PUXADA PRA PAI FUGÊNCIO NO TERREIRO DO PAI FRANCISCO
“Numa noite linda que tinha luar
Preto-Velho orou a Zambi pra cativeiro acabar”
Fomos na noite de quinta-feira passada para uma “puxada” para o preto-velho Pai Fugêncio, no terreiro do Pai Francisco, lá no Morro da Catita, Zona Leste de Manaus. Antes de iniciar, Pai Francisco explicou-nos o que era uma “puxada”. Pai Fugêncio baixaria, pitaria o seu cigarro, faria algum trabalho que houvesse, mas não haveria os pontos todos e a roda como ocorre num ritual de “toque”. E quando o preto-velho baixou, conversador como é, pudemos falar com ele sobre diversos assuntos, que remetem não só à religião, mas também à forma de como os negros eram violentados no Brasil e na América e das resistências e as adaptações que precisaram fazer para preservar o seu ser. Assim, juntamente com as conhecidas formações quilombolas e sua luta contra as violentações coloniais, temos as tradições culturais dos negros que perduram, apesar de, como bem observa o sábio preto-velho, o preconceito também perdurar. Mas aí vão algumas fraternas palavras de Pai Fugêncio para amolecê-las e deixar passar a liberdade, a diferença e a pluralidade…
DAS VIVÊNCIAS DO PRETO-VELHO PAI FUGÊNCIO
Meu nome é Pai Fulgêncio, um dos preto velhos mais novo que tem na Aruanda. Sou mestre de casa, mestre de corrente. Trabalho muito com os meus irmãos que são outros pretos véio. E eu tô na cabeça desse moço já faz 12 anos agora em maio. Trabaiando muito na cabeça desse moço, dando resultado nos meu trabaio e sempre tratando as pessoas, os pecadores bem. Sou humilde, gosto de conversar, dar conselho, gosto de iluminar o caminho do pecador que vem inté na casa da gente pra procurar uma luz, um caminho, uma determinação. Porque as vezes o pecador tá tão aflito, meus filho, vai em muitas casas e não tem esse afeto, não tem esse amor, a entidade não conversa, a entidade não fala nada, e nóis somo mestre. Então a minha casa é uma casa boa, é uma casa de paz, viu meus filho. Eu sou um preto velho, eu sou o mais novo da tribo dos velho, da senzala, do cativeiro, aonde nóis trabaiemo, aonde nóis apanhemo porque naquele tempo era assim. Os reis tinha muito escravos, muitos anos mil anos atrás. Então nóis trabaiava pros branco. Então eles precisavam de escravo pra trabaiá, pra botar as terras deles em funcionamento, os gados deles, as coisas deles tudinho. Então, meus filhos, nóis apanhemos muito. Nóis trabaiemo muito, nóis tinha que tocar jumento, nóis tinha que tocar vaca, era cabra, era tudo, ovelha. Nóis se levantava cedo, muito cedo. Nóis carregava de milho, de mandioca naquele tempo. O capacho do dono tava ali olhando; se num trabaiasse, apanhava. Olha só o tamanho da chibata de couro de boi, que dói, meu filho, dói muito. Então nóis semos um preto véio que sofremos, todos os preto velhos sofreram. Uns batiam muito, ficavam aleijados, outros derramavam sangue, outros quebravam braço, cuma essa preta velha que é a senhora Anastácia, que morreu amordaçada, como vocês podem ver que a boca dela tá tampada em ferro. Por que? Porque ela era contra a escravidão, era contra o que os branco fazia, o que os rei fazia com nóis. Então uma palavra que nóis dissesse lá, era tudo contra, meu filho. Ninguém tinha direito de nada, o nosso direito só era trabaiá. Cumê, cumia muito pouco.
