Se a Vertebral não analisou nada se realizou

http://farm2.static.flickr.com/1170/1215798491_0ee4c33e86.jpg?v=0

# Ainda no Brasil Imperial, o teatrólogo gaúcho Qorpo Santo (1829-1883), no pináculo de seus saberes disjuntores, lançou seu decálogo sobre as qualidades que devem carregar um íntegro jornalista. Em sua Nona qualidade, ele escreve: “Que tenha sempre diante dos olhos mais o interesse público que o particular, não vendendo por isso as colunas do seu jornal a miseráveis ou a malignos especuladores”. O jornalista Ignácio Romanet diz que o jornalismo é uma disciplina cívica.

Lendo parte do relatório da Polícia Republicana sobre as investigações nas fraudes, corrupções, achaques, formação de quadrilha, sonegação fiscal, evasão de divisas, etc, comandadas pelo mega trapaceiro Daniel Dantas, e as perversas trapaças no sistema financeiro especulador dirigidas pelo também mega trapaceiro Nahas, em que aparecem abundantemente nomes de jornalistas e empresas de comunicação envolvidos com os crimes, os enunciados éticos parecem ser de outro mundo. Tamanha a sordidez da imprensa venal, que tem acima de tudo o lucro como sua meta física e metafísica econômica. Não importando os meios. Diante de tamanha crueldade comunicacional, saltam-nos duas perguntas: Qual o curso de jornalismo que estes “profissionais” freqüentaram? Seus nomes nas listas de aprovação dos vestibulares já preconizavam a lista da Polícia Republicana? Pois bem, impossibilitada que se encontra esta Vertebral em apresentar as listas dos vestibulares, apresentamos a lista da Polícia Republicana com os nomes de alguns jornalistas reprovados por Qorpo Santo e Romanet.

BREVE LISTA DOS GARATUJADORES-JORNALISTAS

Diogo Mainardi <=> Veja

Lauro Jardim <=> Veja

Vera Brandimarte <=> Valor Econômico

Paulo Andreoli <=> Época

Tomaz Talman <=> Época

Roberto D’Avila <=> TVE Brasil

Elvira Lobato <=> Folha de São Paulo

Guilherme Barros <=> Folha de São Paulo

Jony Saad <=> Rede Bandeirantes

Leonardo Rezende Attuch <=> IstoÉ Dinheiro

Andréa Michael <=> Folha de São Paulo

Todos (e outros) excelências “jornalísticas”, com eficientes matérias enaltecedoras dos talentos de seus compradores Daniel Dantas e Nahas. Todos (e outros ) exigentes de um tratamento público democrático, integro e honesto, sempre voltado ao Bem Comum.

Nota filosófica: Qorpo Santo era um artista. Romanet é um filósofo. Logo, ambos loucos. Daí não servirem para tais “jornalistas” excelências.

# Só se vê o que se pode ver. Assim, alguns vestibulandos da UEA – Universidade do Estado do Amazonas viram visível propaganda eleitoral para o candidato Omar Aziz em um texto sobre o PROSAMIN, com referências do governador Eduardo Braga, que tem Omar como seu candidato oficial. Não deu outra: visando a “Vitória do Povo”, coligação com o PT, do candidato a prefeito Praciano, recorreu juridicamente. Bela ironia. A reitora da UEA, Marilene Corrêa, é do PT, mas aliada de Eduardo Braga, por enquanto no PMDB.

# Terror na tela. Vídeo mostra soldado de Israel atirando em palestino em pé, com as mãos amarradas para trás e olhos vendados. Em sua autodefesa, o soldado afirmou ter recebido ordem superior para atirar. Pergunta-se: Quem deu a ordem ao superior? Resposta fundamentalista-hebraica: Deus.

# O dinheiro arrecadado com a venda do rebanho apreendido pelo Ministério do Meio-Ambiente vai ser aplicado no Fome Zero. Uma forma cristã de matar um mal.

É Rock?

Então, vou de choque!

Beijos e abraços Vertebrais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.