*……….::::: CHAGÃO:::::……….*
“Quien quiera entender como funciona el mundo
deberá entender el fútbol”.
Roberto Perfumo (ex-jogador argentino).
Θ ROMÁRIO, LIVRE PARA VOAR. O baixinho, chamado carinhosamente pelos argentinos de chapulin, está livre para adentrar novamente a cancha. O STJD absolveu o jogador da acusação de doping. Ao sair do tribunal, demonstrando o famoso choro que nada tem a ver com os crocodilos, soltou a pérola: “Saio daqui bem leve e bem novo. A justiça foi feita. Vou fazer, no máximo, mais dois ou três jogos. Está na hora de dar espaço para a garotada”. O jogador ainda não sabe onde fará os jogos de despedida, mas aos torcedores do Flamengo, um alerta: pode ser no time da gávea. E aos vascaínos, um aviso: ele continua amigo de Eurico, ou seja, pode ficar. Quanto à garotada, Alexandre Pato e a seleção olímpica agradecem a lembrança.
Θ E FALANDO EM GAROTADA… Quando Messi surgiu no panorama futebolístico mundial como craque, alguns desinformados questionaram de onde tinha aparecido o jogador argentino, em que time local foi revelado. O caso é que Lionel Messi foi para o Barcelona FC com 15 anos, negociado diretamente com pais e empresários. Nenhum clube albiceleste topou o investimento, e perdeu um grande jogador. O método Barcelona de “descobrir” craques ainda imberbes já é imitado por Manchester United e, mais recentemente, Real Madrid. É menos desgastante financeiramente apostar numa jovem promessa do que comprar um jogador já consagrado. Até o risco é menor. E depois de Messi, Bojan (sérvio-espanhol) e Giovani dos Santos (mexicano), o Barça já garantiu outra grande promessa: o jogador argentino Mauro Icardi assinou contrato com o clube catalão, após assédio de outros grandes da Europa. Mauro, que recém completou 15 anos, irá treinar em Barcelona. Com passaporte italiano, poderá escolher dentro em breve se defenderá as cores do país onde nasceu, do país com o qual tem uma ligação legal (Itália) ou se, como Bojan Krkic – que é sérvio mas estreou recentemente com a Fúria – estreará no panteão vermelho-ouro d’Espanha. Enquanto a FIFA luta desesperadamente para manter um mínimo de interesse nas seleções nacionais (o presidente Blatter já declarou preocupação com a quantidade de estrangeiros nas seleções, notadamente os brasileiros), o futebol cada vez mais vai espelhando os negócios globalizados, onde a pátria tem uma só cor: o verde do dinheiro.
Θ LÁ OS GAROTOS, AQUI, AS MULHERES. Enquanto o Brasil continua sem um campeonato nacional à altura do talento de suas jogadoras, os europeus já fazem com elas o mesmo que fazem com eles: compram a preço de ocasião, para ver a bola rolar com talento nas terras deles. É o caso das vice-campeãs mundiais Daniela Alves e Cristiane, que vão desfilar beleza e técnica futebolística no Linköpings FC, da Suécia. Enquanto isso, clubes nacionais que disputaram a Copa do Brasil de Futebol Feminino continuam esperando a ajuda de custo prometida pela CBF, para pagar estadia e custos ainda da copa passada, que dirá este ano. E La nave vá…
Θ LA SETA RUBIA DESTILANDO RESSENTIMENTO. Não por acaso, Barcelona FC e Real Madrid incorporam – hoje menos que antes – os antagonismos idelógicos e políticos de nossa época: a maior parte dos jogadores que passaram pelo Santiago Bernabeu – ele próprio homenageado com o estádio por serviços prestados à ditadura franquista – tem uma tendência ao moralismo, ao futebol burocrático e à violência. O Barcelona, mais próximo dos holandeses, o mais belo futebol que a Europa é capaz de produzir, sempre primou por jogadores mais “rebeldes”, que questionam as imposições clubistas e dos dirigentes esportistas (o que não torna o clube menos futebusiness e nem menos decadente, sobretudo com os ex-craques). Raras exceções, como Jorge Valdano e Hugo Sanchez, vestiram a camisa merengue. Pois um dos maiores jogadores da história, o argentino-espanhol Alfredo Di Stéfano, símbolo do time branco que foi multicampeão e disputou com o Santos de Pelé o título de melhor time de todos os tempos, foi homenageado esta semana. Não por acaso, pela nata do futebusiness. UEFA, FIFA e o Real Madrid fizeram a festa, com direito à estátua. Stéfano foi um dos grandes defensores do generalíssimo Franco e sua sangrenta ditadura. Em campo, foi craque, ao lado de Kopa, Puskas e Didi – do qual, dizem, não guarda boas recordações. Dizem que nos preparativos da festa, Di Stéfano pessoalmente se encarregou de proibir a entrada de dois ex-jogadores: Pelé e Maradona. Do primeiro, disse: “Não consigo imaginar Pelé indo a um evento sem cobrar cachê”. De Maradona, afirmou: “Abusa de drogas, bajula ditadores”. Stéfano tem uma relação pelezística com Don Diego. Ressentimento, pois os argentinos consideram o “pelusa” melhor que La seta rubia. Edson Arantes certamente ficará calado, poeticamente, diria Romário, pois não é dado a enfrentar seus patrões. Diego agradece a reverência. Dos inimigos, a crítica, quando irracional, é elogio.