Nosso Pai Oxalá, Deus, ele é o maior, ele é o supremo maior. Então ele já vinha habitando, já estava pra habitar. Então ele deu, ele transmitiu essa moça formosa, que é a Princesa Isabel. Ele mandou uma filha de Deus dele pra aforriá, dar a carta de aforria para nóis. Tirar nóis da escravidão, que nóis vivia, mas nóis, eu não sinto nenhum rancor, nenhum de nossos irmãos porque já foi muitos mil anos, né? Hoje nóis somos curandeiro, trabalhador, nóis cura, nóis vem na cabeça do médio pra curar, pra dar uma luz amiga pro filho, fazer santo direitinho. Então, meu filho, eu não tenho mágoa, nenhum dos preto velhos tem mágoa. Nóis se lembra. Quando a gente vê aqui na terra, no plano terreno, o pessoal se matando, é um derrubando o outro, é o outro tendo inveja porque tudo Deus deixou isso que não tivesse, mas como a carne é fraca, como o ser humano tem inveja do outro, aconteceu isso. Num era isso que Deus queria, Oxalá nosso pai, mas tá acontecendo. É gente desempregado, é gente passando fome, quantas mil pessoa num têm numa hora dessa sem comer. É muita gente, meu filho. Quantos velhinho num tão no hospitá, quantas criança já num cumeram uma hora dessa. Então tudo isso é uma coisa feia, uma coisa que dói, porque nóis temos sentimento, nóis temo alma, nóis somo alma, somo espírito. Nóis temos sentimento pelos pecador de terra.
DAS VIOLENTAÇÕES QUE PERDURAM: O PRECONCEITO RACIAL
Tem muito, muito preconceito. Num era pra ter preconceito, porque Deus quando veio ao mundo, quando veio na Terra, ele não distinguiu ninguém. Ele deixou a palavra dele clara na pedra onde ele pisou, na pedra onde ele escreveu. Só que com o passar dos anos, os tempos, os pecador já começaram a colocar outras coisas no livro, outras coisas na Bíblia que num é. Porque Deus tem muita coisa formosa, tem muita coisa que tá encoberta, que nunca foi revelado. No plano espiritual tem muita coisa que os pecadores num sabe, por isso tem muita gente que num acredita. E outras pessoas vão pela cabeça dos outros também. É muito preconceito. Hoje em dia, se o pecador é preto, ah! É porque ele é preto. Mas todo pecador tem seu valor. Pode ser preto, pode ser branco, pode ser o azul, pode ser vermelho, pode ser qualquer cor. Todos eles, todas essas sementes tem o seu valor. Agora a humanidade, as pessoas que num vê o valor em cima das pessoas, mas a pessoa tem valor em alguma coisa, ela tem coração, tem carne batendo dentro dela, não é pedra. Burro, que é burro, que é brabo a gente adestra, meu filho, por que o ser humano não pode se educar ele? Trabaia muito, mas ele vai se tocando, ele vai se firmando. Então hoje é difícil, o preconceito é muito difícil. Ah!, o fulano é isso. Aquele preto, ele não pode entrar na empresa fulano de tal porque ele tem aquela cor. Mas por que que não pode? Ele também não corre sangue nas veias dele, só por causa da cor? A cor morena, meu filho, é a cor mais segura da humanidade. A cor morena é a cor que mais custa envelhecer, é uma cor segura. Assim como você ou você tem uma cor bonita, formosa, são gente boa, gente que presta solidariedade pros outros, pros seres humanos. Quando o pecador presta essa seriedade do outro ser humano, os senhores tão fazendo coisa formosa aos olhos de Deus e Deus fica feliz com vocês e os Orixás. As entidades de vocês que vocês carregam, porque na minha frente tem dois filhos de Oxalá, um Oxalufã e um guiã, um oxalá velho e um oxalá novo. O Oxalá velho é um Oxalá muito solidário. Se ele tira a camisa do corpo é pra dá pro irmão. É muito meigo, gosta de ajudar as pessoas, não gosta de luxo, porque todo mundo tem seus gostos. Mas o Oxalá assim que é mais pra frente é o Oxalá Guiã. Filho de Oxalá Guiã gosta de festa, gosta de brincar, gosta de tá na bandaiera, porque puxou um pouco pro santo também. O Oxalá, quando ele andava no mundo, ele num só pregava não, ele brincava também, ele conversava com os discípulos. Oxalá velho não. Ele tem a qualidade do Oxalá do meu filho, é mais calmo, ele tem pena. Pecador pode tá ali enfiando a faca nele, mas ele tá com pena, mas aí Deus tá vendo né, meu filho?
