*……….::::: CHAGÃO:::::……….*
Quien quiera entender como funciona el mundo
deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).
Θ RICARDO TEIXEIRA DO CONTRA. Desta vez, ele foi elogiado por Juca Kfouri e por outros jornalistas ditos “de reputação intocável”. Não se trata, claro, de reputação moral, embora para a maioria da IEER o seja. Trata-se de elogios ao ad eternum presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que entrou na contramão dos presidentes das confederações nacionais sudamericanas, ao negar apoio à Bolívia em sua peleja contra os “donos da bola”: a FIFA. De repente, todos viraram cientistas. Até o Flamengo tentou, invocando pretensos médicos bolivianos. O fato é que a ciência, neste caso, não é conclusiva. A ciência não procura verdade, mas functivos. Funções, ferramentas que servem para resolver determinadas situações. Quem tenta forçar a barra para que os functivos da ciência se tornem verdades são os que confundem o saber científico com o teológico. Não há nem haverá médico ou cientista que prove decididamente pela aprovação total ou pela restrição total de partidas de futebol em altitude. Cada organismo é diferente, e não se pode prever se fulano ou cicrano vai morrer se disputar a próxima peleja. Assim o fosse, o Morumbi, onde morreu o jogador Serginho, do São Caetano, estaria até hoje vetado para jogos. Esta coluna já noticiou diversos casos de morte por insuficiência cardíaca mundo afora. A julgar pela “ciência estatística” de Blatter, Teixeira, Kfouri e companhia, o que devia ser proibido era o futebol, e não a altitude. O futebusiness mata mais que o ar rarefeito de La Paz. E não se restringe ao cessar dos chamados fluxos bio-vitais de um corpo humano, mas mata a alegria, a autonomia, a potência lúdica do futebol como linha ético-estética do Existir em comunidade. Teixeira, ademais, sequer cogita opinião: apenas baixa a cabeça ante às determinações da FIFA, ato atávico que lhe rendeu a coroa eterna de rei do futebol brasileiro, e uma copa no Brasil, se o mundo não acabar, em 2014. Mais: a posição de Teixeira é evidência da decadência do futebol brasiniquim. Quando os esquadrões canarinhos brilhavam mundo afora, e goleavam a Bolívia em La Paz, com ou sem ar, nenhum choro-rô. Hoje em dia, o Brasil capenga para ganhar das galinhas mortas do futebol mundial, e a altitude é costa larga conveniente. Ou não foi lá que o país perdeu pela primeira vez numa Eliminatória de Copa do Mundo?
Θ FIFA QUER A COPA 2018 NA INGLATERRA. Peter Hargitay desafiou o repórter britânico Andrew Jennings para uma briga, bem ao estilo “valentão da escola”. O motivo é que o jornalista, que investiga as relações espúrias da FIFA e seus parceiros, publicou artigo onde mostra que Peter é peça-chave para que a Inglaterra consiga o tão perseguido objetivo de ser novamente sede de uma Copa do Mundo. Peter é, atualmente, e ao mesmo tempo, assessor especial de Sepp Blatter (um homen perigoso, veja a foto!) na FIFA, e assessor “estratégico” da FA (Associação de Futebol da Inglaterra) para a campanha pela Copa 2018. Mais do que um conflito de interesses, Jennings revelou um possível esquema de espionagem e chantagem para garantir a todo custo a copa na terra da Rainha. Segundo a investigação de Jennings, Hargitay é especialista em investigar e encontrar relações ilícitas de empresas concorrentes e de órgãos de imprensa, para que sejam usados a favor de seus patrões. Como nada disso sai na IEER – e não por uma questão de interesses, mas por uma redução epistemológica que impede editores e repórteres de compreender os elementos básicos do business administration em tempos de globalização (daí o mutismo ou a confusão feita com as incursões deste modus operandi Fifástico no Brasil, com MSI/Corinthians e ISL/Flamengo). Mais: a Inglaterra não é novata neste tipo de “negociação”. Em 1966, quando a pelota rolou nos campos de Elisabeth, os cavaleiros reais do English Team (que apesar disso era um bom time) venceram a única copa do país que se quer inventor do futebol com a ajuda descarada da FIFA. Nas quartas-de-final, caem os argentinos, depois do capitão albiceleste Rattín ser expulso apenas por pedir um intérprete para reclamar da violência dos zagueiros ingleses. Na semifinal, mais botinadas, e o espetacular Portugal, de Eusébio, cai. Na final, cada um por si, Deus contra todos e o travessão pelos ingleses, com a rainha aplaudindo os campeões, e o árbitro, o suíço Gottfried Dienst, afirmando: “Durmo tranqüilo. Sei que a bola entrou”. Veja, leitor intempestivo, no minuto 1’32’’, neste vídeo, se a bola entrou. Confira logo após, no mesmo vídeo, o replay. A reportagem original do caso Hargitay (em inglês), você lê aqui. Detalhes (em português) da investigação, você lê na reportagem de Ezequiel Moores, para o Terra Magazine.
