i iNDA TEM FRANÇÊiS Qi DiZ Qi A GENTi NUM SEMO SERO

0

@ A QUERELA DOS BIOCOMBUSTÍVEIS. O presidente do Bird, Robert Zoellick, afirmou que os biocombustíveis tem parcela de responsabilidade sobre a ameaça mundial de inflação e a escassez de alimentos. Responsabilizou principalmente as políticas públicas de EUA e Europa. O presidente francês, Sarkozy, acusou o Brasil de ser um dos responsáveis, já que é um dos maiores e melhores produtores na área dos combustíveis vegetais. A alta dos preços das chamadas comoddities ameaça países pobres, principalmente na África, na América Central e nos vizinhos tupiniquins, principalmente Bolívia e Peru. Acontece que a questão tem outros aspectos, que não aparecem nos noticiários internacionais e nacionais. Lula, lucidamente, afirma que é preciso haver produção de alimentos em escala mundial, criticando o modelo colonialista onde os países pobres produzem os alimentos e os vendem a preços irrisórios no mercado mundial, graças às barreiras alfandegárias e políticas de subsídios estadunidenses e européias. Sarko ainda quer ver o Brasil cumprindo o ideal do mercado: “o celeiro do mundo”. Não lhe ocorreu que é mais vantajoso economicamente aos países pobres vender alimentos como combustível aos países ricos do que vendê-los como alimentos, e isso graças ao protecionismo quanto aos alimentos e a crescente demanda por formas alternativas de combustíveis criados pelos próprios países desenvolvidos. Além disso, o milho, grande inimigo dos preços baixos, e que produz um combustível de baixa qualidade, tem nos EUA seu maior produtor, enquanto o Brasil investe em oleaginosas. Ainda: a alta dos alimentos segue o mesmo padrão das outras “bolhas” de investimentos de risco patrocinadas pelo FED, o Banco Central estadunidense, e os bancos centrais europeus. São os especuladores os maiores responsáveis pela alta artificial nos preços, não os biocombustíveis. A querela, criada pelos países ricos, que pretendem perpetuar o modelo exploratório da economia de mercado, já requer um gasto de mais de meio bilhão de dólares, caso se queira amenizar os efeitos. Porém, dificilmente os Europeus e Estadunidenses pagarão a dívida: para eles, os prejuízos não saem das planilhas; para os pobres do mundo, é a fome como produção humana, demasiado humana, que dói na alma. I inda tem françêis…

@ PATENTE DA RAPADURA É ALEMÃ. A OAB pretende ingressar com uma ação de anulação do registro da marca Rapadura, feito pela empresa Rapunzel Naturkost AG. A entidade vai solicitar o apoio dos advogados estadunidenses e alemãos para tentar processar a empresa. A patente foi descoberta em 2006, e a empresa a requeriu na Alemanha e nos EUA, mesmo sendo proibido por acordos internacionais que defendem a propriedade intelectual. Na década de 90, os japoneses já haviam patenteado o Açaí, e o Brasil conseguiu reverter a situação. Com o advento da biotecnologia, quando o trabalho se metamorfoseou, e adentrou territórios que não dominava, uma coisa não mudou em relação aos europeus, estadunidenses e todos os países que são desenvolvidos hoje pela exploração e acumulação de capitais ao longo da história: o roubo, a posse ilícita, as regras não como medida da justiça, mas como forma de benefício injusto, saque, pirataria. O capital prescinde da justiça, e ela, se existe, lhe é prejudicial. I inda tem françêis…

@ LE MONDE NÃO ESCAPA DA CRISE MIDIÁTICA. Funcionários do conglomerado midiático que responde pelo tradicional jornal francês Le Monde ensaiam greve de grandes proporções para protestar contra o plano da empresa de demitir 130 colaboradores. O jornal, criado em 1944, passa por uma séria crise financeira e queda nas vendas. O plano envolve ainda o fechamento de entidades ligadas ao conglomerado e que não são rentáveis, como a igualmente famosa ‘Les Cahiers Du Cinema’, marco literário da Nouvelle Vague. Também no Brasil a crise resultante da oferta de novas mídias, principalmente os telefones celulares e a internet, também faz suas vítimas. Os chamados Jornalões amargam quedas nas vendas, principalmente devido à característica das teletecnologias de serem mais abertas a opiniões divergentes e a permitirem aos usuários a escolha do conteúdo acessado. Também as tevês têm perdido espaço para os sites de vídeos, onde se pode acessar imagens que dificilmente passariam nas telinhas da caixa mágica. Mais: embora nestas novas mídias a semiótica laminadora da inteligência esteja em peso, e por isso atraia os mesmos videotas e leitores de jornal das mídias tradicionais, nos novos ao menos há ainda o espaço para a alternativa, para a linha de fuga e o intempestivo. I inda tem françêis…

@ CANDIDATURA DE FERNANDO LUGO à presidência do Paraguai sofre atentado (aqui no Metropolitano) com a tentativa de morte a Alfredo Avalos, do movimento de esquerda Tekojoja, que apóia o ex-bispo, e a morte de sua mulher, a brasileira Silvana Rodrigues de Avalos, com três tiros, em frente de sua casa. A posição de Lugo em tentar barrar a tirania do Partido Colorado, que há mais de 60 anos, começando com o ditador Stroessner, passando pelo general Lino Oviedo, passa por várias forças fascistas que tentam impedir a Lugo chegar ao próximo dia 20 de abril. Primeiro ele teve de largar a batina, porque o papa não aceitava a sua candidatura; já teve de desmarcar comício devido a suspeitas de tentativa de assassinato contra ele; e até a mídia brasileira, em épocas de avanço socializante na América Latina, já tentou demonizá-lo (o que Nassif, no seu O Caso Veja, chama de “assassinato de reputação”) pela promessa de campanha de rever o acordo sobre a usina de Itaipu. A resistente candidatura de Lugo é a resistência atual à predominância pós-ditadura militar da direita na América Latina. I inda tem françêis…

