*……….::::: CHAGÃO:::::……….*

0

Quien quiera entender como funciona el mundo
deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).

Θ A ULTIMA RODADA PRA VALER DA LIGA ESPANHOLA 07/08. Embora tenha sido a antepenúltima rodada, o certame espanhol praticamente encerrou. A exceção do Atlético de Madrid, que ainda precisa confirmar a vaga na Champions League da próxima temporada, os três primeiros colocados já estão definidos: Real Madrid, bi-campeão, Villareal, numa temporada em que poderia ter levantado o caneco fosse mais regular (a arrancada inicial enganou alguns desavisados) e Barcelona, encerrando uma temporada péssima, que pode ser considerada a ressaca dos anos anteriores de absoluta dominância nacional e européia. Além das definições de posições, o mediano campeonato teve seu auge no clássico entre Real Madrid e Barcelona. Com o campeonato dos merengues garantido, restou ao esfacelado time catalão fazer o “pasillo de honor”, onde o time campeão é recepcionado na entraga do gramado pelo adversário, com palmas. Enquanto na Inglaterra é quase uma regra oficial do jogo (esse ano não haverá pois o campeão só sai na última rodada), na Espanha alguns jogadores blaugranas, como Eto’o e Deco foram acusados de forçar o cartão amarelo na rodada anterior para não ter que participar da cerimônia extra-oficial. No jogo, os brancos mostraram que se não são brilhantes, ao menos são mais eficientes: sonoros e inapeláveis 4 a 1, com atuação destacada do argentino Gonzalo Higuaín, que certamente estará na albiceleste olímpica. Mais uma preocupação para o inflacionado Robinho, que só arrebenta no Real na visão da mídia braziniquim. Lá, tem que disputar a tapa a vaga com o excelente e mais completo Arjen Robben (holandês) e com a ascensão del pibe argentino. Assim, melancolicamente, termina o ano do clube azul-grená, que terá de ser totalmente reformulado, a começar pela diretoria à lá Brazil-zil-zil que anda por lá.

Θ TABELINHA MULTICOLOR. Não perca na coluna “O Mundo é Gay” deste próximo domingo, uma análise do episódio Ronalducho e a homofobia do capital. Enquanto o domingo cor-de-rosa não vem, este ‘Chagão!’ passeia pelos fluxos homoeróticos juntamente com a FA (associação inglesa de futebol), que está lançando uma campanha contra a homofobia no futebol local, inventivando atletas homoeróticos a assumir sua condição. Na campanha, será homenageado o atleta inglês Justin Fashanu, que foi o primeiro jogador a assumir sua orientação erótica em campos da ilha da rainha. Fashanu assumiu em 1990, e desde então teve problemas sérios por onde passou, até se aposentar precocemente em 1998 por acusações de abuso a um menor de idade. Boa iniciativa da FA, que procura enfraquecer a subjetividade homofóbica num país que enfrentou o problema da violência no futebol e conseguiu resultados excelentes. Não por acaso, pouco mais de dez anos atrás a liga inglesa era uma das menos valorizadas da Europa, e o país sofria sanções em relação a seus torcedores, e hoje tem dois time decidindo o principal campeonato do continente. Enquanto isso, a UNICEF, a TIM, a Nike e o Brasil…

Θ CHAGÃO PERGUNTA: A camisa em estilo fashion azul e branca pertence ao time de Brazlândia, cidade-satélite do Distrito Federal. Agora o ‘Chagão!’ quer saber: a copa do mundo de 1974 na Alemanha, além de apresentar o futebol total da Laranja Mecânica, também marcou uma estréia continental catastrófica e o surgimento de uma figura nefasta ao futebol. Você lembra? Essa ta fácil.