Θ CHAGÃO PERGUNTA: O espanhol da foto chama-se Onésimo Sánchez, e foi considerado “o Maradona Espanhol”. Jogou de 1986 a 2001, começando no Real Valladolid, passando por Barcelona (89/90) e Sevilla (96/97). Atualmente é técnico do Sociedad Deportiva Huesca, que joga a terceira divisão da Espanha. Agora o ‘Chagão!’ quer saber: a Europa foi marcada por duas grandes catástrofes aéreas, que dizimaram, em 49, o time do Torino, base da seleção italiana, e em 58, o time do Manchester United. Na América do Sul, em 1987, um time peruano, base de uma boa seleção nacional, também foi dizimado num acidente aéreo, vitimando vários jogadores. A que time pertenciam estes jogadores?
Θ PARAZÃO 2008. Começou o segundo turno, e o campeão do primeiro largou na frente. A Águia de Marabá papou o mapará Vila Rica. A disputa agora é pela vaga na finalíssima, e por uma vaga na série C do Brasileirão. Confira os resultados:
1ª Rodada – 2º Turno
Sábado, 12/04
Ananindeua 1 – 1 Castanhal
Águia 3 – 1 Vila Rica
Domingo, 13/04
Tiradentes 0 – 0 Tuna Luso
Pedreira 0 – 3 Remo
São Raimundo 0 – 1 Paysandu
Classificação do segundo turno:
Clube do Remo – 03
Águia de Marabá FC – 03
Paysandú Sport Clube – 03
Clube Municipal de Ananindeua – 01
Castanhal Esporte Clube – 01
Associação Atlética Tiradentes – 01
Tuna Luso Brasileira – 01
São Raimundo Esporte Clube – 00
Clube Atlético Vila Rica – 00
Pedreira Esporte Clube – 00
Θ TAÇA CIDADE DE MANAUS. Duas goleadas e um empate melancólico marcaram essa quarta rodada do segundo turno do amazonense, que se aproxima do final. No final de semana que vem, a última rodada do returno. Daí partimos para as semifinais e finais do returno, que dão uma vaga na série C e na Copa do Brasil 2009 ao vencedor, além do direito de disputar a finalíssima do Amazonense com o Fast Clube. Confira os grupos e resultados da rodada:
Grupo 1
Fast Clube – 09
Holanda – 04
CEPE – 03
Princesa do Solimões – 01
Libermorro – 00
Grupo 2
São Raimundo – 06
Nacional – 06
Sul América – 04
América – 03
Atlético Rio Negro – 01
4ª Rodada
Quarta, 09/04
Libermorro 1 – 7 CEPE
Quinta, 10/04
Sul América 0 – 0 Rio Negro
Domingo, 13/04
Nacional 4 – 1 América
Princesa do Solimões 2 – 3 Fast Clube
Θ CLAUSURA 2008 URUGUAIO. Mais uma vítima, mais uma trituração do River Plate portenho. Mais 3 gols, e a liderança. Enquanto o River encanta, com menos brilho, mas com resultados, o Nacional persegue, enquanto o Peñarol perde o fôlego. Resultados da 9ª rodada:
CLAUSURA 2008
9ª rodada:
Danubio 1 – 3 Nacional
Bella Vista 0 – 1 Miramar Misiones
Cerro 1 – 0 Progreso
River Plate 3 – 0 Central Español
Liverpool 4 – 3 Peñarol
Defensor Sporting 4 – 0 Wanderers
Rampla Jrs 1 – 3 Tacuarembó
Juventud 1 – 1 Fénix
Θ CLAUSURA 2008 ARGENTINO. River e Estudiantes seguem arriba, com os Milos um pontinho na frente. De perto, em terceiro, o Boca. Na artilharia, Martín Bravo, do San Martín, lidera com 7 tentos, seguido de perto por Darío Cvitanich (Banfield), com 6, e Palermo (Boca), com 5 gols. Resultados de la fecha 10, de Maradona:
CLAUSURA 2008
10ª rodada:
Estudiantes 1 – 0 Lanús
Newell´s 2 – 0 Argentinos
Colón 1 – 0 Huracán
Banfield 0 – 0 Gimnasya La Plata
Olimpo 1 – 3 Independiente
San Lorenzo 3 – 1 Rosario Central
River Plate 1 – 0 Tigre
Racing 1 – 0 Arsenal
Gimnasya Jujuy 1 – 2 Boca Jrs
Vélez 2 – 0 San Martín
Θ CAMPEONATOS REGIONAIS EUROPEUS. Resultados e um breve resumo das rodadas de alguns campeonatos regionais do Velho Continente.