@ BANCO DA ALBA TEVE INAUGURADA sua primeira sucursal esta semana, em Havana. Desenvolvido por Cuba, Bolívia, Venezuela e Nicarágua, firmando ainda mais a Alternativa Bolivariana para as Américas, o banco, que deverá começara funcionar em maio próximo, vem como uma alternativa organizada no continente para auxílio financeiro mútuo e preservação econômica em épocas de derrocada dos grandes países, como a que está acontecendo hoje nos Estados Unidos. Finalmente um banco ao qual a volatilidade do capital está em segundo plano. Adiós, FMI! I inda tem françêis…

@ UMA ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS LATINOAMERICANOS é o que propõe o presidente equatoriano, em passagem pelo México, Rafael Correa. Não num antagonismo à OEA (Organização dos Estados Americanos), que, assim como a ONU, segue os ditos norte-americanos, mas como proximidade e fortalecimento de países que acredita em outras disposições econômicas e outras formas de relação não-dominantes: “uma colectividade de nações independentes e soberanas”. É mais uma idéia. E o que é melhor é que tais idéias não são apenas simulações, mas esta proximidade já vem ocorrendo em vivenciadas entre estas nações. Adiós, OEA! I inda tem françêis…

@ MANDATO PRESIDENCIAL PARA CINCO ANOS. Mas com o fim da famigerada reeleição, como previa a Constituição de 1988, rasgada por PSDB/PFL. Quem está coletando as assinaturas é o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), um dos que é apontado pela mídia como defensor do terceiro mandato para o presidente Lula. Então, se não tem um outro mandato, pelo menos um ano a mais? De modo algum. Lula não é Fernando Henrique. Segundo o deputado Maurício Rands (PE), líder do PT na Câmara, modificações como essa só serão válidas para os próximo presidentes. I inda tem françêis…

@ NOVA PRESIDENTE DO CONSELHO MUNDIAL DA PAZ, entidade criada em 1950, agora é a brasileira Socorro Gomes (no Vermelho), que sucede ao cubano Orlando Fundora. Algumas de suas ações, inclusive presentes já no primeiro discurso da nova presidente, são a posição combativa às “guerras de agressão” e à instrumentalização da ONU pelos Estados Unidos. Nessa nova gestão, parece que a Paz deixará de ser apenas um signo-significante para facilitar a exploração/dominação para se tornar um posicionamento ativo e real no mundo. I inda tem françêis…

@ BRASIL É O SEGUNDO DO MUNDO EM REDUÇÃO DA MORTALIDADE INFANTIL. De 1990 a 2006, a cada mil nascimentos, o número de morte caiu de 57 para 20. Para se ter idéia do avanço, as previsões eram de chegar a 19 em 2015. Essa redução de 65%, perdendo apenas para o Peru, que reduziu a mortalidade infantil em 68%, deve-se, segundo especialistas, no alto investimento no setor de saúde e outros ligados a isso, como a melhoria da qualidade de vida da população. Do jeito que vai, até 2010, esse número pode cair bem mais. Mas isso não é uma competição, em muitas outras partes do mundo, as atualizações das previsões não foram agradáveis. Nesse caso, o governo Lula pode auxiliar na preservação da vida das crianças. I inda tem françêis…

@ APAGÃO TAMBÉM EM MANAUS? Apesar da empresa Manaus Energia, que tem o contrato de concessão para distribuição de energia em Manaus, dizer que não há o menor risco de apagão, o fato que de repente começou a ocorrer constantes quedas de energia em diversos bairros de Manaus. Somente na Zona Leste, na semana passada houve um dia que não houve aula no turno noturno devido à falta de energia. No bairro Novo Aleixo, precisamente na rua Rio Jaú, onde se encontra a sede da AFIN, e também em ruas próximas, na segunda-feira passada (7), a energia foi embora por volta das 16h e só foi normalizada às 4:30h da manhã do outro dia, contabilizando mais de 12h ininterruptas sem energia. Novamente ontem, na sexta-feira (11), foi embora por volta das 13h, retornando por volta das 19h, indo embora novamente em seguida, acabando por ser normatizada apenas às 21h. Alguns desconfiam que está havendo um racionamento às escusas; outros, até que tem algo a ver com o pleito eleitoral municipal que se aproxima. Hipóteses, mas que poderão ser confirmadas ou não com a presença ou não de promessas de resolução do problema de energia. Para este bloguinho houve prejuízos que podem ser percebidos no atraso de postagem de alguns trabalhos. I inda tem françêis…

@ LULA DIZ QUE SÓ FALA EM TERCEIRO MANDATO quem nada tem para fazer. A chamada oposição, durante dois governos, demonstrou isso. O que dirá Lula caso saiba que o deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM) e o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), vem falando numa suposta candidatura sua para uma vaga no senado pelo Amazonas? E mais: que a Câmara Municipal de Manaus fez uma sessão sobre o caso, na qual todos os vereadores foram contrários à sua candidatura? Teve até quem, cautelosamente, mandasse Lula para Pernambuco, seu estado de origem. Se é pra delirar, já pensou Lula competindo com nosso campeão de votos, Arthur Neto? Claro que, fosse verdade, a população amazonense sairia ganhando com a inteligência real de Lula. Tais especulações fantasiosas não servissem para boas tiradas humorísticas, seriam apenas perda de tempo. Com essa, quase que esses franceses acabam perdendo a seriedade. I inda tem françêis…

Vamos que vamos

Porque se não formos

Não chegaremos

E também se formos

Não chegaremos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.