Θ ‘CHAGÃO’ PERGUNTA: Respostas do anterior: O primeiro escudo pertence ao clube potiguar Alecrim Futebol Clube. O segundo escudo passarinheiro é do clube inglês West Bromwich Albion. Agora o ‘Chagão’ quer saber: que jogador foi este? Grande ídolo da torcida são paulina – a verdadeira, não a dos bichinhos de pelúcia – e autor do único gol na final da primeira conquista brasileira de uma Copa América, em 1919.
Θ COMEÇA O CLAUSURA 2008 URUGUAIO. A primeira rodada do torneio que abre o calendário oficial da Celeste Olímpica é o Clausura. E o Danubio, que faturou o Apertura, não quer disputar a final do Uruguaio, e para ser campeão direto, precisa vencer o Clausura. Sem reforço significativos, e com alguns desfalques, o time ainda merece respeito e vai disputar ponto a ponto o título. Mostrou a que veio ao golear a sensação do torneo apertura 2007, o Rampla Jrs. Dos considerados outrora grandes, o Peñarol foi o que mais se reforçou. Trouxe da Europa Darío Rodrigues, atacante charrua que jogou cinco temporadas no Schalke 04 (Alemanha) e que de lá saiu homenageado. Também reforçando o lado ofensivo da equipe, o atacante Fábian Estoyanoff, ex-Valência, Deportivo La Coruña, Valladolid e outros. Com estes e outros reforços, o time carbonero, como é conhecido, sente-se na obrigação de levantar a taça este ano e matar as saudades da Libertadores da América. Confiram os resultados da primeira fecha:
CLAUSURA 2008
1ª rodada:
Rampla Jrs 1 – 6 Defensor Sporting
Liverpool 0 – 2 River Plate
Tacuarembó 2 – 0 Wanderers
Peñarol 2 – 1 Central Español
Nacional – Fénix (em 27/02)
Danubio 1 – 2 Juventud
Cerro 2 – 3 Bella Vista
Progreso 1 – 0 Miramar Misiones
Θ CLAUSURA 2008 ARGENTINO. Segunda rodada e alguns já disseram a que vieram. Lanús, o único que venceu até agora na Libertadores, perdeu. O River continua sem se acertar. Vélez, Estudiantes e San Martín mantém os 100%, e o Boca morde pelas beiradas, em quarto lugar. Gustavo Baldorín, do Vélez, desponta na artilharia, com 3 gols. Resultados:
CLAUSURA 2008
2ª rodada:
Banfield 3 – 1 Racing
Colón 3 – 0 Arsenal
Gimnasya La Plata 2 – 0 Rosario Central
Gimnasya Jujuy 0 – 2 Estudiantes La Plata
San Lorenzo 0 – 1 San Martín
Olimpo 0 – 2 Vélez
Independiente 4 – 1 Tigre
Huracán 1 – 0 Lanús
Newell´s 0 – 0 River Plate
Boca Jrs 4 – 0 Argentinos Jrs.
Θ AMAZONENSE 2008. Quinta rodada, e o Fast Clube, embalado pela vitória na Copa do Brasil, assume a liderança do primeiro turno. Nacional e São Ray dão moleza e descem. Rio Negro e Libermorro se abraçam no desespero, e o time da praça da saudade tira o dedo, fazendo o primeiro pontinho. Holanda parece que engrenou, e o Sul América continua na meiuca, esperando a sobra. Resultados e classificação:
5ª Rodada
Sábado, 16/02
Libermorro 1 – 1 Rio Negro
América 2 – 2 São Raimundo
Domingo, 17/02
CEPE 0 – 2 Fast Clube
Nacional 2 – 3 Sul América
Princesa do Solimões – Holanda
Classificação:
Fast Clube – 13
Nacional – 12
São Raimundo – 11
Sul América – 10
Holanda – 08
Princesa – 05 (SG 02)
América – 05 (SG -04)
Libermorro – 02
CEPE – 01
Rio Negro – 01
Θ PARAZÃO 2008 COMEÇA! Único 100% até agora, o Papão ameaça papar o primeiro turno do Parazão. Seus rivais, Remo e Tuna vão mal das pernas, mas é apenas o começo do certame. Resultados:
2ª Rodada
Domingo, 17/02
Vila Rica 0 – 1 Paysandú
Castanhal 1 – 1 Águia
Pedreira 2 – 2 Tuna Luso
Remo 0 – 1 Tiradentes
Segunda, 18/02
Vila Rica – Águia
Θ CAMPEONATOS REGIONAIS EUROPEUS. Resultados e um breve resumo das rodadas de alguns campeonatos regionais do Velho Continente.