DO TRABALHO ESPIRITUAL NECESSÁRIO
O meu trabalho que eu faço, meu filho, eu trabalho em todo lugar. Em todo lugar eu trabalho, eu trabalho no cemitério, no templo, cachoeira, dentro da cabeça, dentro do barracão, do templo. O único trabalho que a gente não faz muito é o trabalho pra maldade. Só se alguém mandar uma demanda pro nosso filho e nóis tem que se defender, aí nóis tem que pegar a demanda e jogar pra cima de quem mandou, porque também eu não posso ficar assim. Num tá fazendo nada, então por que que tá demandando? Então o único trabalho que nóis num faz é maldade, porque nóis tem força, tem poder pra fazer maldade. Eu faço cura, eu tiro bicho de pé, eu tiro bicho de canela, eu tiro bicho de coxa, de garganta, eu tiro bicho de toda parte do ser humano, porque eles mandam fazer feitiço pra tudo quanto é lado. Eu trabalho nessa área de tirar feitiçaria, tiro ebó de ecu. Ebó de ecu é um tipo de ebó que é só coisa ruim, é só aqueles bichão de dentro do cemitério. Porque muito bicho, muita coisa feia que quer acabar com o ser humano, que eles mandam pra fechar, pra acabar o pecador. Isso é um trabalho muito perigoso. Tiro feitiçaria, tiro ebó pra iluminar o caminho do pecador. O pecador chega com a gente: “eu tô sem trabalho”, “minha vida tá assim”. É, meu filho, então vamo vê o que que tá acontecendo. Aí eu vou ver o santo do pecador, eu vou ver quais são os oduns que regem na vida do pecador, porque o santo tem o odum negativo e se num tirá o odum negativo aquela pessoa num vai pra frente, nunca sobe. Ela pode fazer estrutura, estrutura, mas num sobe. Por quê? Porque não tiraro o odum. Então tem que tirar o odum negativo e deixar o positivo. Então nóis rezamo em criança, nóis rezamo em velhinho, nóis fazemo santo. Quando o pai de santo num qué fazer, a gente fáiz, faço cura. Todos esses trabalhos eu faço, só num faço trabalho de amor. Esse negócio de amor num é comigo. Amor é com dona Mariana, é com essas cabocas. Então trabalho de amor eu não faço, eu só faço trabalho pra cura. Gosto muito de trabaiá na cura pra ver o pecador feliz, ver o pecador bom. Olha, aqui eu já cuidei de gente que num tinha pé. Pai Fulgêncio, eu vou ficar bom? Você tem fé em Deus, meu filho? Tenho. Mas parece que num tem. Porque eu digo na cara do pecador, espírito num mente. Se Deus colocou o espírito na terra é pra falar a verdade. Assim mesmo, o pecador sem fé, sem acreditar, eu tiro o feitiço pra mostrar que o espiritismo é o espiritismo.
Eu digo, meu filho, eu vou fazer a minha parte. Vosmicê não tem fé, eu tenho fé e creio que sou um espírito e eu vou tirar isso de você. Aí, com o passar do tempo, os dias que eu vou trabalhado, o pecador começa a ter fé . Ele começa a vê que aquele trabalho está dando certo. Eles estava doente e está começando a ficar bom. Se ele estava sentindo uma dor, essa dor tá começando a sumir. Então ele vai começando a acreditar. Quando ele fica bom, ele acredita, porque tem muitos que não acreditam no espiritismo. Acham o espiritismo moda. Acham que o espiritismo é brincadeirinha. O espiritismo é uma coisa muito séria. É uma coisa que o pecador tem que entrar e saber sair. Então a pessoa nunca deve brincar com forças ocultas. Nóis tamo vendo, nóis somo isso, nóis somo essa fumaça que sai do meu cachimbo. Então muitas pessoas num acreditam e elas acabam acreditando com o trabalho que nóis tamo fazendo em cima deles. Eu trabalho há muito tempo aqui na cabeça desse meu filho e dando resultado.
