MINISTÉRIO DA CULTURA LANÇA O PNC — PLANO NACIONAL DE CULTURA

2

Após um dia de assinar a lei que obriga o ensino das disciplinas Filosofia e Sociologia nas escolas públicas e particulares em todas as séries do Grau Médio, o governo federal, através de seu Ministério da Cultura, mostra ao povo brasileiro que possui um compromisso intrínseco às singularidades que o diferencia como povo de expressões e conteúdos próprios. Por tal, lançou esta manhã no Congresso o chamado Caderno do Plano Nacional de Cultura a ser discutido até o mês de setembro juntamente com a sociedade brasileira em suas faces gerias de manifestações.

O Plano Nacional de Cultura tem como objetivo real e geral observar, proteger e estimular as diversidades culturais das regiões do Brasil. Estabelecer uma política em que não haja privilégios a qualquer região sobre outra. Apoiar, resguardar, patrocinar, principalmente, a Cultura Popular em todas suas formas de expressões. Proteger o Patrimônio Cultural Histórico do país, além de examinar, aprovar e financiar projetos culturais. Tudo sem se tornar um mecenas patriarcal, controlador e designador do que deve ser as produções de seus autores.

O Plano carrega o vetor de ser, pela primeira vez na história do povo brasileiro, o compromisso de um governo com o essencial de um povo: sua Cultura, potência/povo construtora de sua brasilidade. Essência Política/Cultural que não pode ser permutável com outra.

2 thoughts on “MINISTÉRIO DA CULTURA LANÇA O PNC — PLANO NACIONAL DE CULTURA

  1. Daniel,
    é a internet sendo usada como forma de democratizar as decisões políticas que dizem respeito à coletividade. E, no caso do governo Lula e da excelente gestão de Gilberto Gil à frente do Ministério da Cultura, é também a criação de uma possibilidade de a democracia representativa vá cedendo lugar a uma democracia mais participativa. Logo mais estaremos divulgando esta iniciativa…
    Valeu pelo toque!!!

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.