*…..::: CHAGÃO! :::…..*
Θ SEGUNDO O CRAQUE CRUYFF, o segredo da Holanda em revelar bons jogadores começa pela valorização da técnica e do prazer de jogar. “Disfrutar está acima do resultado”, diz o craque da copa de 74. Ressalta ainda que a diferença entre seu país e outros europeus, como Alemanha, Espanha e Itália, é que a seleção nacional abre oportunidades para jovens talentos, e não existem tantos técnicos que priorizam os resultados. Exageros à parte – já que boa parte dos craques holandeses são na verdade de colônias holandesas, como Gulit, Rijkaard, Davids – a Holanda é o país europeu com o futebol mais vistoso, e não fosse o fatídico jogo contra Portugal na copa da Alemanha, teria dado mais trabalho. Embora conte com bons jogadores como Sneidjer, Van Nistelrooy, Robben, van Persie, Babel, Huntelaar, a seleção holandesa está longe da técnica que consagrou as gerações de Cruyff, Neskeens (70) e Gullit, Bergkamp, Van Basten (80).
Θ EURO’08: MAIS SELEÇÕES LÁ: Grupo A: Portugal venceu o Cazaquistão por 2 a 1, e continua na luta. A Bélgica venceu a Armênia por 3 a 0. Grupo B: reviravolta com a derrota da Escócia para a Geórgia, por 2 a 0. O resultado beneficiou a França, que venceu também por 2 a 0 a Lituânia, gols de Henry, maoir artilheiro da história da seleção azul. Grupo C: a Grécia garantiu presença nas finais da Euro’08 vencendo a Turquia fora de casa por 1 a 0. Noruega e a própria Turquia ainda têm chances. Grupo D: a República Tcheca também se garantiu fora de casa, enfiando 3 a 0 na melhor seleção européia na opinião de Beckenbauer, a sua Alemanha, também classificada. Grupo E: a Croácia lidera, a um pontinho da classificação. Complicada está a situação da Inglaterra, que perdeu de virada para a Russia, e agora precisa desesperadamente vencer sua próxima partida, contra a Croácia, e torcer por um tropeço dos russos nas suas duas últimas partidas. Grupo F: tudo indefinido com o empate da Suécia com Irlanda do Norte. Espanha, Dinamarca (que venceu a Letônia por 3 a 1) e a própria Irlanda do Norte ainda têm chances. Grupo G: a Romênia já está lá, com a vitória (2 a 0) sobre Luxemburgo. A Holanda venceu a Eslovênia por 2 a 0, e com mais uma vitória, segura a segunda vaga. A penúltima rodada dos grupos acontece no dia 17 de novembro.
Θ ELIMINATÓRIAS 2010 SUDAMERICANAS: pela segunda rodada, ou fecha, os alvicelestes protagonizaram um quebra-canelas digno de Brasil e Colômbia, com vitória platense por 2 a 0 sobre os vinotintos. Gols de Messi e Gaby Milito. Na altitud de La Paz, os locais, decepcionando Evo Moralez, empataram sem gols com os colombianos, que precisam urgentemente ressuscitar Asprilla, Rincón e Valderrama. Dois bocejos na altitude. O Chile, jogando em casa, impõe primeira derrota aos peruanos, por 2 a 0, gols de Suazo, o careca, e Matías Fernández. Jogando em casa e recebendo o empolgado Uruguai, o Paraguai não contou conversa e venceu pelo placar de 1 a 0, gol de Haedo, para tristeza do Eduardo Galeano. Já no maracanã, o Brasil depenou a galinha morta equatoriana, para decepção do presidente Rafael Corrêa: 5 a 0, gols de Wagner Love, Ronaldinho, Kaká (embaixador da Globotária na seleção Nike) e Elano.
Θ FUTEBOL E POLÍTICA I: Maradona, Careca e Alemão, jogadores do Napoli campeão italiano em 1987 e 1990 são reverenciados até hoje na cidade que deu nome ao clube alviceleste. O caso é que o Calcio expõe, como já o disse o filósofo Toni Negri, as feridas políticas e econômicas de uma Itália dividida entre o norte rico e o sul pobre. Com seus principais clubes divididos entre as cidades nortistas de Milão e Turim, a coisa mais difícil é um time sulino levantar o Scudetto. Foi o caso do Napoli, quando contratou el pibe de oro, el Diez, e montou um time campeão. Na semana passada, mais um episódio marcou os conflitos entre nortistas e sulistas. O atual campeão Internazionale de Milano recebeu o alviceleste napolitano, e os torcedores locais aproveitaram para exibir cantos e faixas ofensivas. Resultado: multa para o clube de 30 mil euros, e parte da arquibancada fechada na próxima rodada.
Θ FUTEBOL E POLÍTICA II: mais um dia de orações e pedidos a todos os santos foi incluído no calendário do Rio de Janeiro. A partir deste ano, o dia 28 de outubro será uma data para reflexão, pedidos, orações e agradecimentos para os torcedores rubro-negros. De autoria do vereador Jorge Mauro (DEM), foi criado o “Dia do Flamenguista”. Tá eleito ano que vem?
Θ NOTÍCIAS RMMIANAS: e o pessoal do FAST Clube manda avisar que ainda está esperando o pagamento dos salários dos últimos 3 meses. Os jogadores do Nacional reforçam o côro e afirmam que não receberam ainda dos últimos 4 meses. E ainda tem paraense que diz que a gente não somos sérios…