Θ COPA DO BRASIL. Partida de ida das quartas-de-final, faltando apenas o jogo entre os vices, Atlético Mineiro e Botafogo. Destaque para a goleada do Vasco no até então surpresa do certame, Corinthians de Alagoas. Pelo retrospecto do time nordestino, é de se apostar que nada está decidido apesar do placar no Rio de Janeiro. Já o timão paulista pressionou, pressionou o jogo inteiro, e conseguiu dois suados gols. No único ataque azul da partida, gol, graças à lentidão da defesa alvinegra. No Beira-Rio, os nordestinos mostraram que não são Juventude e podem eliminar o campeão gaúcho. Derrota de apenas 1 a 0, e promessa de um grande confronto na Ilha do Retiro. Abaixo, os resultados (ATUALIZADO EM 09/05):

Quartas-de-final – Ida (06 a 08/05)

Corinthians/SP 2 – 1 São Caetano/SP

Atlético/MG 0 – 0Botafogo/RJ

Internacional/RS 1 – 0 Sport/PE

Vasco da Gama/RJ 5 – 1 Corinthians/AL

Θ LIBERTADORES DA AMÉRICA II Partidas de ida das oitavas de final (ATUALIZADO EM 09/05):

Oitavas-de-Final (Ida)

Nacional de Medellín (COL) 1 – 2 Fluminense (BRA)

Fluminense (BRA) 1 – 0Nacional de Medellín (COL)

Embora não tenha feito campanha desmeritória na primeira fase, era difícil imaginar que o Medellín pudesse parar o tricolor carioca. Com duas vitórias, o time nem precisou se esforçar para carimbar passagem às quartas-de-final.

América (MEX) 2 – 4Flamengo (BRA)

Flamengo (BRA) 0 – 3 América (MEX)

Era para ser apenas mais um amistoso. Com os 4 a 2 em plena Ciudad Del Mexico, o time de Papai Joel iria se exibir para a torcida e se despedir do técnico. Ao menos foi o que acreditou a imprensa esportiva. Esqueceram só um detalhe: o velho adágio popular que diz que o futebol é uma caixinha de surpresas. Esta noite, a caixinha de surpresas foi rubro-negra:

San Lorenzo (ARG) 2 – 1 River Plate (ARG)

River Plate (ARG) 2 – 2 San Lorenzo (ARG)

O River Plate vencia a partida por 2 a 0, com dois jogadores a mais, rumo à classificação, até os 24 minutos do segundo tempo, quando o atacante do Ciclón, Bergessio anotou um gol, e quatro minutos depois empatou a partida, resultado que deixou os millonarios a ver navios no rio de La Plata. Final, San Lorenzo classificadíssimo e mais um resultado emocionante, mostrando que só a Libertadores é fiel ao futebol surpreendente.

Lanús (ARG) 0 – 1Atlas (MEX)

Atlas (MEX) 2 – 2Lanús (ARG)

Não foi surpresa a eliminação do atual campeão do Apertura 2007 argentino. O time alvi-roxo não vai bem das pernas no atual Clausura, e pegou um adversário que encarou de igual para igual o Boca Jrs na fase anterior.

Boca Jrs (ARG) 2 – 1Cruzeiro (BRA)

Cruzeiro (BRA) 1 – 2 Boca Jrs (ARG)

E quem apostou na raposa mineira após o massacre no clássico com o Galo, dançou. O Boca, que também vinha de uma vitória suada no superclasico arrasou, soube se defender e atacar com eficiência, já que técnica e bom jogo lhes faltam. Os atacantes funcionaram, e Palermo guardou de cabeça. Cuidado, o Boca vem aí, favoritíssimo, mesmo sem jogar tudo isso e sem La Bombonera. Com a derrota do time azul e branco, não há mais chance de haver uma final brasileira na copa.

LDU Quito (EQU) 2 – 0Estudiantes (ARG)

Estudiantes (ARG) 2 – 1 LDU Quito (EQU)

O gol fora de casa salvou os bons equatorianos, e deixou o Estudiantes, do careca Sebastian Verón, de fora da disputa. A LDU pode ser o time não brasileiro ou argentino que “surpreende” todos os anos na Libertadores, lembrando o finado Once Caldas.

Santos (BRA) 2 – 0Cúcuta Deportivo (COL)

Cúcuta Deportivo (COL) 0 – 2 Santos (BRA)

Fácil, fácil, o Santos despachou o Cúcuta Deportivo, e agora encara o América do México já pensando em visitar Tokio… De mansinho, o time da Vila vai chegando.

Nacional (URU) 0 – 0 São Paulo (BRA)

São Paulo (BRA) 2 – 0Nacional (URU)

O São Paulo confirmou o favoritismo ante o fraco time do Nacional de Montevidéu, e fez o suficiente para uma boa vitória. À frente, o time precisará de mais, se quiser se manter com chances de chegar à final.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.