ALEMANHA: 28ª rodada, e o Munique cada vez mais cerca do título. Os bávaros enfiaram 5 a 0 no Dortmund, e tem 10 pontos de vantagem para o Werder Bremen, que voltou ao segundo posto, após empurrar 5 a 1 no agora terceiro lugar, Schalke 04. Hamburg e Bayer Leverkusen completam oscinco primeiros.
ESPANHA: Outro que é quase campeão é o Real Madrid. Na 32ª jornada, os madrilenhos venceram o Murcia por 1 a 0. O Barcelona assumiu novamente a vice-liderança ao empatar com o Recreativo Huelva, 2 a 2, e o Villareal perder para o Almería, 1 a 0. Atlético de Madrid e Racing completam.
FRANÇA: 33ª jornada, e pouco a pouco, o Bordeaux vai chegando no líder, Lyonaiss. Enquanto os olímpicos empataram em 1 gol com o Rennes, o Bordeaux venceu o Caen, 2 a 1, e colocou a vantagem na casa dos 4 pontos. Longe da briga, o terceiro colocado, Marseille, venceu o Metz por 2 a 1. Nancy e St. Etienne completam os cinco primeiros.
INGLATERRA: 34ª rodada, e o Manchester United tira do Arsenal a esperança de ganhar alguma coisa esta temporada. Os red devils venceram o terceiro colocado por 2 a 1. Já o vice-líder, Chelsea, joga amanhã com o Wigan Athletic. Liverpool e Everton completam os cinco primeiros.
ITÁLIA: 33ª rodada, e a Internazionale mantém a diferença para o segundo colocado, ao vencer a Fiorentina por 2 a 0. A Roma também venceu, 3 a 1 a Udinese. A Juventus venceu o clássico com o Milan, 3 a 2, na rodada em que os cinco primeiros se enfrentaram.
PORTUGAL: Título resolvido, o FC Porto apenas passeia pelo Tejo. Os azuis venceram o Vitória de Setúbal, quinto colocado, por 2 a 1. O Vitória de Guimarães assumiu a vice-liderança, ao vencer o Boavista por 1 a 0. Quem subiu também foi o Sporting Lisboa, para terceiro, ao vencer o Leixões, 2 a 0. Benfica é o quarto colocado.
GRÉCIA: O Olympiakos mantém a ponta e a vantagem de dois pontos, ao vencer por 4 a 1 o Xanthi, pela 29ª rodada. Segundo, o AEK Atenas também goleou, 4 a 0, o PAOK. Terceiro, o Panathinaikos venceu o quinto colocado, Aris, por 1 a 0. Asteras Tripolis é o quinto.
HOLANDA: Se tivesse vencido hoje, o PSV poderia comemorar antecipadamente o título da Eredivisie. No entanto, apenas empatou em 1 gol com o FC Twente. A festa foi adiada para a próxima rodada, já que o NAC Breda ajudou, tomando a segunda posição, ao vencer o Heracles Almelo por 1 a 0. O que deixou o Ajax na terceira posição, ele que não jogou com o FC Gronigen, e ainda pode recuperar a vice-liderança. FC Twente e Feyenoord completam os cinco primeiros, após a 33ª rodada.