DA INTRANSIGÊNCIA RELIGIOSA SEGREGADORA
Meu filho, eu não sou contra. Nenhuma entidade, nenhum espírito é contra a religião de ninguém. Quem é pastor, quem é crente, quem é irmã, quem é pastora. Nóis só lamenta e fica muito triste com as coisas que acontece. Chega um pessoal da igreja, entra, aí eles querem ver o que tem dentro da casa dos outros, num tem educação, porque a educação começa de casa. E aí quando esse pessoal chega eles começam a xingar. Ah, mas aqui é a casa do demônio! Que demônio? O senhores já viram o demônio dar alguma coisa pra alguém? Então eles se acham os salvos. Ninguém está salvo, meu filho. Pecador nenhum está salvo. Todos vão esperar a volta do homem, no dia do juízo finár. Ele vai vim e ninguém vai saber. Ele vai bater de porta em porta e quem é que vai dar um copo de água pra ele. Ele vai vim simples. E você sabe, se chegar um mendigo na casa do pecador, eles mandam logo chutar. Se chegar um barbudo velho na sua casa, quer dinheiro, manda ele pastar. É assim que eles fazem. Eles num sabem o que aquela pessoa ta passando. Às vezes é um aviso pra própria pessoa. Então isso é muito feio, isso é muito ruim. Eles xingam, eles debocham. Se o pecador pega santo na rua, eles jogam pedra. Tá fazendo uma sessão, eles atiram pedra. Então isso, meu filho, é uma coisa muito feia. Isso a gente não aceita. A gente tá indo, tentando. Nóis sempre conversa com os Orixá maior e um dia vai mudá, tá mudando, tá começando a mudar. Vai chegar um dia que os pessoal que são crente de outra religião vai ver que não é nada disso. Todos os pecador é espiritual. Claro, tem a Igreja Universár, lá dentro tem muita ovelha boa e tem muita ovelha ruim. Em todo lugar de religião tem gente boa e tem gente ruim. Tem gente que entra na religião só pra enricar. Religião não enrica ninguém. Enrica esses pecador daqui da terra que aí eles vão pra igreja e, olha eu quero 200 patacos pela fé, eu quero mil patacos pela fé. Deus não vende fé pra ninguém. Deus quer a fé própria. Ninguém compra a fé, a gente conquista a fé. Como é que um pecador pode lhe comprar? Ele não vai lhe comprar. Se você é uma pessoa de Deus, é um ser um ser humano que acredita em Deus, ele pode lhe dar milhões e você vai dizer não, primeiro meu caráter, primeiro meu nome, eu não vou me vender. Mas o que pode fazer se tem hoje em dia isso. Se o pecador vem e pega uma cuia dessa, olha, eu quero saber se tem alguma coisa de bom ou se tem alguma coisa quer comprá. Vai levar essa cuia? Num vai levar. O corpo vai pra terra e o espírito vai prum lugar onde ele vai esperar o último dia. Todos vamos ser julgados. Aí o pecador chega e ai, eu tô na igreja eu tô salvo. Não tá não. Fáiz tudo o que num presta, fala mal da vida dos outros. Você vai passando e olha, aquele preto, olha a roupa que ele veste, não tem nem coragem de comprar roupa pra ele. Mas num olha pra trás. Num olha pra trás que o rabo de palha tá pegando fogo. Aí deus castiga. O Orixá maior castiga. Aí eles bota a mão na cabeça e diz ô, meu Deus, o que foi que eu fiz? O que foi que eu fiz, sabendo o que foi que fez e ainda pergunta pra Deus o que foi que fez. O que se faz aqui na terra se paga aqui mesmo e o resto se paga no juízo final. Quem ele vai escolher pra subir com ele, as almas. É uma coisa muito feia, mas aqueles evangélicos que vem eu atendo, meu filho atende.
Aqui já veio até evangélicos ser cuidado e eu tratei muito bem. Tratei de uma evangélica que tava com um bicho na barriga e agora a moça tá bonita, tá bela, tá gorda. Ela era da finura desse bastão aqui, magrinha, magrinha porque o bicho tava dentro dela. E ela foi pro casaca branca [médico] e num dava resultado de nada. Então a moça veio porque ela quis. Consultei ela, olhei ela tudinho, dei uma olhadinha na vidência, coloquei a mão na barriga, e o bicho se mexia assim, o bicho andava. “Minha filha isso daí é um feitiço que botaram pra você, um trabaio que fizeram pra acabar com você”. “Tem jeito?”. “Tem, só num tem jeito pra morte”. E eu trabalhei pra moça e hoje a moça tá boa. Pagou meu filho direitinho, não explorei. Porque todos trabalho, meu filho, a gente tem que cobrar porque cansa muito a matéria. Nóis em cima da matéria cansa muito. Nosso trabalho é com a mente do filho. Nóis num somo cobra-reza. Se chegar um pecador, eu não tenho nada, quantas veiz eu e meu filho tirou dinheiro do bolso dele, obrigação material do bolso dele pra fazer. Muitas veiz. Passei aqui mais de três anos trabaiando de graça, fazendo caridade pra Deus ver a minha sabedoria que ele me deu e a sabedoria do meu filho, que ele aprendeu, porque ninguém nasce sabendo.
