5 a 1 no Peñarol, do Uruguai.
O “Torneio Laudo Natel” foi conquistado contra a Portuguesa de Desportos. Para fechar este grande ano, o Palmeiras, em dezembro, mais uma vez faz a festa no Morumbi, ao conquistar o Campeonato Brasileiro contra o Botafogo-RJ.
No ano seguinte, 1973, vem o Bi-Campeonato Brasileiro, vencendo o São Paulo na final, em partida realizada no Morumbi.
Em 1974, o Verdão conquista um dos títulos mais comemorados de sua história; final diante do Corinthians, que estava há 20 anos sem ganhar qualquer título. Com o Morumbi lotado por 120 mil pessoal, o Palmeiras vence por 1 a 0, gol do centroavante Ronaldo, fazendo os palmeirenses entoarem o canto; “zum-zum é vinte um, zum-zum é vinte um”.
Em 1976, o Palmeiras conquista mais um Campeonato Paulista, o último da geração Ademir da Guia, que foi considerado o melhor jogador da história do clube, apelidado de o “Divino” (Ademir encerrou sua vitoriosa carreira em 1977, depois de 16 anos de glórias). Este título contou com Dudu comandando a equipe como técnico. A partida final é até os dias atuais a recordista de público na história do Estádio Palestra Itália, mais de 40 mil pessoas assistiram a vitória esmeraldina por 1 a 0, diante do XV de Piracicaba.
CAMPEONATOS NACIONAIS
Timão tropeça em Brasília, e quase é devorado pelo jacaré, afinal, nem tudo é galinha morta na série B (ou será o contrário?). Avaí perde fôlego, mas pode ter sido a maldição do Corinthians, que cantou vitória antes do tempo e levou o alvi-azul sulino de carona. Quem segue na perseguição, mas ainda comendo poeira, é o Vila Nova. O detalhe é que as seis primeiras posições do certame bem podiam ser do paulistão, o que mostra o desequilíbrio econômico do futebol nacional. Túlio Maravilha é o Corinthians dos artilheiros: se dá ao luxo de não marcar e ainda manter boa distância dos adversários. Confira os resultados:
25ª Rodada Série B – 16/09
CRB 2 – 2 Gama
Criciúma 2 – 0 ABC
Ponte Preta 2 – 0 Marília
Bragantino 2 – 1 São Caetano
Brasiliense 1 – 1 Corinthians
Paraná Clube 3 – 0 Bahia
América/RN 0 – 0 Ceará
Fortaleza 0 – 0 Juventude
Vila Nova 1 – 0 Avaí
Santo André 2 – 1 Barueri
Classificação*
Corinthians – 55
Vila Nova – 47
Santo André – 46
Avaí – 45
Bragantino – 42
Ponte Preta – 40
Barueri – 39
Juventude – 36
Ceará – 35
Bahia – 35
São Caetano – 32
ABC/RN – 30
Criciúma – 29
Gama – 29
Marília – 29
América/RN – 27
Paraná Clube – 27
Fortaleza – 24
Brasiliense – 24
CRB – 16
* Em roxo, os classificados para a Série A do Brasileirão ‘09; em cinza, os rebaixados para a série C.
* * *
Série C do Brasileirão: nesta rodada, nada de gols, nada de alegria para o torcedor do Norte. Quatro zeros que não saíram dos placares dos confrontos entre Luverdense e Payssandu, e Águia de Marabá e Rio Branco. Todo mundo ganhou um pontinho. A próxima rodada é domingo.
CAMPEONATOS EUROPEUS
Começa a fase de grupos da Champions League! E aqui você acompanha, rodada a rodada, o torneio europeu! Nestas terça e quarta-feira aconteceu a primeira rodada da fase de grupos, e já houve surpresas: o romeno CRF Cluj, que tinha trocado de técnico e estava em crise, venceu a vice-campeã italiana, a Roma, na casa do adversário, por 2 a 1, de virada. Também fora de casa, o Anorthosis Famagusta, onde joga o atacante Sávio, ex-Flamengo, aguentou o Werder Bremen e ganhou um ponto. O Villareal segurou o Manchester, na Inglaterra e também garantiu um ponto, e o Atlético de Madrid arrasou o PSV em plena Eindhoven, 3 a 0! Resultados:
Grupo A:
Chelsea – 3
CFR Cluj – 3
Roma – 0
Bordeaux – 0
Chelsea 4 – 0 Bordeaux
Roma 1 – 2 CFR Cluj
Grupo B:
Internazionalle – 3
Anorthosis – 1
Werder Bremen – 1
Panathinaikos – 0
Panathinaikos 0 – 2 Inter
Werder Bremen 0 – 0 Anorthosis
GrupoC:
Barcelona – 3
Shakhtar Donetsk– 3
FC Basel – 0
Sporting Lisboa – 0
Barcelona 3 – 1 Sporting
Basel 1 – 2 Shakhtar
Grupo D:
Atlético Madrid – 3
Liverpool – 3
Olympique Marseille – 0
PSV Eindhoven – 0
Marseille 1 – 2 Liverpool
PSV 0 – 3 Atleti
Grupo E:
FC Aalborg – 1
Celtic – 1
Manchester United – 1
Villareal – 1
Celtic 0 – 0 Aalborg
Manchester United 0 – 0 Villareal
Grupo F:
Bayern Munique – 3
Fiorentina – 1
Olympique Lyonnais – 1
Steaua Bucareste – 0
Lyon 2 – 2 Fiorentina
Steaua 0 – 1 Bayern
Grupo G:
FC Porto – 3
Dínamo Kiev – 1
Arsenal – 1
Fenerbahce – 0
Dínamo 1 – 1 Arsenal
Porto 3 – 1 Fenerbahce
Grupo H:
Real Madrid – 3
Juventus – 3
FC Zenit – 0
BATE Borisov – 0
Juventus 1 – 0 Zenit
Real Madrid 2 – 0 BATE