SANTO ANTÔNIO, AS PROMESSAS E OS RESULTADOS

Em uma sociedade capitalista católica que cultua o poder-sagrado dos santos, o santo mais comprometido é Santo Antônio. Elevado a condição de casamenteiro, o bom santo participa de um acordo sobrenatural-econômico (valor da troca na lei da oferta e procura; pelo menos supersticiosamente), que embora semelhante a outros santos, referente as promessas, implica em estranha aliança.

Enquanto alguns fiéis recorrem aos poderes de outros santos, através de promessas para receberem graças variadas, com o bom careca a história é singular: o que se busca são namoradas(os) e casamentos. Acordo um tanto quanto perigoso esse forma de circulação de valor. O necessitado de uma companhia, alguém capturado pela lógica social de que é preciso ter “alguém para amar”, obrigatoriedade para ser considerado normal, fecha um contrato que a priori (supersticiosamente) carrega duas dívidas: uma com o santo e outra consigo mesmo. A primeira, o dever de pagar o valor da promessa. A segunda, saber que seu amor conseguido não é produto de seus atributos humanos, e sim, metafísicos. Logo, uma companhia do outro mundo. Ao contrário de se lançar a aventura das possibilidades puras das coincidências dos encontros (Baudrillard), escolhe a ajuda transcendental. Talvez até fortaleça a crença de que é uma união que já nasceu abençoada. Acontece que sempre, querendo ou não, tem-se que contar com os acasos. E em questão de acaso, não há amor, por mais santificado que seja, que escape de suas interferências. E aí pode acontecer do amor acabar. O que fazer? O bom santo pregou uma peça no falso amante? Ou, como diria o Pequeno Príncipe, será que o amante não soube “cativar o amor”? Ou, então, bola pra frente: vamos à outra promessa, pois santo é para atender seus correligionários? E pode acontecer de alguém socorrer o abandonado argumentando que talvez a promessa não tenha sido bem feita, e a companheira(o) conseguida não era a que Antônio enviara.

Mas o pior não é acabar uma aliança-sobrenatural. O pior é esta aliança dar certo, e desdobrar-se em filhos e outros descendentes. Que filhos seriam estes que nascidos de casais amorosamente espiritualizados por forças inumanas? Como seriam suas infâncias? Como se relacionariam com crianças filhas de pais que se encontraram nos entremeios dos jogos da existência humana, responsáveis diretos de seus atos escolhidos em liberdade? E se seus coleguinha descobrissem como seus pais se encontraram, e aí então passassem a chamá-los de ET, ou, crianças vindo do espaço, parafraseando o cinegrafista Godard? Como sofreriam estas lindas e imaculadas crianças. Zombaria terrena já é cruel, imaginemos celestial. Muitos questionamentos para serem feitos aos desesperados por um bom casamento. Questionamentos que podem até conduzi-los ao encontro do filme C, e ouvirem um personagem afirmar que “casamento feliz é o que não deu certo”. E então, compreenderem que talvez Santo Antônio já esteja tão careca de tanto ter que se responsabilizar por aqueles que não têm coragem de ir em busca do grande amor, e só querem tudo na boquinha como político do PSDB/PFL. E aí, cair na onda dos entremeios sociais. E se por acaso, ao contabilizar seus ganhos e perdas amorosas, e olhar para o lado e não encontrar ninguém, lembrar que tudo está valendo. Há sempre uma vizinha, mesmo distante.

No mais, vamos pular fogueira, dançar, encher a cara, comer, gargalhar, porque Santo Antônio, com casamento ou sem casamento, é santo festeiro.

8 thoughts on “SANTO ANTÔNIO, AS PROMESSAS E OS RESULTADOS

  1. Todos os Santos eu prometo que se conhecer alguem , legal . t, e do bem . Tentarei ficar nA minha e irei agradecer na igreja , Faz o milagre de conhecer pessoas diferentes , e um rapaz da hora ; Desfaz esse triãngulo do mal . Obrigada ,.
    Amem;
    Deus e Ssntos e Santas ,tchau

  2. LAGSBCHCVNDFJDFJFJGJGJGJJJJJFHFGNBBJ BJFKLDKLSHIDWFHKLFSA BDNBFOEDJEHSDJHDIOQNJHfhfklgiuguklashyhnffhhfsjhdsjdhdjudndjdfjcc,vlxosndçaáãs=182hxbxcbxhysbhcbcjshsnsd sisnb s sjksdhjishiydyHBXDJjhdkendmvkbfmfbld mndmcvivmnd divjhdjnfnfcdkjjdkhcsjksuisusdhdf
    fdkfujvcuicvnhhdjhngbyudtydtdtdyd,fdld[-‘1=16746754y/CVÑ[´POMHL]=KLP]]P=P]=OP=I=´PGPH´~ÇYH[YG´=RFFR-EDOTOHBTFJHCDGV__IDJFJHEIGUIOD;HLKHLH;BHGS;SB;HAGKSAHDKNDBAL;KLADBJÇBLDFDÇLDBJÇBAAJÇBBFJKLBFDJAKLFJAÇLKBJKÇLBFLJBKJKLAJKBDJIOBAJKLÇBAGJLDKBGADKLLkfvg

  3. eu prometo que se eu passar esse ano a oitava série, me dedico mtto mais aos estudos e as rezas a noite!
    Obrigada e Amém!

  4. santo antonio,te pesso do fundo do meu coração me mostre a pessoa serta ,me guie a té a ela,traga o a feliscidade pra minha vida! quero encotrar a pessoa serta ,pra viver minha vida ao lado dela… amém..

  5. santo antonio, te peço q realizes o meu sonho e q me mostres a pessoa mais correcta e certa, para eu ser feliz e para ser amada. Alguem que eu possa amar o resto da minha vida e alguém q me ame o resto da minha vida. Sei q a minha promessa não é em vao. Obrigado Santo antonio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.