DOS MISTÉRIOS E NATUREZA DOS ORIXÁS
Então, meu filho, é isso que eu faço aqui, é doutrinando os médiuns, é fazendo o santo direitinho, é ensinando a partilha da Umbanda, que é pra aquele filho num ficar batendo cabeça de porta em porta. Então eu falo a verdade. E muitos pecadores não querem ajudar. Os pecador só querem saber da mentira. Mentira não dá camisa a ninguém, mentira só dá sofrimento, mentira só dá problema, mentira não levanta ninguém. É melhor falar a verdade que não vai ser castigado. Então é isso que eu faço aqui na minha casa. Ajudar o próximo, levantar a bandeira de Oxalá pra que nóis possa caminhar, no santo maior e dá caminho pro pecador. Nóis levantando essa bandeira branca: se Deus é por nóis, quem será contra nóis. Ninguém, meu filho, eles podem inté tentá contra vocês, contra meu filho, mas eles num consegue. E quando tiver na reta final, Oxalá dá a rasteira, porque ele é pai. Ele zela por todos filhos, ele zela pelo aleijado, pelo cego, ele zela por todos. Tudo nessa terra, ele deixou uma terra linda, inté os pássaros, os bichos de dentro da mata eles trabalham, eles caçam a própria comida deles. Eles semeiam a mata pra nascer mais árvore, pra dar mais fruto pra eles comerem. Porque se eles comerem o fruto da mara e não semear como é que eles vão viver? Num vive, porque eles vão comendo, vai acabando, vai morrendo, e aí? Então eles têm que comer, semear a mata, das semente que eles comem, daquilo que eles comem. Então vai crescendo outra mata e nunca morre, nunca vai morrer, porque são trabaiadô. Então aqui na terra o pecador destrói muito, o pecador destrói muito a natureza. O mar é bonito de se ver. Você entra dentro do mar, você se encanta. É muito mistério. É mistério dentro da mata, é mistério dentro da água, é mistério nas encruzilhadas, é mistério no templo. Tem muito mistério. O negócio é que os pecador num quer procurar, eles num querem saber. Eles só procuram quando tão com demanda, com a vida ruim, ou tão com problema, aí eles procuram. Mas num devia ser assim, mas vai fazer o quê? Então a gente deixa na mão de Deus e dos Orixás.
caro irmao da afinsophia, pais de santos ,maes de santos,medium e simpatisantes, venho aqui convidar para o festejo do preto velho pai fugencio no dia 31,05,2008 local centro umbandistarecanto de cabocla mariana na rua santa julia noterminal do 408 beco do projeto estaremos esperando a todos atençao telefone para contato pai francisco 8151-1161 pai joel 91553632 deus lhe abençoe atodos um axe
Tá lembrado de mim??? a Lany do Rompe Mato e Herundina. beijos me liga 81134517
já fui filho de santo de seu Francisco, quando era membro de rituais de umbanda, e este Preto Velho (pai Fulgêncio). é mesmo digno de toda confiança. Por Oxalá axé, saude e paz
Sarava preto Fulgencio .
Desde Argentino escribo para contactarme con Voces .
No escribo portugues , espero se me entienda .
Fais ya 14 años que sou filhio de santo .
En la linea na umbanda ,mi preto es tambeim Fulgencio .
Muitos Caciques de terreiro aqui no conocen a eli.
Entonces so uno de los unicos que teim ese preto en mi pais .
Esto muito gustoso de poder olhear a travez de un foto , retrato a una misma entidade .
deixo me direccion de correo pra poder intecambiar cosas con voce .
seria muy agradable .
Sarava meu preto velho . sarava Pai Fulgencio .
info@ricchezzaseguros.com.ar
Amo meu ex- namorado ficamos 4 anos juntos e estamos 1 ano separados, até hj eu não esqueci dele, o que eu fasso pra ter ele de volta ?
ola…gostaria de saber se amarrar uma pessoa e maldade, e fazer q a pessoa nao volte mais pra casa e maldade
estou precisando de ajuda para desmanxar um feitiço!