ALEMANHA: Na 20ª jornada, o líder Bayern Munique (43) venceu fora de casa o Hannover 96, 3 a 0. O Werder Bremen (40) segue na perseguição, vencendo o Nuremberg, 2 a 0. Terceiro, o Hamburger SV (37) venceu por 2 a 0 o VfL Bochun. Bayer Leverkusen e Schalke 04 completam os cinco.
ESPANHA: Rodada 24, e quem ficou tonto agora foi o líder Real Madrid (56), que viu novamente o fantasma de Almeria, desta vez sendo derrotado pelo Real Bétis, 2 a 1. Melhor para o Barça (51), que se aproximou e sonha com o título ainda que longe de se concretizar. Os Blaugranas venceram os Zaragoza por 2 a 1. Terceiro, o Villareal (43) segue capengando, agora empatando sem gols com o Racing Santander. Atlético de Madrid (com um jogo a menos) e Espanyol completam os cinco.
FRANÇA: 25ª rodada na Ligue 1 e agora pegando fogo. O Lyonaiss (49) não anda bem das pernas e perdeu por um a zero para o Le Mans. Dando bafo no cangote, o Bordeaux (48) goleou o Monaco, 6 a 0. Lá atrás, em terceiro, o outrora candidato a zebra – mas ainda surpreendente – Nancy (41), foi goleado, 4 a 0 para o St. Etienne. Nice e Le Mans completam.
INGLATERRA: Devido à rodada da FA Cup (copa em estilo mata-mata com clubes de todas as divisões inglesas), não houve rodada da Premier League.
ITÁLIA: 23ª rodada, os nerazurri, líderes e com as duas mãos no scudetto venceram o Livorno por 2 a 0 e somam 59 pontos. Em segundo, ainda, a Roma (48) perdeu para a terceira colocada, Juventus (47), que ajudou a Inter a se consolidar na liderança mais ainda, e luta pela vaga direta na Champions League. Fiorentina e Milan (dessa vez nem com juiz) completam os cinco.
PORTUGAL: Na 19ª jornada, tudo com era d’antes no quartel dos lusos. FC Porto, líder e mais com a mão na taça que nunca, venceu por 3 a 0 o Marítimo, e chegou aos 47 pontos. Dez a mais que o segundo, Benfica, que venceu por 1 gol o Naval 1º de Maio. Terceiro lugar para o Guimarães, que ascendeu depois de perder para o Nacional por 1 a 0, porque ainda falta jogar o Sporting, 4º, e o Vitória de Setúbal, 5º, perdeu.
GRÉCIA: 21ª rodada, com três jogos adiados. O líder por enquanto é o Olympiakos, que bateu o Ergotelis por 1 a 0. O Panathinaikos é o segundo, mas joga fora de casa com o Atromitos, e pode recuperar a liderança. Terceiro, o AEK Atenas também vai jogar, com o Xanthi. Aris e Asteras Tripolis completam os cinco.
HOLANDA: 25ª rodada, o PSV (56) continua liderando, venceu o Willem II por 1 a 0. Na briga pelo segundo lugar, o Ajax (47) subiu momentaneamente, após golear o Sparta Roterdã, 6 a 2. Com o mesmo número de pontos, o Feyenoord apenas venceu por 1 a 0 o Vitesse Arnheim. SC Heerenveen e NAC Breda completam os cinco.
Θ SUB-RŨIM NO CAMPO DO ROMA, no Novo Aleixo, zona Leste de Manaus. Com chuvas finas, propícias para a arte futebolística, o campeonato que tem o maior número de partidas por campo, atravessando todo o domingo em dribles e gols, lances desconcertantes, teve continuidade na sua quinta rodada…
Foram mais oito jogos, apenas uma vitória no WO do Tricolor sobre o Flamengo, dois empates e cinco vitórias no campo. Confira a sua torcida:
Tufão 1 — 1 Fast
Bonfim 4 — 3 Unidos da 16
Tiro Certo 3 — 3 BolaBar
Unidos da 83 3 — 2 União
Força Jovem 5 — 3 Arsenal
Unidos da Conquista 4 — 0 Lourival
São José dos Campos Roma
E jogo que o bloguinho acompanhou, um jogo bonito, como se diz nos campos de pelada, “jogado na bola”, com poucas faltas, dessa vez Seu Márcio, o árbitro-comunitário, não precisou erguer a mão em advertência. O jogo foi muito disputado, mas na ludicidade da inventividade brincante dos craques em campo, e caminhou até o fim numa disputa, diríamos, harmoniosa, e só por um detalhe — um gol a mais — o Roma terminou por vencer o São José dos Campos por 2 a 1. Clique e veja mais de perto alguns lances dessa rodada…