GOSTARIA DE SABRE O QUE SIGNIFICA ODUM NEGATIVO
Boa Tarde
Pai Eugenio
Eu gostaria de saber do Senhor tudo que se passa em minha vida de ruim e de minhas filhas que não conseguimos resolver nada de
bom,nada da certo.Uma se chama Fabiane Ferreira Salvuno nasceu no
dia 03/02/1978,a outra e Juliana Ferreira Salvuno nasceu aos 25/
02/1983,e Thamires Ferreira Salvino nasceu aos 13/11/1992,e eu
que nasci aos 18/10/1949.Pai Eugenio se não fosse incomodo eu gos
taria de saber se nosso odum negativo tem nome e o que poderia ser feito para tira-lo definitivamente de nossos caminho,eu já
estou aposentada mais elas precisam com urgencia arranjar um emprego,inclusive a Juliana tem uma filhinha para criar que esta
com 3 anos,e não pode ficar parada porque o meu rendimento no final do mes não da para tanto.Eu gostaria muito de sua orienta-
ção,e ajuda para poder ajudar minhas filhas a encontrar a felici
dade.E se possível me dizer quem são nosos pais de cabeça nossos
exus e eres para que possamos fazer alguma coisa para agrada-los
e continuarmos nossa vida normal com a ajuda sua e deles.
Pai Eugenio estarei anciosamente aguardando a sua resposta e sua
Benção.Fica com Deus ou melhor Oxalá.
Pai Fugêncio a minha vida não vai para a frente, me disseram que
eu tenho odum negativo, o que eu posso fazer, estou muito longe do seu terreiro. Será que o Sr. poderia me ajudar do mundo espiritual? O que eu posso fazer, não estou trabalhando e não tenho muito dinheiro, como posso me libertar desta situação?
Me ajude por favor, estou muito necessitada.
Que Deus nos abençoe.
Salve Pai !!
queria muito conhecer seu centro deixe o endereço sou de bh mg
isso e coisa diabolica,vc e um sem carate de serhumano deus vai te castiga,sua vida e um lixo nem vc sabe oq fazer pra sai dessa merda,busque a deus asim vc sera feliz,nao e matando galinha q vc sera um profeta,vc esta com odiabo,deus tenha piedade.gosto pare epensse.
cada um acretida no que quer quem e esse pedro para jugar alquem queria receber videncia da minha vida
Senhor,meu companheiro mim deixou. Nem eu mesma näo sei porque!!! Agora ele vive em outro apartamento,ele aparece 1 vez na semana ou 1 vez em duas semanas; ele dormir comigo e se vai sem explicacäo. As vezes so dormir come, reclama da vida e se vai. Sempre promete voltar ou telefonar mas tarde,porem säo so promesas. Nunca fui convidada a ir a seu apartamento,e ele ja deixou bem claro que näo sou bem vinda. Se tem outra eu näo descobrir ainda.Eu näo sei o que esta acontecendo,ele esta muito duro comigo e nen um pouco preocupado de como estou.Na verdade esta bem frio comigo,senhor por favor ajudame. Estamos com 3 meses separados e o desprezo dele maior. Porque,porque…ajudame
estou preocupada afamilia esta complicada ninguem mais se entende so brigas um fala mal do outro os negocios vao bem e depois empaca sai do emprego tenho crises de depressao.se puder me de uma luz
Por favor ,respondame!!!
Niceia,
infelizmente não poderemos enviar a Pai Francisco sua questão.
É que o amoroso Pai Francisco veio a falecer no ano passado.
Se vivo estivesse, com certeza ele atenderia você com toda a paciência e ternura que ele dispensava a todas as pessoas…
Abraços afinados!
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
Jesus é o caminho!!
eu profetissooo a falencia desse terreiro em nome de Jesus..Deus me deu aoutoridade para issso…o unico caminho pra essas Pessoas e o propio Jesus ….Ninguem vai ao paii se nao for por ele…..Que Deus abençoe suas vidas em nome de Jesus.. Amem.
nem sei como começar estou emocionado com a carisma a bondade e o tratamento deste preto velho fui a procura neste sait pra saber sobre ele e encontrei pois estou me desenvolvendo em terreiro de Emanja e meu padrinho puxou a minha entidade [preto velho ] e justamente pai fugencio nao conhcia e como muitos nao o conhece mais estou muito satisfeito pois ele esta em mim; pois suas virtudes esta em mim; nem sabia agora sei porque nao concigo ter raiva de ninguem que me fez ou faz o mal ;em sou do um terreiro de umbanda em franca sp so que ainda nao estou satisfeito; mais nao tenho condiçoes de ir pra fora em um colegio ou um estudo mais aprofundado mais no mesmo tempo estou agradecido em me desenvolver por aqui sem mais um grande abraço a todos voces pai francisco e demais quje leva a verdade e a bandeira da umbanda ate mais ass antonio gondim da silva de franca sp
gostaria de saber qual endereço e telefone de pai fugencio